domingo, 17 de dezembro de 2017

Corvetas classe Tamandaré: Jungmann inaugura, dia 19, nova etapa do programa

Por Roberto Lopes
Especial para o Poder Naval
O ministro da Defesa, Raul Jungmann, presidirá, no próximo dia 19, o lançamento da segunda etapa do Projeto “Corveta Classe Tamandaré”.
O evento (aberto à imprensa) terá lugar na Escola de Guerra Naval, no Rio de Janeiro, e contará com a presença do Comandante da Marinha, almirante de esquadra Eduardo Leal Ferreira, do diretor-geral do Material, almirante de esquadra Luiz Henrique Caroli, e do diretor de Gestão de Programas da Marinha, vice-almirante Petrônio Augusto Siqueira de Aguiar.
O detalhamento do evento encontra-se abaixo.
Na primeira fase do programa das corvetas foi feita uma chamada para as empresas que dispusessem de capacidade e experiência comprovadas, nos últimos dez anos, em construção de navios militares de alta complexidade tecnológica, com deslocamento superior a 2.500 toneladas.
Segundo o Poder Naval pôde apurar, a Marinha do Brasil (MB) já tem mais de uma dúzia de propostas de estaleiros na Europa e na Ásia, aptas, em tese, a colaborar no programa da Corveta Classe Tamandaré.
Em 2018 os chefes navais selecionarão as três propostas que melhor se adaptem aos requisitos elaborados pelo Centro de Projetos de Navios da MB para a nova classe.
Ainda no ano que vem os estaleiros que tiveram suas propostas incluídas nessa short list serão convidados a oferecer uma proposta final (melhorada no preço) – também conhecida por BAFO (Best and Final Offer). Finda essa etapa a Marinha espera anunciar a empresa vencedora.
O certame prevê que os navios serão construídos em estaleiro brasileiro com assistência da companhia fabricante estrangeira.
Eis o texto do comunicado divulgado na tarde desta sexta-feira (15.12) pelo Centro de Comunicação Social da Marinha sobre o evento da próxima terça-feira, dia 19:
CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA MARINHA
Brasília, em 15 de dezembro de 2017.
AVISO DE PAUTA
Marinha do Brasil inicia a segunda etapa do
Projeto “Corveta Classe Tamandaré”
No dia 19 de dezembro, a Marinha do Brasil realizará, no contexto do Programa Estratégico “Construção do Núcleo do Poder Naval”, o lançamento do Projeto “Corveta Classe Tamandaré” ao mercado de defesa nacional e internacional. O evento será realizado na Escola de Guerra Naval (EGN).
O projeto visa à aquisição, por construção, de quatro navios de superfície de alta complexidade tecnológica.
O evento será dividido em três fases:
1) 14h30 – Abertura (Auditório Tamandaré):
Mesa Principal:
• Ministro da Defesa – Ministro Raul Jungmann
• Comandante da Marinha – Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira
• Diretor-Geral do Material da Marinha – Almirante de Esquadra Luiz Henrique Caroli
• Diretor de Gestão de Programas da Marinha – Vice-Almirante Petronio Augusto Siqueira de Aguiar
• Diretor-Presidente da Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON) – Vice-Almirante (RM1) Francisco Antônio de Magalhães Laranjeira
2) 15h30 – Intervalo e Saída do Ministro da Defesa acompanhado das demais Autoridades – Antes da saída da EGN, o Ministro da Defesa atenderá a imprensa.
3) 16h – Entrevista Coletiva (Mezanino do Auditório “Tamandaré”):
Participantes:
• Diretor de Gestão de Programas da Marinha
• Diretor-Presidente da Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON)
• Representantes da FGV e do BNDES

Nenhum comentário: