segunda-feira, 12 de abril de 2010

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse nesta segunda-feira em Washington que agora o Pentágono poderá comprar aviões super tucanos brasileiros sem ser preciso haver uma licitação. As declarações foram dadas em entrevista coletiva à imprensa, depois do encontro com o secretário de Defesa americano, Robert Gates, para assinar o Acordo de Cooperação de Defesa entre o Brasil e os EUA.




"É algo que, com o acordo, agora o governo pode decidir fazer", disse o ministro. O Brasil ofereceu aos EUA 200 aviões super tucanos. Metade destes podem ser entregues imediatamente e os 100 aviões restantes seriam entregues em médio prazo.



"Os EUA não têm aviões para operações contra insurgência como os super tucanos e seria importante para o Brasil entrar neste mercado", falou Jobim. O ministro da Defesa também comentou a recente celebração do Tratado START 2 entre os EUA e a Rússia. "Mexer em desarmamento não deve significar de modo algum mexer no direito dos países desenvolverem urânio", afirmou.



As possíveis sanções ao Irã, que serão um dos temas debatidos durante a Cúpula de Segurança Nuclear realizada nesta segunda-feira e terça-feira na capital americana, também foram comentadas por Jobim. "Bomba atômica está fora de cogitação, mas o Irã precisa ter uma garantia do mundo de que não será atacado", disse ele. O ministro falou que para isso seria preciso um maior fortalecimento da Organização das Nações Unidas

Nenhum comentário: