A proximidade dos grandes eventos internacionais Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016 e seus encargos, somadas as necessidades já antigas de reequipamento de organizações policiais e de segurança, abriram novas oportunidades de compra em diversas áreas, e no setor de veículos blindados leves, o mercado brasileiro se mostra bastante movimentado. Na nova edição da Revista Tecnologia & Defesa Segurança (Nº 09), um elaborado artigo, trabalho dos colaboradores Paulo Roberto Bastos e Hélio Higuchi, já permite conhecer algumas das opções apresentadas por diversos fabricantes, além de produtos desenvolvidos localmente, inclusive com a participação do Centro Tecnológico do Exército (CTEx). Durante evento realizado na cidade de São Paulo (22 a 24 de julho) para apresentar tecnologias, produtos e serviços ligados a área de segurança pública, Tecnologia & Defesa ouviu mais algumas empresas. A indústria nacional está muito bem representada por dois projetos distintos, o transporte de tropas blindado Alacran, da Centigon, e o VBPL (veículo de patrulha blindado leve) M27 4x4 Marruá, da OTT Blindados.
O Alacran operacional no México (foto: Centigon)
O transporte blindado de tropas Alacran, da Centigon (foto: Roberto Caiafa)
100% Nacional
A Centigon é uma veterana empresa reconhecida mundialmente pelo seu expertise em veículos blindados, blindagens para helicópteros e vidros especiais, dentre outros produtos, estando presente em 11 países. A subsidiária brasileira, além de contar com instalações industriais próprias em Barueri (SP), agrega a seu produto a experiência de engenheiros da antiga Engesa (Engenheiros Especializados S.A), profissionais que alinham em seus currículos projetos como o blindado monobloco Jararaca, os conhecidos Cascavel e Urutu, e o para a época (anos oitenta) moderníssimo carro de combate Osório. Com este DNA, Ricardo Furlan (diretor industrial) e Amaury Belmonte (produtos especiais) mais uma equipe de projetistas deram forma ao Alacran, um transporte de tropas blindado 4x2 ou 4x4 customizado para 8-12 homens, nível três de proteção balística e 100% nacional, integrável a chassis do tipo F-550 (Ford), Kodiack (GM) e Dodge RAM versão pesada, para citar três possibilidades, tudo dependendo das especificações do cliente.
Detalhe das portas duplas de embarque e desembarque do Alacran (foto: Roberto Caiafa)
Assentos para a tropa no Alacran (foto: Roberto Caiafa)
Segundo André Belmonte, gerente geral da Centigon “Em cerca de 20 dias o Alacran exibido no evento estará montado e pronto para uma bateria de testes, que deverão ser realizados em unidades policiais do Distrito Federal, Paraná e São Paulo, inicialmente. O veículo despertou muito interesse de outros estados, principalmente pela modularidade do projeto, alta mobilidade, ótimos níveis de disponibilidade, manutenção facilitada COTS e suporte pós venda no local de emprego, ou caso necessário, nas instalações da empresa em Barueri. A Centigon está preparada para, em caso de uma demanda concentrada de unidades, utilizar o Arsenal de Guerra de São Paulo para fabricar os veículos”. O Alacran já foi vendido para a Marinha e Polícia Nacional do México (120 unidades), com excelente aceitação.
Habitáculo do motorista e comandante do Alacran (foto: Roberto Caiafa)
Ricardo Furlan, André Belmonte e Amaury Belmonte, equipe da Centigom responsável pela apresentação do Alacran para o mercado brasileiro de segurança pública (foto: Roberto Caiafa)
VBPL Marruá
O LAPV/VBPL Marruá, da OTT Blindados (foto: Roberto Caiafa)
A Agrale tem no veículo Marruá um de seus mais conhecidos produtos. Dá união das qualidades do carro mais o expertise da OTT Blindados, nasceu na África do Sul o M27 4x4 (AM 200 CD), uma versão blindada do projeto brasileiro. Segundo o diretor Hans Kriek “A OTT desenvolveu o conceito e as duas empresas trabalharam juntas nos requerimentos do veículo, destinado a atender as necessidades das forças de segurança pública quanto a um blindado leve de patrulha extremamente flexível e capaz de ser configurado em várias versões. O VBPL se presta tanto ao trabalho de patrulhamento de fronteiras e participação em missões de paz internacionais, quanto no emprego como posto de comando e controle avançado, como base para avançados sensores de vigilância ou como transporte de frações de tropa. O protótipo foi desenvolvido na África do Sul, mas toda a industrialização desta versão será feita no País”.
Hans Kriek, da OTT, e o protótipo do M27 4x4 VBPL/LAPV
Equipado com motor Cummins Conama P7/ Euro V, o Marruá blindado também se apresenta como uma excelente opção para emprego policial devido as suas características de robustez, durabilidade e disponibilidade de peças de reposição, com ampla rede de assistência técnica já existente. A blindagem de nível três protege contra disparos de armas em calibre até 7,62 mm, explosões laterais e detonação de granada. O habitáculo blindado pode levar até seis pessoas, e com a customização da caçamba, mais quatro lugares podem ser adicionados. Extremamente leve (4,3 ton) e ágil, o VBPL (ou LAPV, de Light Armor Patrol Vehicle) se apresenta assim como uma excelente opção custo x benefício para as forças de segurança nacionais, além de apresentar baixo fator de risco, já que é baseado em um veículo militar homologado pelas forças armadas brasileiras.
Maquete do M27 Marrua LAPV com caçamba configurada para transporte de presos (foto: Roberto Caiafa)
Presença francesa
O Sherpa Light APC (fotos: Renault Trucks)
O PVP-APC da Panhard (Fotos: Pannhard)
A Renault Trucks está oferecendo no Brasil o seu Light Armored Sherpa APC, um veículo da classe de 11 toneladas e utilizado em patrulha, transporte de tropas e controle e segurança de áreas urbanas. O Sherpa pode receber diversas configurações de sistemas e equipamentos, estando preparado para todo terreno. É um veículo testado em combate no Afeganistão com bastante sucesso. O Sherpa tem uma carga útil de até 2,2 toneladas, se situando numa categoria mais pesada dentre as opções francesas. Já a Panhard está trazendo para o Brasil a oferta do seu PVP APC na versão transporte, capaz de levar seis soldados mais dois tripulantes. Utilizando motor Iveco FIC Euro III, o carro 4x4 oferece agilidade e mobilidade, chegando a até 110 km por hora. A proteção balística é de nível dois, mas caso o cliente deseje algo mais pesado, a Panhard pode mudar o foco para o PVP HD, mais adequado para missões pesadas, tendo proteção nível três. Este modelo pode levar até 12 homens e utiliza motor turbo diesel Iveco FIC 205 Euro III, pesando equipado 7,5 toneladas contra os quatro mil e quinhentos quiilos do modelo APC.
O PVP-HD da Panhard (foto: Panhard)
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