sábado, 18 de novembro de 2017

Continuam as buscas pelo submarino argentino ARA San Juan

O Comando Naval argentino solicitou uma operação de resgate. Não há sinais do navio desde quarta-feira de manhã

O submarino ARA San Juan da classe TR-1700 da Armada Argentina está sendo buscado intensamente, uma vez que não há sinal dele desde quarta-feira passada. O submarino com 44 tripulantes a bordo sofreu uma queda de energia com um incêndio no banco de baterias, de acordo com os primeiros informes que surgiram na noite de quinta-feira.
Portanto, o Comando Naval informou que uma operação de busca e salvamento chamada SARSUB foi ativada para o submarino “ARA San Juan”, que foi incorporado à Marinha em 1985.
De acordo com o site argentino Infobae, seu último contato com a base ocorreu na quarta-feira às 7:30. Naquele momento, estava localizado a 46°44′ de latitude sul e longitude 59°54′ oeste. Estas coordenadas são encontradas em Puerto Madryn, a aproximadamente 300 quilômetros mar adentro.
Durante o início da manhã, uma versão indicava que o navio havia sido encontrado, mas, infelizmente, a informação não foi confirmada e a preocupação cresce com a passagem das horas.
O submarino estava operando junto com outras unidades da frota marítima, em tarefas de controle da zona econômica exclusiva. Neste contexto, um incêndio no banco de baterias complicou a situação e deixou a tripulação incomunicada.
Espera-se que a Marinha publique uma declaração oficial com detalhes do que foi feito durante a operação de resgate até o momento.

Nenhum comentário: