terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Segundo porta-aviões da China é ainda mais crucial para defesa do país

Ao contrário do primeiro porta-aviões chinês, a segunda embarcação foi construída exatamente para suprir necessidades da Marinha chinesa, afirmou o analista militar Kyle Mizokami.
Em artigo publicado no portal Popular Mechanics, o especialista analisou e comparou características dos dois porta-aviões da China.
Liaoning, o primeiro porta-aviões das Forças Armadas da China, foi construído nos estaleiros soviéticos e era conhecido como Varyag. A construção do navio, entretanto, foi interrompida com o colapso da União Soviética, e durante uma década, sua estrutura permaneceu intacta.
Em 1998, o porta-aviões foi comprado pela China, inicialmente por uma empresa privada, que acabou vendendo-o para as Forças Armadas de seu país. O navio foi modernizado e em 2012 entrou em serviço como Liaoning, o primeiro porta-aviões da China.
Pouco tempo depois, a China iniciou construção do seu segundo porta-aviões, o Tipo 001, lançado em abril de 2017 nos estaleiros de Dalian.
Quanto ao tamanho, os dois navios são bastante semelhantes, o segundo porta-aviões é apenas nove metros mais longo do que o seu antecessor. Além disso, ambos pesam entre 55 mil e 60 mil toneladas.
Enquanto o Liaoning tem capacidade para apenas 24 aviões, o Tipo 001 pode levar até 35 aeronaves. A plataforma de lançamento do novo navio tem uma menor inclinação e passou de 14 graus do Liaoning para 12 graus, o que permite aumentar ligeiramente a capacidade de transporte de combustível e armas dos aviões.
De acordo com a mídia chinesa, os próximos porta-aviões do país terão uma nova catapulta eletromagnética para lançamento dos porta-aviões. Anteriormente, Estados Unidos eram os únicos a usar esse tipo de equipamento. Assim, o país planeja melhorar a capacidade de combate da sua Marinha.
Entretanto, a principal diferença entre os dois navios é o seu propósito, sublinhou Mizokami. O Liaoning é destinado ao treinamento de táticas e procedimentos. O navio serve para estabelecer e treinar estratégias, relacionadas às tripulações do convés e para manobras de decolagem e aterrissagem dos aviões para os futuros porta-aviões da China. Por outro lado, o Tipo 001 foi concebido para defender o país e participar de batalhas reais.

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