sábado, 13 de maio de 2017

Mídia: ferramenta roubada da NSA foi usada em ciberataque global desta sexta-feira

Uma ferramenta de hacking roubada da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês) foi usada em um grande ataque cibernético contra organizações em todo o mundo, segundo relatos da mídia nesta sexta-feira.

De acordo com o Financial Times, que citou analistas de segurança cibernética, os hackers usaram uma ferramenta conhecida como Eternal Blue, desenvolvida pela NSA, bem como ransomware conhecido como WannaCry.
A ferramenta Eternal Blue permite que o malware, que criptografa dados em computadores, se espalhe através de protocolos de compartilhamento de arquivos configurados entre organizações, de acordo com a fonte de notícias.
A mídia informou no início do dia que o ataque afetou organizações em dezenas de países, incluindo pelo menos 16 instituições do Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, o principal provedor de serviços de telecomunicações da Espanha, a empresa Telefonica e o jornal chinês The People's Daily.
De acordo com o SonicWall Annual Threat Report, em 2016 o número de ataques de ransomware aumentou em mais de 100 vezes.

Nenhum comentário: