sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Mísseis estratégicos subsônicos


Hoje, vamos falar sobre os mísseis estratégicos subsônicos de pequeno porte. Lançado contra um alvo introduzido na memória, o míssil voa a baixas altitudes contornando o relevo do solo e todos os obstáculos: elevações e depressões, florestas e edifícios.
Na URSS, não era raro muitos projetos bons ficarem, por longo tempo, nas prateleiras acumulando pó sem qualquer aplicação prática. Algo semelhante aconteceu com esses mísseis de cruzeiro “inteligentes”. Só quando a imprensa ocidental começou a falar sobre novos mísseis desenvolvidos pelos EUA, o governo soviético mandou criar, em curto prazo, mísseis análogos. Graças a um bom potencial científico e tecnológico existente, naquela altura, na URSS, os engenheiros soviéticos não ficaram para trás dos norte-americanos. Mais do que isso, o projeto soviético absorveu menos recursos financeiros, tendo os novos mísseis entrado em serviço já em 31 de dezembro de 1983.
O novo míssil recebeu a designação X-55, e AS-15 Kent na classificação da OTAN. Uma das diferenças essenciais do novo míssil em relação às armas anteriores eram novos métodos de navegação e a  possibilidade de contornar o relevo do solo com vista a evitar a detecção pelos sistemas radar inimigos. Para esse efeito, na memória do míssil foram colocados mapas digitais das eventuais regiões de operação.
Esses mísseis são levados pelos aviões estratégicos Tu-95MS e Tu-160 e são capazes de atingir com precisão alvos estacionários a grandes distâncias do ponto de partida. Um bombardeiro estratégico Tu-95MS pode levar até seis mísseis X-55 em seu compartimento de bombas. O supersônico Tu-160 pode levar em seus dois compartimentos de bombas 12 mísseis de cruzeiro de longo alcance (dotados de tanques de combustível extra) ou 24 mísseis de cruzeiro convencionais.
Em outubro de 1999, foram realizados os testes de novos mísseis estratégicos X-555. As últimas versões dos mísseis de cruzeiro russos têm um alcance de cerca de 5000 km. Essa é uma arma formidável das forças armadas russas.Voz da Russia segurança nacional

Nenhum comentário: