sexta-feira, 19 de setembro de 2014

BRASIL E CHINA DISCUTEM O DESENVOLVIMENTO DO SATÉLITE CBERS-4A

A primeira discussão entre o Brasil e a China para o desenvolvimento do satélite de sensoriamento remoto Cbers-4A foi o item mais importante da pauta da terceira reunião do Grupo de Trabalho para a implementação do Plano Decenal Sino-Brasileiro de Cooperação Espacial realizada nesta terça-feira (16), em Pequim, na China, com a participação de representantes da Agência Espacial Brasileira (AEB) e da Administração Nacional de Espaço Chinesa (CNSA).
A agenda do encontro contemplou ainda vários itens do Plano Decenal, dentre eles a estrutura de governança do Plano; o programa de cooperação educacional entre as agências para a área espacial; a proposta da distribuição internacional das imagens do satélite Cbers-4, e da cooperação em componentes eletrônicos e equipamentos. Também foram analisados os preparativos para o lançamento do Cbers-4 em dezembro próximo.
A data da reunião foi escolhida em razão da realização em Pequim, nesta semana, da denominada Final Design Review (FDR) do satélite Cbers-4, encontro que marca a conclusão da fase de integração e testes do satélite, e o início de sua campanha de lançamento.
Como resultado da reunião foi concluída a proposta para a governança do Plano Decenal e aprofundadas as negociações para permitir o envio de estudantes brasileiros para aperfeiçoamento na área espacial na Universidade Beihang, em Pequim. Adicionalmente, como desdobramento da assinatura recente pela AEB e CNSA de um Memorando de Entendimento para a Cooperação em Dados e Aplicações de Sensoriamento Remoto por Satélite, foram discutidas alternativas para a distribuição internacional das imagens do satélite Cbers-4.
Pelo Brasil tomaram parte na reunião o diretor de Política Espacial e Investimentos Estratégicos da AEB, Petrônio Noronha de Souza, o engenheiro Antonio Carlos de Oliveira Pereira Jr., coordenador do Segmento Espacial do Programa Cbers, e João Vianei Soares, coordenador do Segmento Aplicações do Programa Cbers, ambos representando o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e Romero Maia, 1º Secretário da Embaixada do Brasil em Pequim. Pelo lado chinês participaram representantes de várias organizações sob a coordenação da CNSA.
Coordenação de Comunicação Social (CCS-AEB) 
Foto: Divulgação/AEB – Ilustração da concepção artística do satélite Cbers em órbita.
SEGURANÇA NACIONAL BLOG.SNB

Nenhum comentário: