quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

britânicas reforça segurança nas Malvinas com submarino-Londres, 24 fev (EFE).- O Reino Unido pôs mais um submarino à disposição da defesa militar das ilhas Malvinas, informa hoje o jornal “The Times”, que afirma que que o equipamento ainda não chegou à zona.


                                                                             

Além disso, a fragata britânica HMS York vai permanecer nas águas do arquipélago, segundo confirmou o Ministério de Defesa, em Londres.



A defesa aérea das ilhas foi reforçada no ano passado com a chegada de quatro caças Typhoon, destaca o jornal.



Segundo fontes britânicas, o primeiro-ministro, Gordon Brown, e o Ministro de Exteriores, David Miliband, vão esperar a manifestação da ONU, para onde o Governo argentino levou a disputa, antes de entrar em contato com Buenos Aires.



Fontes diplomáticas britânicas disseram ao “The Times” que a presidente argentina, Cristina Fernández de Kirchner, está forçando o conflito por razões de política interna.



“É sobretudo uma campanha de relações públicas, não um esforço legal ou diplomático sério”, disse uma das fontes ao periódico.



O “The Times” informa ainda que entre os habitantes das Malvinas há uma sensação de “decepção” pela nova disputa em torno da soberania e pelo início da prospecção petrolífera em águas do arquipélago.



“Reina a impressão de que (o Governo argentino) está nos utilizando, como fez várias vezes antes. Quando um Governo (argentino) atravessa dificuldades, tende a desviar a atenção ao tema das Malvinas, que acredita que pode unir o povo”, disse ao periódico Jan Cheek, membro da Assembleia Legislativa das ilhas.

Nenhum comentário: