A corporação aeroespacial russa Roscosmos efetuou o segundo lançamento a partir da sua nova base, Vostochny, situada no leste da Rússia.
O foguete Soyuz-2.1b decolou da rampa de lançamento às 8h41 na hora de Moscou (3h41 no horário de Brasília).
O foguete leva a bordo dois satélites russos – o meteorológico Meteor-M 2-1 e o microssatélite Baumanets-2, desenhado pelos alunos da Universidade Técnica de Bauman de Moscou –, bem como 17 micro e minissatélites estrangeiros, entre eles o SEAM da União Europeia, o Lemur e o Landmapper-BC dos EUA, o LEO Vantage 2 canadense, o AISSat-3 norueguês e o D-StarOne alemão.
Contudo, não há confirmação sobre a separação do satélite Meteoro-M do bloco acelerador Fregat do foguete Soyuz-2.1b, o que pode indicar uma situação anormal. O satélite não alcançou a órbita destinada, comunicou a Roscosmos.
Uma fonte disse à Sputnik que o problema pode ter surgido entre a separação do terceiro estágio e a primeira ligação. Neste caso, o satélite poderia ter caído no oceano na região da Antártida.
A base espacial Vostochny (Oriental, em russo) se situa na região de Amur, no leste da Rússia.
O primeiro lançamento a partir desse cosmódromo, de um foguete Soyuz 2.1 com três satélites, se realizou em 28 de abril de 2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário