segunda-feira, 12 de abril de 2010

A DCNS vai apresentar no próximo dia 04 a primeira fragata multimissão da classe FREMM (Frégate Européenne Multi-Missions) da Marinha Francesa (Marine Nationale) perante altas entidades políticas e industriais. O navio, a D630 FS Aquitaine, em finalização nas instalações da empresa em Lorient, será entregue em agosto de 2012.




Alguns dias antes, o navio será retirado do cais e transferido para o molhe onde receberá o mastro assim como os diversos sistemas de armas. Uma segunda unidade, a D631 FS Normandie, está sendo construída desde outubro de 2009 (ver T&D nº 119), e tem sua entrega prevista para maio de 2014.



A DGA (Délégation Générale de l´Armement) adquiriu 11 navios da DCNS através do OCCAR (Organisation Conjointe de Coopération en matière d´ARmement), em contratos assinados em novembro de 2005 e em setembro de 2009, para os três últimos navios. A frota substituirá, até março de 2022, as Classes Tourvile, George Leygues e D´Estiène D´Orves. Nove delas serão da versão de luta anti-submarina e duas configuradas para defesa antiaérea, as quais serão designadas de FREDA (FRÉgate de Défense Aérienne).






Todas serão dotadas, entre outros, com o sistema de combate SETIS da DCNS, o sonar de casco Thales Underwater Systems 4110-CL, o dispositivo de navegação inercial Sagem Défense Sécurité SA SIGMA 40P, o radar multifunções Thales HERAKLES, o radar de detecção Thales ARTEMIS, o sistema de lançamento de despistadores Sagem Défense Sécurité SA NGDS (New Generation DAGAIE System), o diretor de tiro Sagem Défense Sécurité SA NAJIR MM, um sonar rebocado, diversos sistemas de comunicações, Comando e Controle e de Guerra Eletrônica, sistemas verticais de lançamento DCNS SYLVER (SYStème de Lancement VERtical) e ainda duas embarcações de intervenção semi-rígidas.




O armamento básico consiste numa peça de 76mm Oto Melara SpA Super Rapid, dois sistemas de lançamento para 19 torpedos EuroTorp MU-90 Impact e ainda peças de 12.7 mm.



No caso da versão ASW (Anti Submarine Warfare), contam com oito mísseis antinavio MBDA Exocet MM40 Block 3, 16 mísseis de defesa antiaérea ASTER 15 e com 16 mísseis de longo alcance MBDA SCALP (Système de Croisière Autonome à Longue Portée) também conhecido por MdCN (Missile de Croisière Naval). Para os mísseis ASTER 15, será integrado o sistema de lançamento SYLVER A-15, enquanto que para o míssil SCALP, os navios receberão a versão A-70. As duas FREDA serão dotadas com oito mísseis MBDA Exocet MM40 Block 3, 16 mísseis antiaéreos MBDA ASTER 15 e ainda 16 ASTER 30. A empresa constrói ainda uma destinada à Marinha Real do Marrocos (al-Bahriyya al-Malakiyah), cuja entrega está planejada para 2013

Nenhum comentário: