quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Ataque de drones mata 5 no Iêmen

Um ataque de drones, supostamente conduzido pelos Estados Unidos, matou cinco membros da Al-Qaeda no Iêmen, segundo informações da mídia local.
De acordo com o canal te televisão Sky News Arabia, um drone estadunidense teria acertado dois carros que transportavam terroristas na província de Marib, na região central do país.
O Iêmen está mergulhado em um conflito violento entre o governo, liderado pelo presidente Abd Rabbuh Mansur Hadi, e o moviento Houthi, também conhecido como Ansar Allah, antes apoiados por unidades do exército leais ao agora falecido presidente Alli Abdullah Saleh.
O conflito cresceu no final de novembro, quando surgiram embates em Sanaa, capital do Iêmen, entre Houthis e apoiadores de Saleh. Em 4 de de dezembro, pouco depois, reafirmando o fim de sua aliança com os Houthis, Saleh foi morto pelos rebeldes. 
Desde março de 2015, a coalizão liderada pelos sauditas com países do golfo pérsico está realizando ataques aéreos contra os Houthis a pedido do atual presidente iemenita.
Em janeiro, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, designou parte de três províncias no Iêmen como "área hostil", dando ao exército maior flexibilidade para conduzir ofensivas e ataques de drones contra militantes suspeitos.
Em novembro, a Sputnik informou que um ataque semelhante matou Mujahid al-Adani, um dos líderes da Al-Qaeda no país. 

Nenhum comentário: