quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Analista: sistema de defesa antiaérea Pantsir demonstrou seu potencial na Síria

Os sistemas de defesa antiaérea da base russa Hmeymim interceptaram mísseis lançados pelos terroristas, comunicou a mídia. O especialista militar, Viktor Murakhovsky, contou como os sistemas russos de defesa antiaérea operam na Síria.

O sistema de artilharia antiaérea Pantsir-S1 interceptou dois mísseis lançados pelos terroristas contra a base aérea Hmeymim na Síria, noticiou a edição Al-Masdar.
Os terroristas lançaram vários mísseis em direção à base aérea russa a partir do povoado Bidama situado na província de Idlib. O Pantsir-S1 conseguiu interceptar dois mísseis. Outro míssil explodiu na área da cidade de Jableh, na província de Latakia, sem atingir a base.
Foi comunicado que, no momento, os helicópteros da Força Aeroespacial russa estão patrulhando a área de lançamento dos mísseis.
Na sexta-feira (22), o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, afirmou que as tropas russas na Síria possuem uma defesa antiaérea segura. Ele frisou que os sistemas S-400, S-300V e Pantsir, junto com os caças, asseguraram a liderança absoluta da Força Aeroespacial russa no espaço aéreo da Síria. De acordo com o ministro, foram prevenidas todas as tentativas de violar as zonas de segurança de bases russas situadas em Tartus e Hmeymim.
O especialista militar Viktor Murakhovsky, em entrevista ao serviço russo da Rádio Sputnik, falou sobre como operam os sistemas russos de defesa antiaérea na Síria.
Em geral, podemos dizer que o S-400 e S-300V comprovaram suas elevadas características. Apesar de estes sistemas serem de longo alcance e não terem operado contra alvos aéreos reais, eles acompanharam os aviões da coalizão encabeçada pelos EUA que se aproximaram das fronteiras da zona definida pelo memorando de prevenção de incidentes. O sistema S-300V monitorou e detectou aviões de vigilância, bombardeiros táticos e operacionais e garantiu a segurança do espaço aéreo. Vale destacar o trabalho do sistema Pantsir, que durante a defesa do aeródromo Hmeymim se obteve sucesso na luta contra drones, bem como preveniu a que as instalações fossem atingidas por foguetes não guiados que os terroristas tentaram lançar na área de Hmeymim", assinalou Viktor Murakhovsky.
O especialista comentou também as notícias sobre o desenvolvimento de um novo sistema de artilharia antiaérea destinado à eliminação de drones e mísseis de cruzeiro. Entre as características do sistema vale destacar sua baixa visibilidade. Viktor Murakhovsky explicou por que a Rússia precisa destes sistemas.
Quase todos os nossos sistemas de defesa antiaérea conseguem operar contra quaisquer alvos aerodinâmicos, incluindo drones de diferentes classes, de estratégicos a táticos. Contudo, ultimamente surgiram dores de classe extra pequena que operam principalmente sobre o campo de batalha. Trata-se de um alvo muito inconveniente, uma vez que se forem derrubados por mísseis dos sistemas de defesa antiaérea, o míssil custaria 10 vezes mais que o próprio drone. Além disso, no campo de batalha são largamente utilizadas munições robóticas, que também representam um perigo e que também devem ser eliminadas com meios antiaéreos", ressaltou Viktor Murakhovsky.

Nenhum comentário: