terça-feira, 21 de novembro de 2017

Submarino ARA San Juan: dez países participam da busca

Dez países participam com equipamentos sofisticados na busca do submarino argentino perdido há seis dias com 44 membros da tripulação nas águas do Atlântico Sul, agitados por uma tempestade persistente que complica ainda mais a identificação de algum sinal do submersível.

Os Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Alemanha, Brasil, Chile, Uruguai, Peru e Colômbia adicionaram navios e aeronaves para a implantação argentina de catorze navios militares, três navios da Prefectura Naval Argentina e cinco aeronaves. No total, 49 ativos navais e aéreos participam da operação entre aqueles ativos na área de operações e disponíveis.

Os Estados Unidos forneceram um avião sofisticado da NASA, dois veículos submersíveis não tripulados com poderoso sonar tridimensional e o avião Poseidon P8, o mais moderno da sua Marina, equipado com elementos e sensores de comunicação de ponta.


Também participa do navio polar inglês "HMS Protector", que cobre a rota que o submarino teve que viajar de sul a norte. Um navio oceanográfico argentino leva a rota reversa. A Grã-Bretanha também contribuiu com a patrulha HSM P257 "Clyde" e uma aeronave C-130 Hercules.

A França, entretanto, contribuiu com o equipamento do Nato Submarine Rescue System, uma das tecnologias de pesquisa mais avançadas do mundo.
Um navio de investigação da Marinha do Chile também está em zona e ativo. O país vizinho disponibilizou uma aeronave CASA C-295 Persuader, uma aeronave de patrulha marítima.

O Brasil contribuiu com quatro navios e duas aeronaves de patrulha.
Quanto à aeronave que disponibilizou os países para a pesquisa, a Alemanha contribuiu com uma aeronave P3 de patrulha marítima. Peru, um Fokker 60, Uruguai e B200 e Colômbia, um C-235.
No total, existem cinco navios sofisticados equipados com rastreamento subaquático. Todos os barcos civis na área ajudam na busca.
  FONTE    CLARIM 

Nenhum comentário: