O maior submarino nuclear do mundo, o Dmitry Donskoi, acaba de entrar no mar Báltico, informa o jornal alemão Die Welt.
O submarino faz parte da Frota do Norte da Rússia e navegou da cidade de Severodvinsk (norte da Rússia, margens do mar Branco) para São Petersburgo, onde participará das comemorações do Dia da Marinha.
O comprimento do submarino é de 172 metros e está armado com mísseis balísticos intercontinentais. A tripulação é de 150 — 180 homens.
Para chegar ao seu destino, o enorme submarino teve que contornar a Escandinávia. O gigante também passou pelo estreito de Grande Belt, na Dinamarca, sob o olhar atento dos militares de um navio da Marinha dinamarquesa. Em seguida prosseguiu ao longo da costa alemã.
O submarino navega junto com o navio-almirante da Frota do Norte russa, o cruzador nuclear Pyotr Veliky. Ambas as embarcações são as maiores de seu tipo e são acompanhadas por dois navios de guerra mais pequenos.
O Ministério da Defesa da Rússia postou no seu Twitter um curto vídeo da saída do submarino do porto de Severodvinsk. Os moradores e visitantes de São Petersburgo terão a oportunidade de ver estes navios no desfile naval que terá lugar no dia 30 de julho, destaca o Die Welt.
Nenhum comentário:
Postar um comentário