segunda-feira, 22 de abril de 2013

Uma pequena empresa brasileira acaba de lançar o primeiro motor turbo do país, projetado e fabricado no país laad 2013


Uma pequena empresa brasileira acaba de lançar o primeiro motor turbo do país, projetado e fabricado no país para começar a preencher uma lacuna crítica na base industrial aeroespacial do país.
Polaris espera iniciar voos de teste dos 1.000 lb-impulso (4.45kN) classe TJ1000 a bordo da Avibras AVMT-300 Matador míssil de cruzeiro nos próximos três ou quatro meses, diz o diretor da empresa Malrum Medici.
"É um avanço tecnológico no Brasil", diz ele.
Fabricantes brasileiros oferecem uma ampla gama de aeronaves comerciais e militares, bem como aviônicos, ar-lançados armas e sensores aerotransportados. Mas o país sempre faltava um fornecedor natural de motores a jato.
Polaris foi formado em São José dos Campos em 1999 por ex- Embraer engenheiros para resolver essa deficiência.
O TJ1000 é destinado a um mercado em crescimento no Brasil para turbojatos para mísseis de cruzeiro de energia, drones alvo e veículos aéreos não tripulados.A 70 kg (£ 154) turbo apresenta um compressor axial de quatro estágios, que compreende uma única peça de alumínio. Está listado com um combustor anual e uma turbina de uma só fase.
Polaris já está olhando para além do AVMT-300 para aplicações futuras. Ao adaptar o TJ1000 com uma arquitetura turboshaft, Medici diz o Avibras Falcao UAV pode se tornar uma oportunidade de curto prazo. O projeto Falcao foi recentemente absorvida pela joint venture Harpia, que também inclui Elbit Systems subsidiária AEL Sistemas e Embraer.
No longo prazo, Polaris pretende oferecer uma versão certificada do motor turboshaft para substituir o Pratt & Whitney Canada PT6-powered T-26 Tucano de treinamento básico Embraer. Polaris está considerando um projeto de fluxo de ar reverso, que é semelhante à arquitetura PT6, diz Medici.
Tal projeto seria necessário o apoio do governo, a fim de Polaris para arcar com os custos de certificação, acrescenta.
SNB

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