quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Astrônomos descobrem planeta 'monstro' cuja existência contradiz teorias atuais

Astrônomos descobriram um planeta gigante, cuja existência era considerada pouco possível, informa o portal EurekAlert.

O gigante planeta gasoso, chamado NGTS-1b, está localizado na constelação de Pomba a 600 anos-luz da Terra, tendo um tamanho quase igual ao de Júpiter. Pesa 20% menos do que Júpiter e sua temperatura superficial atinge 530°C. É de notar que um ano neste planeta corresponde a 2,6 dias terrestres, enquanto sua distância do seu sol equivale a 3% da distância entre o Sol e a Terra.
Segundo cálculos científicos, este planeta é apenas duas vezes menor do que o Sol, ao redor do qual gira. Deste modo, este é o maior planeta conhecido no universo com esses parâmetros.
A descoberta do NGTS-1b foi uma grande surpresa para nós — não pensávamos que encontraríamos um planeta tão grande perto de uma estrela tão pequena. Isso põe em dúvida o que sabemos sobre a formação de planetas", disse o Dr. Daniel Bayliss da Universidade de Warwick (Reino Unido), citado pelo portal científico.
A existência do NGTS-1b descarta teorias que afirmam que estrelas relativamente pequenas formam ao seu redor astros sólidos e não gigantes planetas gasosos por não ter material suficiente para isso.

Nenhum comentário: