sexta-feira, 5 de julho de 2013

IAE realiza ensaio funcional da Turbina Aeronáutica Nacional


Dando o início oficial da nova fase de testes de desenvolvimento do Projeto TAPP (Turbina Aeronáutica de Pequena Potencia) foi realizado, no dia 04 de julho de 2013, no Banco de Provas de Turbinas do Instituto de Aeronáutica e Espaço, o ensaio funcional com querosene de aviação


.
Durante o ensaio, a turbina atingiu a rotação de 9.000 rpm, permanecendo nesta condição por cerca de quatro minutos até o corte da combustão.
O ensaio contou com a presença do Ten Brig Ar Ailton dos Santos Pohlmann, Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial– DCTA e demais oficiais do DCTA, que foram recebidos pelo Brig Eng Carlos Antônio de Magalhães Kasemodel, Diretor do Instituto de Aeronáutica e Espaço – IAE.
As próximas etapas da campanha de testes compreendem a determinação de parâmetros de operação do motor desde o seu acendimento, estabilização da rotação em idle e posterior aceleração à condição de máximo empuxo.
O projeto TAPP é um desenvolvimento totalmente nacional de turbina a gás conduzido pelo DCTA, IAE, ITA e pela empresa TGM Turbinas Indústria e Comércio Ltda. O projeto, que conta com financiamento da FINEP e da empresa TGM Turbinas, trata-se de um motor turbojato, da classe de 5.000 N de empuxo, para emprego em veículos aéreos não tripulados com peso máximo de decolagem entre 900 Kg e 1.200 Kg.
IAE....SNB

Nenhum comentário: