sábado, 1 de setembro de 2012

Irã realizará grande exercício de defesa aérea, diz comandante


O Irã realizará no próximo mês um exercício militar de larga escala, envolvendo todos os seus sistemas de defesa, disse neste sábado um comandante iraniano. O país já realizou várias simulações similares neste ano.
O exercício de defesa aérea incluirá caças e simulações de situações emergenciais, afirmou comandante da defesa aérea do exército iraniano, Farzad Esmaili, de acordo com a rede iraniana Press TV.
O exercício terá participação do exército e do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica, disse Esmaili. Outra grande simulação ocorrida neste ano foi o teste de mísseis conhecido como "Grande Profeta 7", em julho.
Alertas de líderes israelenses de que o tempo está se esgotando para que o Irã interrompa seu polêmico programa nuclear levantaram preocupação de que o Estado judaico possa ordenar um ataque a instalações nucleares do Irã, embora Israel esteja enfrentando crescente pressão internacional para não agir sozinho.
Israel e potências ocidentais suspeitam que o Irã esteja secretamente tentando fabricar armas nucleares, mas Teerã diz que seu programa tem apenas o objetivo pacífico de geração de energia.
"Hoje, nossos sistemas estão seriamente preparados para ameaças aéreas modernas, e a performance dos sistemas, comparados com a dos anteriores, melhorou", afirmou Esmaili na sexta-feira ao jornal iraniano Hamshahri.
"A missão do comando da defesa aérea do Exército, com o desenvolvimento da missão nacional de defesa e coordenação com as forças armadas, é realizar operações apropriadas contra ameaças dos inimigos", afirmou, sem mencionar quaisquer países.
O Irã anunciou no mês passado que testou um míssil de curto alcance com um novo sistema de coordenadas capaz de guiar o armamento para alvos em terra e no mar.
SEGURANÇA NACIONAL BLOG

Nenhum comentário: