terça-feira, 6 de junho de 2017

Saiba onde fica e como é a maior base militar americana no Oriente Médio

Em 5 de junho, o mundo foi sacudido pela notícia de que Bahrein, Arábia Saudita, Egito, Iêmen, Líbia e os Emirados Árabes Unidos romperam as relações diplomáticas com Qatar. No contexto da situação instável no Oriente Médio, saiba onde na região fica a maior base militar dos EUA.

Qatar, que há pouco ficou sujeito a um bloqueio diplomático, é um reino peninsular rico em gás e um jogador-chave na região do Oriente Médio. A importância deste país árabe é comprovada pelo fato de os EUA possuírem sua maior base aérea precisamente neste país.
A base se chama Al Udeid e se encontra a somente 32 quilômetros ao sudoeste da capital qatariana, Doha. Ao menos 11 mil soldados dos EUA se encontram instalados nesta base, de acordo com a emissora americana CNN.
Entre outras caraterísticas da base, vale destacar que possui 3,8 km de pista de aterrisagem, ou seja, a maior que há no golfo Pérsico.
De acordo com o relatório de Christopher M. Blanchard, publicado pelo Serviço de Investigação do Congresso dos EUA, Qatar investiu mais de 1 bilhão de dólares na construção da base durante a década de 90.Além disso, Al Udeid aloja o Centro de Operações Aéreas Combinadas (CAOC, sigla em inglês), responsável por supervisar o funcionamento da Força Aérea dos EUA no Afeganistão, Síria, Iraque e em outros 17 países.​"A cada 10 minutos, aproximadamente, um avião decola ou aterrissa aqui, 24 horas por dia, 7 dias da semana", é informado no site da 379 Ala de Expedição Aérea dos EUA, onde há informações sobre a base aérea qatariana.
A 379 Ala de Expedição Aérea é a maior e a mais diversificada da Força Aérea dos EUA que conta com mais de 100 aviões ao mesmo tempo, instalados na base no Qatar, inclusive com bombardeiros B-1.

Arquivo do blog segurança nacional