SEGURANÇA NACIONAL SNB BRASIL

domingo, 29 de dezembro de 2013

Mais de uma dezena de mortos em explosão na estação de trem Volgograd

RIA Novosti) - Mais de uma dezena de pessoas foram mortas domingo, quando uma explosão destruiu uma estação de trem no sul da cidade russa de Volgogrado, no que as autoridades dizem que foi um ataque realizado por uma mulher-bomba suicida.
Se confirmado, o ataque presume venha a ter sido o segundo na cidade, no espaço de apenas um pouco mais de dois meses e vai provocar ansiedade profunda como a Rússia se prepara para sediar os Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi no início do próximo ano.
Comitê de Investigação da Rússia disse que 16 pessoas foram mortas e mais de 30 pessoas feridas na explosão às 12:45 pm (0845 GMT) perto dos detectores de metais na entrada frontal para Volgograd-1 estação de trem.
"Um homem-bomba se aproxima de um detector de metal viu um policial perto dele e, depois de crescer nervoso, partiu um artefato explosivo", disse o Comitê de Investigação em comunicado.

A bomba continha 10 kg de TNT e foi equipado com estilhaços, disse Markin. Uma concha detonados também foi encontrada no local da explosão e destruído por especialistas em bombas, disse ele.

Quase metade das vítimas estão em estado grave e os médicos lutam para salvar suas vidas, disse Volgograd região governador Sergei Bozhenov.
Entre os feridos está uma menina de nove anos de idade, cuja mãe blindado-la com seu próprio corpo no momento da explosão, cidade prefeito Irina Guseva a repórteres. A mulher morreu no local, a menina está em um estado crítico.
Algumas vítimas estão a ser evacuados pelo Ministério de Situações de Emergência de avião para Moscou, cerca de um vôo de 90 minutos, para a ajuda médica.
As Situações de Emergência Ministério enviou um avião para Volgograd carregando uma equipe de 22 médicos e equipamentos médicos para ajudar os feridos, disse o porta-voz presidencial Dmitry Peskov. Outro avião com médicos e equipamentos médicos é esperado para voar para Volgograd à noite.O Comitê Nacional Anti-Terrorismo, disse que a explosão foi causada por um dispositivo não identificado e que foi, provavelmente, o trabalho de uma mulher-bomba. Ele não especular sobre quem poderia ser responsável.
Vigilância imagens do exterior do edifício publicado on-line mostrou uma bola de fogo enorme erupção no hall central da estação de trem, seguido por nuvens de fumaça que fluem para fora das janelas.
Um policial foi morto e outros seis ficaram feridos enquanto trabalhavam nas proximidades detectores de metais da entrada, disse o Ministério do Interior.
O ataque foi condenado por líderes e organizações em todo o mundo.
Secretário Geral da OTAN, Anders Fogh Rasmussen, disse em um comunicado: "Não pode haver justificativa para tais ataques bárbaros. NATO e Rússia estão juntos na luta contra o terrorismo, inclusive mediante a trabalhar juntos em tecnologia para impedir ataques contra os sistemas de transporte público. Vamos continuar a cooperar para melhorar a segurança dos nossos cidadãos, ea segurança dos nossos países. "

Incidentes terroristas têm persistido no sul da Rússia, apesar dos esforços declarado pelas autoridades para intensificar as precauções de segurança antes dos Jogos de Inverno a partir de fevereiro.
Os 2014 Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi , a abertura em 7 de fevereiro, são grande projeto de prestígio para Putin e Rússia.
Na sexta-feira, um carro-bomba matou três pessoas na cidade de Pyatigorsk , que é de 530 quilômetros ao sul de Volgograd e 270 quilômetros a leste de Sochi.
Em outro ataque em Volgograd no final de outubro, seis pessoas foram mortas e 37 feridos quando uma bomba transportada por um jovem da república sul do Daguestão detonaram enquanto ela estava viajando em um ônibus suburbano lotado.
As cidades arruinadas por esses ataques estão localizados perto do norte do Cáucaso, uma região multiétnica e volátil que sofre ataques quase diários sobre funcionários, policiais e civis por grupos militantes locais.
A violência persiste tem suas raízes em uma luta separatista na república rebelde da Chechênia no início de 1990 que evoluiu para uma insurgência islâmica cruel que se espalhou para os territórios vizinhos. A maior parte dos confrontos nos últimos anos focada no Daguestão.
A maioria dos militantes responsáveis ​​por ataques terroristas na Rússia na última década - incluindo mulheres suicidas que participaram em 20 ataques reivindicam pelo menos 780 vidas desde Junho de 2000 - vieram dessa região.
Atualizações número de mortos, acrescenta detalhes, declaração da OTAN
SEGURANÇA NACIONAL BLOG,,,SNB

orçamento aprovado para a aquisição da RBS-70 NG sistema para EB 2014

Está confirmada a compra, pelo Exército Brasileiro, do sistema de artilharia antiaérea V/SHORAD SAAB/BOFORS DYNAMICS AB RBS-70 MK2 BOLIDE. A documentação associada enumera a compra de uma unidade (estação de tiro, míssil e equipamentos associados) para a realização de “testes”.  O Boletim do Exército especifica bem claramente a compra isolada, no valor de R$ 4.484.858,37. No entanto, o documento sinaliza também que o Exército Brasileiro deverá adotar esse sistema de mísseis de baixa altura para fechar a questão defesa aérea das arenas esportivas das 12 cidades sedes da Copa do Mundo FIFA 2014 de Futebol.
O RBS-70 apresenta um desempenho tido como excepcional até 5 mil metros de altitude, num raio de 8 km, podendo fechar uma “redoma” defensiva por sobre as arenas esportivas, no caso da Copa, inclusive na interceptação de armamento stand-off lançado por um improvável inimigo (terrorista). Sua integração aos COAAAe não deverá criar muitos problemas, e o míssil, dentro das suas particularidades de performance, irá garantir a defesa H-24 em qualquer tempo, fechando o trinômio RBS-70 + IGLA-S + Gepard 1A2 (canhão de 35 mm + radar). Segundo material veiculado pelo fabricante, é possível formar operadores capacitados a operar o RBS-70 MK2 Bolide na sua plenitude em 90 dias.
OPERAÇÕES ESPECIAIS DO EXÉRCITO REALIZAM TREINAMENTO NA OPERAÇÃO LAÇADOR

















SEGURANÇA NACIONAL BLOG,,,SNB

Após série de atrasos, a Rússia lança novo foguete Soyuz

RIA Novosti) - Um novo foguete Soyuz decolou do centro espacial de Plesetsk, no norte da Rússia no sábado, após numerosos atrasos no início desta semana, disse o Ministério da Defesa russo.
O ministério disse que o lançamento ocorreu às 16:30, horário de Moscou (12:30 GMT).
O foguete colocou em órbita designado um pequeno satélite de pesquisa construído por estudantes e jovens cientistas.
O novo foguete, apelidado de Soyuz-2.1v, é a característica de um primeiro estágio totalmente reformulado alimentado por um motor de foguete NK-33 (14D15) construído pelo NK Engines Empresa na cidade russa de Samara. O foguete não tem as características de quatro boosters que Soyuz e os seus antepassados ​​tiveram desde o míssil R-7, que lançou o Sputnik, em 1957.
O lançamento estava inicialmente previsto para segunda-feira e foi adiada primeiro até terça-feira e, em seguida, até quarta-feira, devido à preocupação com uma possível avaria de um dos motores do foguete.
Um funcionário da Defesa russo, coronel Dmitry Zenin, disse nesta quarta-feira o lançamento foi adiado novamente e terá lugar no próximo ano.
A comissão estadual que reuniu no sábado de manhã, decidiu lançar o foguete às 14h00, mas também foi cancelada minutos antes da decolagem planejado.
A Soyuz, o foguete mais freqüentemente lançado no mundo, passou por mais de 1.700 lançamentos desde sua estréia em 1966. É um dos dois únicos foguetes em todo o mundo que são capazes de enviar astronautas em órbita, sendo o outro o chinês Longa Marcha 2F.
SEGURANÇA NACIONAL BLOG,,,SNB

Tropas francesas atuam na República Centro-Africana

Nos últimos três anos,  a França multiplicou suas intervenções militares na África, atuando em países como Líbia, Costa do Marfim, Mali e, agora, na República Centro-Africana.
Segundo o governo, razões humanitárias e de combate ao terrorismo justificam. Por trás das ofensivas armadas, porém, está a tentativa de recuperar influência geopolítica e garantir benefícios econômicos de suas ex-colônias, dizem especialistas.
SEGURANÇA NACIONAL BLOG.SNB