domingo, 7 de maio de 2017

Conheça a próxima crise nuclear mundial – e que não envolve EUA e Coreia do Norte

Uma mescla explosiva e armas nucleares, terrorismo e planos de guerra na Ásia Meridional pode colocar o mundo em perigo. E não estamos falando das tensões na Península Coreana envolvendo a Coreia do Norte e os Estados Unidos.

Segundo reportagem do site norte-americano The Huffington Post, as tensões envolvendo a Índia e o Paquistão continuam altas e possuem componentes para uma escalada nos próximos meses.
A publicação menciona que os paquistaneses – donos de mais de 100 ogivas nucleares e mísseis capazes de transportá-las – pretendem aumentar o seu arsenal de armas de curto alcance, com o foco em um eventual conflito com os indianos, maiores e mais poderosos.
O número de ogivas da Índia também é de aproximadamente 100, o que eleva os riscos de uma guerra nuclear na região. Mas, de acordo com especialistas, mais preocupante que o número de armas é a crescente instabilidade e um possível “acidente”.
Não pode ser descartada a possibilidade de que um erro de cálculo ou um ataque terrorista possa motivar a deflagração de um conflito nuclear entre os dois países, de acordo com o site.“Todo o subcontinente da Ásia Meridional está convertido em um barril de pólvora nuclear. É possível imaginar facilmente um processo inadvertido de escalada da tensão que poderia conduzir a uma guerra nuclear total provocada pelo terrorismo”, avaliou à publicação o analista de armas nuclear do Centro Belfer de Ciência e Assuntos Internacionais da Universidade de Harvard, Matthew Bunn.
Desde 1947, já foram quatro guerras entre indianos e paquistaneses, além de inúmeros incidentes fronteiriços.

Nenhum comentário: