SEGURANÇA NACIONAL SNB BRASIL

sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Satélites russos conseguirão ver subsolo terrestre e através das nuvens

Cientistas russos estão desenvolvendo tecnologias que permitirão aos satélites militares enxergar além das nuvens e ver o subsolo para realização de sondagem subterrânea, revelou à Sputnik o supervisor da equipe do projeto da Fundação de Estudos Avançados da Rússia, Maksim Vakshtein.
A solução tecnológica avançada consiste na transição para uma faixa de ondas de rádio de alta frequência capaz de efetuar observações sob qualquer condição climática. Além das imagens em alta resolução, a novidade será responsável por sondar o subsolo, possibilitando, assim, detectar objetos invisíveis aos satélites com alcance ótico."
Para ele, as tecnologias atuais que utilizam alcance ótico possuem algumas desvantagens – seu uso é limitado em tempo nublado. Devido às nuvens, é impossível observação da Terra a partir de satélites.
"A fundação está realizando pesquisas que visam melhorar a velocidade de operação, a eficiência energética, proteção contra interferências prejudiciais, bem como a resistência aos impulsos magnéticos. Todas essas capacidades o tornarão o mais avançado equipamento de radar do futuro", apontou Vakshtein.
A Fundação de Estudos Avançados foi criada em 2012 para promover pesquisas científicas e o desenvolvimento das tecnologias destinadas à segurança e à defesa do país. As atividades da entidade estão ligadas às três principais vertentes – bioquímica e médica, físico-tecnológica e a de informação.
Atualmente, a fundação está desenvolvendo mais de 50 projetos, para os quais foram criados mais de 40 laboratórios nas principais universidades, institutos de pesquisas científicas e nas indústrias de defesa da Rússia.

Nenhum comentário: