No dia 27 de outubro, foi realizado o embarque da plataforma de vante (cradle) no interior do Submarino “Riachuelo” (SBR-1), nas instalações da Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas, em Itaguaí (RJ).
O equipamento foi embarcado na Seção 3 do casco resistente, alcançando importante meta no processo de construção do primeiro submarino convencional.
O cradle de vante consiste na maior plataforma dessa classe de submarinos, onde foram instalados diversos equipamentos, tais como: compressores, trocadores de calor e bombas e sala de controle e de navegação do submarino.
Para o “Riachuelo”, a fabricação desse cradle foi iniciada na França e finalizada em Itaguaí (RJ).
É parte da transferência de tecnologia, na forma de treinamento aos técnicos e engenheiros brasileiros nas áreas de eletricidade, tubulações e integração de equipamentos.
Para os demais submarinos, essa plataforma será completamente fabricada no Brasil. Cabe ressaltar que a construção do cradle de vante do S-BR2 já foi iniciada na UFEM.
Tal embarque representa importante marco no processo construtivo do Submarino “Riachuelo”, iniciando nova fase de atividades, notadamente a integração das seções e instalação de diversos sistemas e equipamentos, a ser realizada no Estaleiro de Construção a partir do próximo ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário