O navio patrulha da Marinha Francesa L’Adroit ( habilidoso) projetado e construído pela DCNS completeou a sua missão de 1 mês de patrulha no Mediterrâneo, executando missões de polícia e pesca ao longo do mar.
Durante esta primeira missão,o navio efetuou inúmeros testes de novos equipamentos tal como a recuperação do seu UAV Camcopter S-100, que tinha feito seus primeiros desembarques em novembro em Lorient, onde o patrulha foi construído.
Projetado pela empresa austríaca Schiebel, o Camcopter S-100 está em avaliação pelos marinheiros franceses, que começaram a usá-lo para missões de vigilância marítima. Com um peso vazio de 110 libras e um peso máximo de decolagem de 200 libras, o Camcopter S-100 possui 3 m de comprimento e 1 m de altura, o rotor tem um diâmetro de 3,4 m.
A aeronave é Capaz de voar 6 horas (sem reservatório adicional e com uma carga de 50 kg) à uma velocidade de cruzeiro de 55 nós (cerca de 100 km / h) . Em ocasiões especiais a aeronave pode chegar a 120 nós (220 km / h) .
O “zangão” é equipado com câmeras eletro-ópticas de detecção de infravermelho e de identificação, a aeronave transmite em tempo real, imagens diretamente ao Adroit. Para além disto, o S-100 pode ser equipado com um sistema de identificação automática (AIS) ou um radar, e servir de Hub de comunicação (UHF).Camcopter S-100 © : MARINE NATIONALE
A patrulha executada pelo Adroit fez parte de uma missão cujo objetivo foi avaliar o sistema de combate de interoperacionalidade da OTAN o Polaris, bem como o sistema de link de dados interoperável (NIDL), que foi testado com sucesso de 24 a 26 Abril e que deve permitir a DCNS expandir as oportunidades de vendas para exportação, continuando a fornecer sistemas de combate SETIS e Polaris.
Este novo DATA LINK tático foi implementado entre o Adroit e uma estação terrestre. Ele permite a troca de informações semelhante ao Link 16, usado pela OTAN em teatros de operação desde os anos 90. Ele também permite que você transfira arquivos sobre IP para recuperar informações com facilidade e, em seguida, a interface para muitos outros sistemas de informação.
Em apenas 3 horas, as equipes DCNS ter instalado o NIDL caixa, desde a conexão com a Freqüência Ultra Alta antena (UHF) da borda e Polaris, completou a mudança de versão do sistema de combate e conseguiu o tempo GPS do sistema.
“Este teste foi capaz de trocar em situação real, UHF tático entre duas plataformas, mas também para realizar transferências de arquivos de qualquer tipo e” chat “entre as estações NIDL. Uma série de testes com indicadores numéricos ajudou a apreciar o tempo para transferir arquivos e faixas de carregamento em simultâneo: os resultados foram muito convincentes “, comentou DCNS, o que garante que este novo sistema é” uma oportunidade real para o grupo, que valida e solução competitiva NIDL que aproveita sua CMS (Combat Management System) para exportação. “Para registro, o Adroit é o protótipo das novas corvetas de patrulha, e variam do programa Gowind, que a DCNS espera lançar no mercado internacional. Como tal, o Adroit é uma vitrine flutuante para potenciais clientes. Ele será apresentado na República Sul Africana durante a sua próxima missão, que começará no final deste verão europeu. Enquanto isso, após completar sua campanha de vigilância e controle de pesca de atum, o navio patrulha aportará neste fim de semana em Augusta e, em seguida, depois de um ano, retornará a Toulon.
Fonte: Mer et Marine...segurança nacional blog
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