A Rússia realizou com sucesso um teste com o míssil balístico intercontinental (ICBM, na sigla em inglês) RS-24 Yars de nova geração, que atingiu um alvo localizado a 6.000 quilômetros de distância, informou nesta terça-feira o Ministério da Defesa russo.
"O objetivo principal do lançamento é confirmar a confiabilidade dos foguetes da mesma classe. As ogivas atingiram com sucesso seu alvo — a gama de testes em Kura, [na península de] Kamchatka. Todos os objetivos do teste foram alcançados", informou a pasta, em comunicado.
O míssil foi lançado a partir do Cosmódromo de Plesetsk, no norte da Rússia.
O RS-24 Yars, que está equipado com três a seis ogivas, é capaz de atingir diferentes alvos até 12.000 km de distância. A arma foi testada pela primeira vez há uma década, e tem sido usada pelas forças estratégicas russas nos últimos sete anos.
O foguete de combustível sólido é uma versão atualizada do míssil Topol-M e pode ser lançado tanto do solo como de um veículo móvel.
Atualmente, a Força de Mísseis Estratégicos da Rússia conta com cinco tipos de mísseis em seu sistema: RS-20M Voyevoda, RS-18A, RS-12M Topol-M e RS-24 Yars.
Nenhum comentário:
Postar um comentário