terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Ele nem viu o que o atingiu!"

Programa Estratégico Astros 2020 tem mais uma etapa concluída

'Verdadeiro soldado': leitores ocidentais admiram valentia do piloto de Su-25 russo

A maioria da grande mídia ocidental, inclusive o Daily Mail e Time, publicaram materiais dedicados ao piloto do avião de assalto Su-25 russo, major Roman Filipov, que se fez explodir com uma granada após ter sido abatido por terroristas.

A notícia atraiu muita atenção por parte dos leitores. Assim, um artigo do Daily Mail obteve mais de dois mil comentários, os mais populares tiveram milhares de curtidas. Os comentários destacam a coragem do piloto morto.

Descanse em paz, amigo. Um homem valente e um verdadeiro soldado. Aposto que sua memória será honrada na Rússia e não criticada como seria aqui", escreve Sandman.

"Uma pessoa valente, diferente dos ratos com quem está combatendo", considera SunlundMakesMeBarf.
Muitos recordaram o heroico passado militar da Rússia.
Os russos preservaram o caráter de seus avôs que passaram pela Segunda Guerra Mundial. Rapazes firmes. Podem imaginar que a geração de 'melindrosos' que agora estão crescendo no Ocidente possa opor-lhes algo parecido?", pergunta talibasher.
"O mundo civilizado tem que brindar a ele! Bom trabalho, você fez seu pais e todo mundo se orgulhar de você. Tal como seus avôs durante a guerra", escreve Nik Rexna.
Vários usuários ficaram perplexos com o fato de os terroristas possuírem sistemas de mísseis portáteis capazes de abater um avião de ataque ao solo.
"Onde eles obtiveram esses mísseis? É o mais assustador nesta história. Eles podem passar a usá-los contra aviões civis. Mas tudo o que nós estamos fazendo é acusar Assad", frisou Lukas.
"É curioso, não foi Obama quem lhes forneceu estes sistemas antiaéreos?", pergunta PeterM_Williams.

Alerta para Moscou? EUA aprovam venda de mísseis de US$ 735 milhões para a Finlândia

O Departamento de Estado dos EUA aprovou dois pedidos da Finlândia para a compra de mísseis anti-navios e de defesa aérea, com valor total de US$ 735 milhões, anunciou a Agência de Cooperação de Segurança da Defesa em dois comunicados à imprensa.
"Cem (100) RGM-84Q-4 Harpoon Block II Plus (+) de Alcance Estendido (ER) Grau B Mísseis Lançados na Superfície, doze (12) RGM-84L-4 Harpoon Block II Lançados na Superfície B, doze (12) RGM-84Q-4 Harpoon Block II + ER Grade B Kits de atualização lançados em superfície, quatro (4) RTM-84L-4 Harpoon Block II de lançamento de Superfície de Exercício B, e quatro (4) RTM-84Q-4 Harpoon Block II + ER Grade B de Lançamento de Superfície de Exercício estão avaliados em US$ 622 milhões", disse o primeiro comunicado na segunda-feira
Outra venda no valor de US$ 112,7 milhões inclui 68 Mísseis SEA SPARROW (ESSM) e um míssil operacional ESSM, explicou a segunda nota.
O Harpoon é um sistema de mísseis anti-navios, que fortalece forças navais com um míssil comum para lançamentos aéreos e de embarcações. Versões atualizadas aprimoradas do Harpoon também podem ser disparadas a partir de terra.
O míssil ESSM foi projetado para defender os navios contra mísseis de cruzeiro de alta velocidade e aeronaves de baixa velocidade, de acordo com a Marinha dos EUA.
Antes das mais recentes eleições finlandesas, setores da sociedade local discutiram a possibilidade do país aderir à OTAN, um movimento que gerou fortes reações em Moscou. A Rússia vê países ligados à aliança com uma postura de agressão na fronteira russa, o que é negado pela OTAN.

Índia testa míssil balístico capaz de carregar ogivas nucleares

Nesta terça-feira (6), o comando das Forças Estratégica da Índia realizou outro teste bem-sucedido do míssil balístico de curto alcance Agni-L, capaz de carregar ogivas nucleares, comunicou o canal Zee News.

lançamento foi realizado às 8h30 GMT (às 3h00 do mesmo dia em Brasília) a partir do polígono situado na ilha de Abdul Kalam, ao litoral do estado de Orissa. Os últimos testes do míssil haviam ocorrido em novembro de 2016.
O míssil Agni, desenvolvido pela Organização dos Estudos de Defesa e de Desenvolvimento (DRDO, sigla em inglês) foi testado pela primeira vez em 25 de janeiro de 2002, e no momento, está em serviço do exército indiano. 
O alcance do Agni-L corresponde a 700 quilômetros, enquanto seu peso é aproximadamente de 12 toneladas, sendo capaz de carregar uma ogiva nuclear ou convencional com um peso máximo de uma tonelada.

Por que tanque alemão Leopard é vulnerável a mísseis antitanque soviéticos?

Desde 2016, turcos perderam na Síria mais de dez tanques Leopard-2А4. Na realidade, a perda chega a ser um pouco vergonhosa, visto que os causadores não são muito modernos – mísseis guiados antitanque soviéticos.
Ironicamente, os Leopard, construídos e elaborados na Alemanha, são considerados um dos mais potentes e seguros do mundo. Contudo, em uma verdadeira guerra, são destruídos – literalmente – mitos sobre invencibilidade do tanque alemão.
Vulnerabilidade do casco
Tanques Leopard são produzidos pela corporação alemã Krauss-Maffei desde 1979. Eles são utilizados por 20 exércitos mundiais e ocupam o primeiro lugar no ranking mundial de tanques feito pela revista norte-americana Military Ordnance.
Algumas vantagens do tanque devem ser expostas: alta viabilidade, canhão potente, sistema de controle rápido e simples e alta velocidade – o tanque atinge 72 km/h.
Mas, na realidade, o tanque quase não foi usado em combates reais. Seu primeiro batizado com fogo aconteceu em dezembro de 2016, na operação Escudo do Eufrates, na província síria de Aleppo. Justamente na Síria os tanques Leopard-2 "viram pela primeira vez" mísseis guiados antitanque Fagot, que foram roubados de armazéns das tropas governamentais por terroristas, bem como complexos antimísseis norte-americanos TOW, fornecidos pelos EUA às forças da "oposição moderada".
Os resultados do primeiro encontro foram descritos pela edição Die Welt em janeiro de 2017, quando publicou matéria intitulada "Militantes do Daesh mataram mito de tanque alemão". O autor da publicação, citando fontes do Ministério da Defesa alemão, escreveu que os turcos perderam no mínimo dez tanques Leopard-2А4.
De acordo com vários especialistas, o calcanhar de Aquiles do tanque é vulnerabilidade da caixa de munição.
Rankings controversos
Segundo analistas, o tanque de Afrinfoi destruído com um míssil Fagot, ou seja, com uma arma elaborada ainda na União Soviética, mais precisamente nos anos 70. Os Fagot, hoje em dia, são utilizados por mais de 30 países.
Viktor Murakhovsky, redator-chefe da revista russa Exportações de Armas, acredita não ser nem um pouco extraordinária a aniquilação do tanque Leopard-2А4 pelo complexo soviético, "pois nenhum tanque é capaz de suportar um golpe de mísseis guiados, quando eles atingem as laterais do casco. Nenhum tanque, com exceção do russo T-14 Armata", justamente porque são vulneráveis à explosão de suas caixas de munições.
"Não vale a pena acreditar nos rankings da mídia, seja ela confiável ou não. Os indicadores dos níveis técnicos e militares de cada tanque são determinados não só pelos números de caraterísticas táticas e técnicas, mas também pelo poder de fogo, proteção, mobilidade etc. Afinal, a efetividade de qualquer tanque depende da tática do seu uso no combate. O ranking não leva e não pode levar em conta tudo", opina Murakhovsky.
Vale destacar que os tanques norte-americanos M1A2 Abrams também são vulneráveis aos Fagot, mas ocupam o segundo lugar nos rankings ocidentais após o Leopard.
No terceiro trimestre de 2015, surgiram vários vídeos de militantes houthis bombardeando com mísseis Fagot os Abrams da Arábia Saudita no Iêmen. Contudo, os tanques russos T-90, que ocupam as últimas posições nos rankings ocidentais, não deixam a desejar no que diz respeito à proteção contra mísseis antitanque dos terroristas na Síria.

domingo, 4 de fevereiro de 2018

NASA publica impressionante VÍDEO panorâmico de Marte

As imagens capturadas pelo rover Curiosity na superfície do Planeta Vermelho permitiram à agência espacial NASA criar uma incrível vista panorâmica da paisagem marciana surpreendentemente semelhante à da Terra.
Uma das câmaras a bordo do rover, que aterrou em Marte em 2012, capturou 16 imagens separadas que mostram vários pontos de seu percurso, vistos do topo do cume Vera Rubin, que foram unidas para formar uma imagem panorâmica.
De uma altura de 327 metros se observa a cratera que tem entre 3.500 e 3.800 milhões de anos de idade e cobre uma área de 154 quilómetros de diâmetro. 
Devido a uma atmosfera extremamente rarefeita do planeta, no fundo da paisagem impressionante se vê uma montanha que está a mais de 80 quilômetros de distância.
Esta foto aérea mostra a zona onde se encontra o rover Curiosity e seu percurso até agora. A cratera na parte superior da imagem fica a mais de 80 quilômetros do rover.
Esta foto aérea mostra a zona onde se encontra o rover Curiosity e seu percurso até agora. A cratera na parte superior da imagem fica a mais de 80 quilômetros do rover.
Graças aos engenhosos efeitos visuais que dão ao panorama um tom azul, em vez do vermelho oxidado normalmente associado com Marte, a paisagem adquiriu um aspecto estranhamente comum para os olhos terrestres.
Esta foto mostra o sítio onde o rover Curiosity pousou em 2012. Também mostra a Baía de Yellowknife, onde o veículo encontrou o lugar de um antigo lago de água doce, que poderia ter tido todos os ingredientes químicos básicos para a vida microbiana.
Esta foto mostra o sítio onde o rover Curiosity pousou em 2012. Também mostra a Baía de Yellowknife, onde o veículo encontrou o lugar de um antigo lago de água doce, que poderia ter tido todos os ingredientes químicos básicos para a vida microbiana.
Além de unir todas as fotos para criar o vídeo, a NASA também ajustou seu balanço de brancos para que as rochas e a superfície plana do interior da cratera tivessem a mesma cor que em condições de luz diurna na Terra. 

Parlamentares russos podem vir a saber origem do projétil disparado contra Su-25 na Síria

As forças especiais sírias estão operando no local onde a Força Aeroespacial da Rússia eliminou um grupo de terroristas e de onde tinha sido lançado o projétil que derrubou o caça Su-25 russo em Idlib, comunicou um deputado russo.

"Caso sejam detectados os elementos deste complexo de defesa antiaérea, já nos próximos dias descobriremos pelas inscrições e origens de onde é que veio e de qual a fábrica, digamos, que o fez chegar lá", afirmou à Sputnik Viktor Vodolatsky, deputado do partido Rússia Unida.
O parlamentar ainda adiantou que a aviação russa está apoiando a operação das forças sírias no terreno.
Outro parlamentar russo, Igor Morozov, veterano do Serviço de Inteligência Externo, sugeriu que o complexo de defesa antiaérea em questão poderia ter ido parar às mãos dos terroristas após ser contrabandeado de um armazém ucraniano onde ocorreu um forte incêndio em setembro.
"No outono, no armazém militar em Kalinovka, na Ucrânia, teve lugar um incêndio com consequências tão catastróficas que até os altos oficial ucranianos não descartaram que este tivesse sido organizado para abafar o roubo de centenas de armamentos e para que estes depois, sem que as autoridades ucranianas soubessem, chegassem aos terroristas sírios através de diferentes entregas contrabandeadas", disse Morozov.
Entretanto, o político adiantou que o armamento também poderia ter sido roubado dos armazéns militares da OTAN em algum dos países da Europa de Leste.
Morozov frisou, além do mais, que na sequência do recente ataque terrorista contra o caça russo, os militares do país terão que modificar completamente todas as táticas de voo, ou seja, voar a altitudes maiores.

No sábado (3), um caça Su-25 russo foi derrubado na província síria de Idlib. Informa-se que o piloto da aeronave conseguiu se catapultar, mas acabou por morrer durante o combate com os terroristas.
Mais tarde, o Ministério da Defesa da Rússia comunicou que, em resultado de um ataque de alta precisão contra uma área controlada pelos militantes da Frente al-Nusra, de onde tinha sido disparado o projétil, foram eliminados 30 terroristas. Os terroristas desta organização haviam reivindicado o ataque contra o avião.
O Centro russo para a Reconciliação na Síria, junto com os representantes da Turquia, responsável pela zona de desescalada de Idlib, estão tomando medidas para reaver o corpo do militar morto.

Qual é o verdadeiro F-52 Fighter Jet?

veja como os Exércitos dos Estados Unidos e Russia fazem uma Ponte em minutos

Avião russo derrubado por rebeldes na Síria

Mais uma empresa nacional do setor da defesa em risco de desaparecer

sábado, 3 de fevereiro de 2018

míssil de cruzeiro subsônico avançado ucraniano baseado no Kh-35, um míssil subsônico soviético projetado na Rússia

Esclarecimento Boeing-Embraer

Leia a seguir o comunicado interno emitido hoje pela EMBRAER aos seus funcionários:
“Esclarecemos que não há qualquer definição sobre a potencial combinação de negócios com a Boeing, diferentemente do que foi publicado em alguns órgãos de imprensa hoje.
As partes envolvidas ainda estão analisando possibilidades de viabilização de uma combinação de seus negócios, que poderão incluir a criação de outras sociedades.
Vale ressaltar que a definição de uma possível estrutura, “quando e se” acontecer, estará sujeita a aprovação não somente do governo brasileiro, mas também dos órgãos reguladores nacionais e internacionais e dos órgãos societários das duas companhias.
Reafirmamos o compromisso de mantê-los informados sobre a evolução do assunto”.

Documento secreto revela que o ARA San Juan detectou submarino nuclear britânico em uma missão anterior

Relatórios também detalham graves deficiências operacionais do navio desaparecido

Por Andrés Klipphan
Em 9 de julho de 2017, às 19h48, o ARA San Juan “detectou por áudio o som de um possível submarino nuclear”. A abordagem do alegado navio de guerra do Reino Unido foi “verificada uma hora antes porque já aparecia no registrador”. Por esta razão, a tripulação que partiu da Base Naval de Mar del Plata no dia 1 de julho, às 3:00 da manhã, recebeu a ordem de “reduzir o ruído ao máximo” e prosseguir “para gravá-lo”.
Os três operadores de sonar do navio argentino nessa missão – antes do trágico resultado com o desaparecimento de 44 tripulantes e o submarino — “coincidiram na classificação” do submarino, ou seja, era um navio “nuclear”.
As três gravações dos ruídos submarinos que os assombraram duraram “10, 6 e 2 minutos” e foram enviadas para a Armada Argentina. Os dados até hoje foram mantidos em segredo.
Não foi o único segredoque a força fez durante as horas de crise que precederam o desaparecimento do ARA San Juan. Através de uma “mensagem naval” com o selo de “SECRETO”, datada de 10 de novembro de 2016, ou seja, um ano e cinco dias antes do seu desaparecimento, o ARA San Juan havia sido “limitado” em sua “profundidade” operativa a “apenas” 100 metros “. Havia um motivo: em uma profundidade maior “não garantia sua estanqueidade”, especifica o documento.
Devido a estritas questões de segurança, os submarinos devem entrar em uma doca seca para testes hidráulicos de válvulas de casco e tubos a cada 18 meses e realizar as verificações e reparos que garantam sua navegabilidade e que não podem ser reparados enquanto o submarino está na água.
O ARA San Juan não o fez desde “substancialmente mais do que os 18 meses previstos doutrinariamente”, de acordo com os registros que o Infobae teve acesso. É mais do que o dobro do lapso recomendado pelo fabricante do submarino. Por esse motivo, a “profundidade operacional” foi limitada a 100 metros para garantir a navegabilidade do submarino.
A “mensagem naval” intitulada “Limitações de Estado Operacional” do ARA San Juan foi assinada pelo Capitão Hector Aníbal Alonso, Chefe do Estado Maior do Comando da Força Submarina, e o Capitão Carlos Alberto Acuña, Comandante da Força Submarina, entre outros.
Naquela época, essa não era a única inconveniência que o submarino ARA San Juan tinha. “A partir do quinto dia de navegação e no momento de querer impulsionar no estágio 1 para começar a exploração na área de patrulha, o sistema de propulsão falhou, entrando apenas na terceira tentativa”. De acordo com o relatório “CONFIDENCIAL” da Armada Argentina datado de 14 de agosto de 2017, cujos detalhes serão publicados em várias notas, a falha de propulsão do navio “permaneceu em toda a navegação”, ou seja, até 19 de julho, dia em que o submarino voltou para a base de Mar del Plata.
O navio de guerra também navegou com outra série de inconvenientes, entre eles a perda de “50 litros de óleo por dia”, o que causou “uma diminuição nos níveis nos reservatórios do sistema hidráulico”.
Infobae também conseguiu estabelecer através de uma série de documentos secretos que, antes de desaparecer, o ARA San Juan tinha a bordo “80 trajes de escape”, todos vencidos. Além disso, das 100 cápsulas que tinham que transportar para a produção de oxigênio em caso de emergência, havia apenas 14.
Desconfiança subaquática
 
O registro de 9 de julho de 2017 não foi a única vez que o ARA San Juan identificou um submarino nuclear na área que patrulhava para identificar navios e embarcações de pesca, principalmente de origem asiática, que operam ilegalmente no mar argentino ou nas proximidades da zona econômica exclusiva da Argentina.
 
Isto é assegurado na documentação confidencial detida pela juíza federal de Caleta Olivia, Marta Yáñez. No “Anexo 04”, intitulado “Relatório de Atividades Submarinas do ARA San Juan”, é detalhado que, em 10 de julho, às 03:45, o submarino nuclear foi detectado “novamente manobrando em contato apontando para uma rápida variação de sua marcação, bem definida no registro do sonar”. O relatório, assinado pelo capitão da fragata Pedro Martín Fernández, também destaca que, como no dia anterior, foi obtida uma gravação (4 minutos), que foi “alta”.
 
A assinatura tem um valor transcendental. Fernández era o comandante da ARA San Juan não só naquela missão, mas também em novembro, quando ele desapareceu com seus 43 subordinados. Tucumano e de 45 anos de idade, o capitão de fragata prometeu a sua mãe de 80 anos que esta seria sua última viagem no submarino ainda desaparecido.
 
O ARA San Juan também patrulhou uma área cujo interesse é compartilhado pela Argentina e Inglaterra, apesar de os tratados de paz assinados por ambos os países em Madri obrigarem a Marinha a informar o Reino Unido antes de iniciar uma missão deste tipo. O submarino argentino ignorou esta prevenção presumivelmente por ordem da liderança da força.
 
Fontes navais dizem que não é razoável que os encontros entre o ARA San Juan e o submarino nuclear britânico tenham se repetido na última missão. Especialmente se o navio de guerra britânico tivesse registrado que um navio estrangeiro invadisse o que eles consideram seu próprio território e com o direito de ser defendido. Na verdade, para isso, eles têm unidades da Marinha e da Força Aérea Britânica com sede permanente no arquipélago.
 
É lógico que um submarino nuclear deste país controle o que os britânicos consideram uma área de conservação interna e externa (na fronteira com as Ilhas Malvinas) em que concedem permissões de pesca, a principal renda econômica para os habitantes das ilhas. Os jornais britânicos já haviam denunciado que a Marinha desse país havia despachado os submarinos nucleares para as Malvinas, embora Londres sempre o negasse.
 
É possível que o ARA San Juan, com seus 44 membros da tripulação, tenha afundado no dia 15 de novembro do ano passado, tentando evadir-se de um submarino nuclear submerso dentro da profundidade operacional do projeto, mas abaixo do limite de 100 metros estabelecido por causa de sua falta de manutenção em doca seca e que as válvulas e os tubos não resistiram? É uma das hipóteses investigadas pela Justiça.
FONTEInfobae