(CNN) - Quando Al Charette viajou ao Pólo Norte, ele foi sob ela.
O USS Nautilus, submarino do mundo movido a energia nuclear em primeiro lugar, fez história ao chegar ao Pólo Norte em 03 de agosto de 1958, sob o gelo.
Charette, que fazia parte do que a tripulação da Guerra Fria, relembra como foi esse marco de significado muito mais do que ser um primeiro histórico.
"O que fizemos", diz ele, "é realmente expor 3.000 milhas de costa da URSS"
Submarinos, que submarinistas chamam barcos, desempenhou um papel fundamental na recolha de informações e dissuasão nuclear em um momento de tensão política entre os Estados Unidos e União Soviética. Submarinos de ataque procurados e monitorados Soviética submarinos de mísseis balísticos, mísseis enquanto os barcos da Marinha dos EUA tentaram evitar ser descoberto.
"Nós não queremos fazer qualquer tipo de ruído que um peixe não fez", disse o Charette 79 anos de idade lembra.
A Guerra Fria pode ser lembrado como um conflito sem batalhas, mas para submarinistas, o perigo na linha de frente era real.
Jack Gallimore começou em submarinos diesel-elétricos, incluindo o Hardhead USS ea Sablefish USS em 1958. Gato e rato jogos das duas superpotências de lado, os riscos permanecem até hoje para os marinheiros que a cabeça para fora sob as ondas, diz Gallimore, hoje com 73 anos.
"Todos os submarinistas", diz ele, "quando eles vão para o mar, eles estão em perigo."
Gallimore lembra um incidente que aconteceu durante o volume de negócios de submarinos diesel mais velhos para a Marinha grega.Ele e outros membros da tripulação agiu como observadores durante a fase de treinamento. Durante o mergulho, o barco inclinado para baixo abruptamente e balançou as hélices. O sub conseguiu superfície, eventualmente, ainda Gallimore insistiu que o perigo era parte do trabalho.
"Nós todos experimentamos quando algo deu errado", diz Gallimore.
Antes de qualquer marinheiro pode ser chamado de um submarinista, ele tem que ganhar o seu "golfinhos", um pino que é o equivalente às asas de um piloto. Os marinheiros devem se qualificar na submarinos que estão para servir, sabendo os sistemas dentro e por fora. O treinamento e testes são rigorosos.
Greg Kane, 63 anos, outro veterano da Guerra Fria, qualificada sobre a mísseis balísticos sub USS George C. Marshall. Ganhar esse título foi uma enorme fonte de orgulho, diz ele.
"Quando você tinha os golfinhos", ele diz, "você era um submarinista. Você era uma parte da irmandade do fin."
Os padrões a serem parte do que "fraternidade" existem até hoje.Cercado por um ambiente hostil em todos os momentos, enquanto submerso, qualquer erro por um único tripulante pode ser perigoso ou até mesmo fatal para toda a tripulação.
"Minha vida dependia de minha shipmates outros", diz o aposentado Master Chief Bud Atkins, 77, "e não importava se eram um marinheiro ou a um capitão." Atkins, que passou um tempo em barcos diesel-elétrico e de propulsão nuclear, serviu sob as ondas 1950-1980, quando se aposentou.
Além de atender esses padrões difíceis, submarinistas também enfrentou a responsabilidade de conhecer os seus barcos poderiam ter para lançar ogivas nucleares em um país estrangeiro.Kane, que manteve os sistemas de lançamento de mísseis Polaris durante a Guerra do Vietnã, diz tripulantes foram submetidos a testes psicológicos vigorosa bem antes mesmo de ver um submarino.
Vários cenários foram jogados para eles: E se o seu barco foi chamado para lançar um ataque? Você poderia fazer isso?
"A idéia era realmente estar ciente de que a situação mundial era, o que as terríveis conseqüências seria se você já teve que passar por isso eo que aconteceria ... se você não tem uma força de dissuasão lá fora para parar algo como que isso aconteça ", diz Kane.
Tom Russell, cujos 20 anos de carreira da Marinha levou em uma variedade de navios, também atuou em barcos da frota de mísseis balísticos na década de 1960.
"Nós só esperava que cada vez que fomos à estação de batalha que era uma broca, porque todos nós sabíamos que se não fosse uma broca, a casa estaria em pedaços", diz Russell, 82.
Todos estes submarinistas aposentado falar de seu serviço com orgulho, mas eles são vigiados quando se trata de detalhes de suas missões há muito tempo.
Charette cresce nostálgica quando se lembra como um submarino poderia ser no porto ou ao longo de uma linha de costa e passam despercebidas. Ou de repente algum lugar inesperadamente superfície apenas para enviar uma mensagem.
Perguntou se podia descrever qualquer dessas experiências, ele responde com um sorriso: "Não que eu me importo de falar."
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