quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Ministério da Defesa russo ordena modernização de seu 'Windows militar

O Ministério da Defesa russo lançou uma licitação para desenvolver a nova versão do seu sistema operacional especializado Baguet, usado no controle dos sistemas de armamento russos em tempo real.
Os trabalhos para conclusão da nova versão do sistema operacional, 4.0, serão finalizados em novembro de 2019. As versões anteriores do sistema foram desenvolvidas pelo Instituto de Investigações Sistemáticas da Academia de Ciência da Rússia, por isso é provável que essa organização ganhe o direito de atualização da versão anterior, explicou o portal russo CNews.
Os Baguet formam uma família de sistemas operacionais de tempo real, utilizados em módulos eletrônicos e informáticos dos sistemas de armas russos como, por exemplo, os módulos de pontaria dos aviões de combate ou os radares.
A nova versão deverá ser compatível com os novos processadores russos da série VM, utilizados nos sistemas industriais ou de alto rendimento.
O Baguet 4.0, previsto para substituir o seu antecessor desenvolvido em 2008, utilizará múltiplos núcleos de processadores e terá sistemas integrados de autocontrole e restauração de falhas.
O período de reação aos eventos externos deve ser entre 1,5 e 200 microssegundos. Ressalta-se que o sistema deve garantir um alto nível de viabilidade.
Além do próprio sistema, o contrato do ministério prevê o desenvolvimento da infraestrutura auxiliar para seu funcionamento. Entre os componentes solicitados estão os compiladores de linguagem de programação C e C ++, interface visual e base de dados.

Nenhum comentário: