O primeiro protótipo do caça Gripen E da empresa sueca Saab, conseguiu pela primeira vez superar a velocidade do som, simbolizando um marco crucial do seu desenvolvimento.
Os testes ocorreram sobre o mar Báltico em outubro, informa o comunicado da empresa sueca.
O objetivo das manobras foi determinar como funciona o avião em altas velocidades e obter dados sobre a eficiência do design e dos motores do Gripen E.
Em particular, os motores do avião lhe oferecem a capacidade de supercruzeiro, ou seja, a aeronave pode voar a uma velocidade supersônica sem usar seu dispositivo de pós- combustível.
A barreira do som é o limite de velocidade em que um avião pode se deslocar no ar sem desprezar as ondas sonoras emitidas por ele mesmo. A velocidade do som no ar é de aproximadamente 340 metros por segundo (1 200 km/h).
O piloto Marcus Wandt, que dirigiu o avião durante testes, notou que o momento chamado de "voo transônico" à beira da barreira do som representa grande importância e que o novo Gripen desempenhou seu papel extremadamente bem.
O programa de voos de teste do Gripen E está funcionando extremadamente bem…", declarou Jonas Hjelm, diretor da área de negócios aeronáuticos da Saab.
Atualmente, apenas os caças russos Su-35 e Su-57, os estadunidenses F-22 e os europeus Rafale e Typhoon possuem essa capacidade avançada. O Gripen é um caça da quarta geração, comparável com os F-16 estadunidenses e MiG-29 e Su-30 russos.
Durante a apresentação, ocorrida em 24 de outubro, o diretor executivo da Saab, Hakan Buskhe, comentou que além do programa no Brasil, a empresa também oferece modelos de nova construção a potenciais compradores na Europa Oriental e África
Nenhum comentário:
Postar um comentário