terça-feira, 19 de junho de 2012

Palestinos dispararam 19 mísseis contra Israel


Combatentes palestinos lançaram esta terça-feira 19 mísseis contra as regiões meridionais de Israel. Pelo menos 13 deles foram disparados no espaço de uma hora. Um dos ataques mais intensos dos últimos meses “não provocou vítimas nem destruições”, informou um porta-voz do exército israelense.
Os combatentes do movimento HAMAS que governa a faixa de Gaza, confirmaram a autoria dos lançamentos de mísseis, ao chamá-los de “resposta ao assassinato, desde o início da semana de, pelo menos, 8 compatriotas” seus.
A ala militar do HAMAS envia SMS e publica em seu site dados sobre o número dos mísseis lançados e os alvos no território israelense, entre os quais figuram uma base militar e um povoado rural. “Nossos combatentes dispararam 10 mísseis contra o povoado sionista. O inimigo pagará caro por suas ações”, diz-se e um dos comunicados.
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Apresentado novo drone da Marinha dos EUA


A companhia Northrop Grumman apresentou o seu novo veículo aéreo não-tripulado MQ-4C Triton, destinado à Marinha dos EUA e elaborado com base no aparelho Global Hawk.

O MQ-4C Triton será equipado com um radar de banda X para deteção de navios de superfície e irá integrar o sistema de reconhecimento naval alargado da Marinha norte-americana. Neste momento, a Northrop Grumman tem já fabricados dois exemplares experimentais do MQ-4C Triton . No total a Marinha dos EUA tenciona adquirir 68 desses drones.
O primeiro voo do MQ-4C Triton deve realizar-se até ao fim de 2012. O drone deve entrar no serviço em dezembro de 2015.
Segundo fontes abertas, o novo VANT tem uma envergadura de asa de 39,9 m, é capaz de atingir uma altitude superior a 18 km e tem uma autonomia de um dia. O radar permite ao MQ-4C Triton efetuar o reconhecimento de uma área de 7 milhões de quilómetros quadrados.
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Astronautas chineses entram pela primeira vez em módulo espacial

Três astronautas chineses, entre eles a primeira mulher chinesa a viajar ao espaço, conseguiram passar nesta segunda-feira, 18, com sucesso de sua nave ao módulo-laboratório espacial "Tiangong I", informou a agência oficial "Xinhua".

Horas depois de a nave "Shenzhou IX" se acoplar ao "Tiangong I", os astronautas conseguiram entrar no centro de operações do módulo, onde realizarão experimentos científicos durante oito dias, na missão espacial mais longa da história da China.

As imagens foram transmitidas ao vivo pela rede pública de televisão chinesa, a "CFTV", e mostravam aos primeiros hóspedes do módulo vestidos com trajes azuis e acenando para a câmera com uma bandeira chinesa ao fundo.

"A tripulação se sente muito bem!", declarou o astronauta Liu Wang nas imagens transmitidas pelo Centro de Controle de Aeroespaço de Pequim.

No "Tiangong I" (também chamado "Palácio do Paraíso"), os astronautas desenvolverão experimentos científicos e provas técnicas a fim de transformá-lo em uma estação espacial para o ano 2020, e também será seu local de descanso.

Um dos testes será desenganchar a nave do módulo e tentar um acoplamento manual, já que a anterior foi realizada por computadores.

Os astronautas ficarão, no total, dez dias no espaço, desde o lançamento, no sábado passado, da nave Shenzhou IX através de um foguete modificado.

Essa é a quarta viagem ao espaço de uma nave chinesa tripulada após as realizadas em 2003 e 2005 e um passeio espacial em 2008.

A principal novidade é a presença de uma mulher na equipe de astronautas, Liu Yang, de 33 anos, que já se transformou na primeira chinesa a ir ao espaço, integrando a lista das mais de 50 mulheres, de um total de sete países, que o fizeram até o momento.

A pioneira foi a soviética Valentina Tereshkova, em 1963, apenas dois anos após a histórica missão de Yuri Gagarin, o primeiro homem a viajar ao espaço, em 12 de abril de 1961.

Liu está acompanhada de Jing Haipeng e Liu Wang, também pilotos das forças armadas chinesas.

Segundo dados oficiais, no final de 2011 a China somava 20 foguetes e 25 satélites enviados ao espaço, ficando em segundo lugar em lançamentos, abaixo da Rússia.
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Entrega do Modelo de Engenharia da Plataforma Suborbital de Microgravidade – PSM




Nesta sexta-feira, dia 15 de junho de 2012, foi entregue pela Orbital Engenharia o Modelo de Engenharia da Plataforma Suborbital de Microgravidade - PSM.

A PSM irá constituir a carga-útil dos veículos de sondagem VS-30 e VSB-30 para realização de pesquisas em ambiente de microgravidade. Além de abrigar os experimentos propriamente ditos, a PSM deve possuir subsistemas capazes de prover energia, controle de velocidade angular, telemetria para envio de sinais ao Centro de Controle e sistema de recuperação para resgate, incluindo paraquedas, boias e localizadores.

O sócio-diretor da empresa, Dr. Célio Costa Vaz abriu a cerimônia apresentando o resumo do desenvolvimento da Plataforma, que iniciou através de um projeto de subvenção econômica FINEP para realizar a etapa de engenharia de sistemas. Em seguida, o desenvolvimento dos Modelos de Desenvolvimento e Engenharia foi contratado pelo IAE. Segundo o Dr. Célio Vaz o cronograma do contrato foi cumprido no tempo previsto e nos próximos dois meses serão realizados testes no IAE que subsidiarão o projeto do Modelo de Qualificação.

O diretor da Orbital passou a palavra ao Brigadeiro Engenheiro Carlos Antônio de Magalhães Kasemodel, Diretor do IAE, que evidenciou a importância da parceria com a Orbital, a qual teve seu início no processo de certificação do VSB-30 e que objetiva agora promover a independência do serviço de microgravidade, com a nacionalização da Plataforma Suborbital de Microgravidade. "Nos dará muito orgulho estar com a carga útil do VSB-30 totalmente nacionalizada, disse o Brigadeiro Kasemodel." Na sequência, o Diretor do IAE realizou a entrega de um quadro com o lançamento do VSB-30 na Europa. Segundo o Fiscal do Contrato no IAE, Dr. Anderson Zigiotto, "o 
desenvolvimento foi realizado dentro do cronograma. Ainda temos alguns obstáculos a superar até o Modelo de Voo, mas o fato da contratada evoluir da ideia para o produto, ou seja, dos Requisitos para o Modelo de Engenharia, é um marco que deve, sim, ser celebrado."Antes do encerramento da cerimônia, o sócio-diretor da Orbital convidou os presentes a realizarem visita ao laboratório onde foi apresentado o Modelo de Engenharia da PSM.
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segunda-feira, 18 de junho de 2012

Consórcio RAFALE Internacional e AEL Sistemas reafirmam parceria para o F-X2

A AEL Sistemas e o Consórcio RAFALE International anunciam a renovação da carta de intenção assinada para cooperação industrial no âmbito do projeto do caça RAFALE que será produzido no Brasil, caso seja o escolhido dentro do programa F-X2, promovido pelo Governo Brasileiro.
 
A parceria, que existe desde 2009, possibilitou que engenheiros e profissionais das duas empresas trabalhassem juntos para habilitar a AEL Sistemas para a integração de novas capacidades técnicas e de novos equipamentos no caça RAFALE. “A AEL Sistemas é um dos mais importantes fornecedores no Brasil para o segmento de Defesa e estamos certos de que a nossa parceria, já de alguns anos, agrega ainda mais valor ao projeto de produção brasileira dos caças RAFALE”, afirma Jean-Marc Merialdo, representante do Consórcio RAFALE International no Brasil.
 
Com a renovação do acordo, está prevista uma possível ampliação da participação da AEL Sistemas no projeto RAFALE, estreitando ainda mais os laços entre as instituições e permitindo o acesso a novas tecnologias. “Desenvolver ainda mais essa relação de cooperação com o Consórcio RAFALE, em tecnologias dedicadas não apenas à fabricação de aeronaves, contribui para o nosso projeto de crescimento”, diz Eduardo Rodrigues da AEL Sistemas. 
 
O programa F-X2 prevê a aquisição de 36 aeronaves de combate pelo Governo Brasileiro. O Consórcio RAFALE International já possui mais de 70 cartas de intenção assinadas com empresas e entidades brasileiras.
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sábado, 16 de junho de 2012

ASTER 30-SAMP / T



  • Aster SAMP / T foi projetado para interceptar QUALQUER TIPO DE AMEAÇA AIR (incluindo mísseis balísticos).
  • As mais avançadas tecnologias de mísseis (velocidade, manobrabilidade, efeitos letais)
  • De multi-alvo capacidades (fogo-e-esqueça de orientação)
  • 360 °, omni-direcional de cobertura (lançamento vertical)
  • Arquitetura modular, distribuída evolutiva



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Aspide 2000


  • Versão atualizada do míssil poderoso multi-função Aspide para uso em superfície-ar sistemas
  • Capaz de envolver aeronaves de ataque antes que eles possam liberar seus aéreos stand-off de foguetes propulsores de mísseis
  • Equipado com um motor de foguete de estágio único reforço para aumentar a velocidade dos mísseis, a aceleração lateral e escala eficaz em até 40% em comparação com o míssil Aspide base
  • Compatível com todos os sistemas que utilizam actualmente o míssil Aspide base (ALBATROS / Aspide, SPADA / Aspide e Skyguard / Aspide, AMOUN)
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Vídeo, Retrofit do Rafale M F1

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Rafale carga arma


Defesa aérea # 1 : 3 RPL 1250L. + 4 Mica EM + 2 Mica IR

Intercepção # 1 : 1 1250L RPL. + 4 Mica EM + 2 Mica IR

Navio Anti # 1 : 2 1250L RPL. + 1 AM39 Exocet + 4 + 2 EM Mica Mica IR

Apoio Aéreo Aproximado # 1 : 3 RPL 1250L. + 6 GBU-12 + 1 + 2 Damocles LDP Mica EM + 2 Mica IR


Apoio Aéreo Aproximado # 2 : 3 RPL 1250L. + 3 GBU-10 + 1 + 2 Damocles LDP Mica EM + 2 Mica IR
Apoio Aéreo Aproximado # 1 : 3 RPL 2000L. + 6 + 2 SBU Mica EM + 2 Mica IR
Afastem-se greve # 1 : 3 RPL 2000L. + 2 Scalp / EG + 2 + 2 EM Mica Mica IR
Afastem-se greve # 2 : 2 2000L RPL. + 1 Scalp / EG + 4 + 2 EM Mica Mica IR
Identifique Greve # 1 : 2 2000L RPL. + 2 GBU-24 + 1 + 2 Damocles LDP Mica EM + 4 Mica IR
Nuclear Strike : 2 2000L RPL. + 1 ASMP-A + 4 Mica EM + 2 Mica IR
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FX-2 CAÇA DO FUTURO DA FAB

A AASM é composta de kits de guiamento e gama de extensão que transformam um corpo de bomba padrão em uma arma inteligente. Seu motor fornece-o com alcance superior a 50km, o que significa que podem ser disparados a uma distância impasse. Autónomas depois de ter sido descartado, ele pode ser usado em baixas altitudes, atravessam terrenos acidentados ou desviar bruscamente da aeronave disparando. modularidade A AASM permite que ele seja usado em 125, 250, 500 e 1000kg corpos de bombas e têm vários kits de orientação de acordo com para a missão: INS / GPS, INS / GPS / infravermelho e INS / GPS / laser. A versão infravermelhos supera meta coordenar erros mediante a realização de uma correção do terminal pouco antes do impacto, ea versão de laser pode ser usado para atacar alvos altamente móveis. A AASM-250 está operacional na Força Aérea francesa em operações no exterior e tem sido utilizado com sucesso em combater, o Rafale desde 2008. A AASM-125 foi testado com sucesso em fevereiro de 2009 em um Mirage 2000. . A AASM-1000 está em desenvolvimento, assim como novos recursos, como airburst e link de dados Graças a sua facilidade de manobra, uso e sua capacidade de ataque vertical, a AASM abrange todas as missões aéreas ofensivas: em profundidade ataques, interdição aérea, Close Air Support (inclusive em ambientes urbanos), SEAD-tipo ou anti-navio missões especiais, etc A AASM é programado com coordenadas-alvo e podem ser reprogramados em pleno vôo, permitindo-lhe envolver vários alvos simultaneamente (até seis no caso de o Rafale).A AASM também é comercializado pela MBDA, como parte da sua oferta de armas abrangente, que visa atender às necessidades das forças aéreas internacionais.,, BRASIL
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SISTEMAS DE NAVEGAÇÃO INERCIAL

Capitalizando seu perfeito domínio da tecnologia inercial, Sagem oferece sistemas de alto desempenho de navegação para as aplicações de ar mais exigentes: Sigma 95N, uma auto-contido unidade de anel-laser gyro equipado com um GPS, e GADIRS, um sistema de navegação híbrido com muito alto grau de segurança e integridade.Exceto para os Estados Unidos, Sagem é o único ator na indústria para a plena e perfeitamente dominar a tecnologia associada ao desenvolvimento de soluções de inércia: giroscópios, giroscópios, acelerômetros, taxa de receptores de GPS, embutidos ASIC eletrônica, navegação de processamento de dados, etc Este experiência permitiu Sagem para projetar dois especialmente alta performance sistemas de navegação inercial para aplicações de ar.Sagem projeta e desenvolve eletrônica embarcada ea Critical Software destinado a suas aplicações militares, sistemas de navegação, sistemas de missão e os sistemas de orientação de armas.Safran Sagem Eletrônica divisão desenvolve, produz e suporta eletrônica embarcada para os sistemas de navegação, que oferece com total autonomia nesse campo.Isso também é válido para os sistemas Sigma 95N para caças (Rafale, Sukhoi 30, etc) e para o mais recente sistema de geração de GPS híbrido para o Airbus A400M, os GADIRS (GPS Air Dados Sistema de Referência Inercial). Isto também inclui computadores e sistemas para a caça a jato, como a interface entre o sistema de navegação e ataque e as cargas (BISE) para o Rafale ou Geradores de Dados do Mapa. ​​Sagem também projeta e produz os componentes eletrônicos de bordo para seus sistemas de UAV e aerotransportados sistemas de segmentação, bem como para os que procuram os seus mísseis (MICA) e os seus mais recentes sistemas de orientação de geração, como o sistema inercial para CIML AASM modulares sistemas de ar-terra de armas.
Este programa de modernização extensa modular inclui a integração, equipamentos e serviços e permite que os aviões de combate das gerações anteriores para atingir o nível do desempenho global dos aviões mais modernos. Na prática, isso consiste em substituir a Interface Homem-Máquina (IHM), aviônicos e sistemas de armas por state-of-the-art armamento e equipamentoModulares e atualizáveis ​​Sagem de soluções militares aviônicos são projetados para a Jaguar, V Mirage ou plataformas do tipo Mirage III, bem como para mais aviões de combate recentes, como o Mirage F1. Com base na sua experiência tecnológica em navegação inercial, a Critical Software e calculadoras, visão noturna e planejamento de missão, a oferta Sagem é adaptável às necessidades operacionais do cliente em termos de desempenho e sistemas de armas. Pode incluir o fornecimento e integração de sistemas de navegação e ataque, incluindo o MMI (Interface Homem-Máquina) com HUD (Heads-Up Display) viseiras, visão noturna telas multifuncionais compatíveis e HOTAS (Hands on acelerador-e-vara) controles bem como digital e optrónica equipamento: em tempo real, calculadoras, GPS de navegação inercial híbrido, interfaces de armas, links de dados, observação e dia / noite sistemas alvo de aquisição e de auto-protecção suites com RWR (Radar Warning Receiver) e sistemas de alerta de mísseis, etc . Em cima disso é o fornecimento do sistema de planejamento de missão a Marte ea capacidade de integrar a precisão de ar-terra do sistema de mísseis guiados (AASM). Como uma solução global, modernização abrange o projeto da arquitetura do sistema, gerenciamento de projetos, o projeto de renovação total da aeronave (projetos de modificação, supervisão de subempreiteiros, etc) e testes de validação (banco, integração e validação de vôo solo), bem como apoio logístico: documentação, formação, assistência técnica e serviços através da vida de suporte. Os serviços podem ser realizados no âmbito de uma parceria industrial com empresas nacionais, incluindo as transferências de tecnologia. perícia Sagem como um integrador de sistemas e seu domínio de tecnologias-chave foram comprovadas através da modernização de mais de 400 aviões: Mirage III, Mirage V, Mirage F1, Jaguar, etc
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ARMAS E MÍSSEIS


Modulares Ar-Terra de Armas (AASM)

Com um kit de orientação e kit de extensão intervalo, o míssil ar-terra-Modular é demitido da gama impasse e, dependendo da versão, pode ser destinado a alvos fixos ou em movimento com uma precisão muito elevada, dia ou noite, em todas as condições meteorológicas . Autônoma, interoperáveis ​​e "combate provado", a AASM se adapta a diferentes corpos de bombas (125, 250, 500 e 1000 kg) e cobre soluções de orientação diversas:. INS / GPS, INS / GPS / infravermelho e INS / GPS / Laser Porque coordenadas pode ser programado antes do vôo e re-programado em vôo, a AASM permite um acordo em plano único com vários alvos diferentes simultaneamente (até 6 para o Rafale). Suas características (uso flexível, fácil de manusear, a capacidade de ataque vertical) permitir a cobrir todo o espectro de missões aéreas ofensivas: interdição aérea, perto de apoio no solo, a supressão das defesas aéreas inimigas, e as missões especializadas, etc Diferentes versões da AASM são atualmente utilizados pela Força Aérea Francesa no Rafale e implantado em operações no exterior. 

Multimodo / infravermelho buscadores

Sagem oferece soluções personalizadas de orientação para todos os tipos de mísseis. Se infravermelho ou multimodo, esses candidatos podem integrar GPS e / ou sistemas de navegação inercial Apelam experiência única Sagem nas seguintes tecnologias: inerciais unidades de sensores, unidades de sensores infravermelhos, unidades semi-ativos a laser, tratamento de imagem, a discriminação chamariz, em tempo real processamento, etc Capitalizando sobre perícia Sagem na concepção global e integração do sistema, os candidatos Sagem são montados sobre as seguintes armas e mísseis: Mica (ar-ar), MICA VL (superfície-ar), Mistral (superfície-ar), AASM ( ar-superfície), Magic 1 e 2 (ar-ar), R511 e R530 (ar-ar). Sagem também participa do projeto de FASGW (H) / ANL, o futuro franco-britânico de mísseis anti-navio.
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PATROLLER MASCULINO UAV SISTEMAS



Com Patroller ™, Sagem projetou e desenvolveu uma família de 1 tonelada de classe de sistemas de longa resistência UAV adaptados à defesa estados-nação a crescente e segurança nacional precisa. Esta oferta é baseada na dominando completamente Sagem de integração de sistemas complexos e tecnologia necessários para o desenvolvimento de sistemas de UAV e aplicáveis ​​a numerosos tipos de aeronaves. Isto inclui aviônicos, navegação, cadeia de imagem e sensores gyrostabilized optrónicos, transmissão de dados, estações de terra, planejamento de missões, etc A oferta baseia-se em 20 anos de experiência na área de UAV tático, onde Sagem é o líder europeu. Ele também leva em conta a experiência e feedback que Sagem adquiriu, através do apoio a clientes diferentes implantados nas operações externas. O Patroller longa resistência ™ família UAV é baseado em uma plataforma com certificação EASA comum, especialmente desenvolvido para aeronaves missão e UAVs pelo fabricante de renome mundial alemão aeronavesStemme . Os sistemas aviônicos, o datalink e da Estação Ground Control (GCS) baseiam-se nas já existentes e comprovadas de combate tático Sperwer Mk.II sistemas UAV sub. Graças à qualidade intransigente de seus sensores e datalink optrónicos, Sagem UAVs fornecer imagens de alta resolução e precisão de localização de alta-alvo. Patroller ™ arquitectura aberta e modular combinada com a sua capacidade de carga 250 kg permitir a fácil integração de uma grande variedade de outros sensores, bem como uma banda larga Satcom datalink. Patroller ™ está disponível em três versões, dependendo missões e necessidades dos utilizadores: 





  • Patroller ™-R para as necessidades da Força Aérea
  • Patroller ™-M para vigilância marítima
  • Patroller ™-S para pátria de vigilância de segurança
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Nasa lança hoje telescópio que permite ver detalhes do universo


A Nasa vai lançar na tarde desta quarta-feira o telescópio NuSTAR (Nuclear Spectorscopic Telescope Array - ou Matriz de Telescópios Eletroscópicos Nucleares) de raios-X, capaz de examinar o universo e os buracos negros com uma resolução nunca antes vista, o que permitirá conhecer melhor a evolução do cosmo.
O NuSTAR será colocado em órbita por um foguete Pegasus, lançado em pleno voo por um avião Lockeed L-1011, uma grande aeronave com três turbinas batizado de Stargazer, da Base de Testes Reagan, no atol Kwajalein, nas Ilhas Marshall, Pacífico.
Depois do lançamento, o Stargazer lançará o foguete às 15H30 GMT (12h30 de Brasília). O Pegasus levará o NuStar à órbita terrestre baixa, informou a Nasa.
O NuSTAR será o primeiro telescópio espacial capaz de criar imagens cósmicas a partir de raios-X de alta energia, do mesmo tipo que os utilizados para gerar imagens do esqueleto humano ou para escanear bagagens nos aeroportos, afirmaram os astrofísicos.
O telescópio vai gerar imagens com uma resolução dez vezes maior do que a obtida com os telescópios atuais e será mais de cem vezes mais sensível do que seus antecessores que funcionam na mesma parte do espectro eletromagnético. Ele poderá, assim, captar a alta energia dos raios-X através da poeira e do gás que obstruem a observação das galáxias, os buracos negros e as estrelas de nêutrons situadas no coração da Via Láctea.
O objetivo da missão é trabalhar em concordância com outros telescópios no espaço, como o observatório de raios-X da Nasa Chandra, que estuda os raios-X de baixa energia, ou o XMM-Newton, da Agência Espacial Europeia, informou a Nasa.
Em sua primeira fase de dois anos, a missão NuSTAR mapeará certas regiões do céu para recensear as estrelas mais profundas e distantes, bem como buracos negros de diferentes tamanhos. Para isso, examinará as regiões que rodeiam o centro da Via Láctea.
O novo telescópio também fará observações do universo profundo, além da Via Láctea, permitindo compreender melhor as emissões de partículas das galáxias mais extremas, como a Centaurus A, onde ficam os buracos negros supermaciços.
Com informações da AFP segurança nacional blog

China lança com sucesso primeira mulher astronauta ao espaço


FERNANDA MORENA
Direto de Pequim
A famosa frase do antigo presidente Mao Tsé-tung ecoa mais uma vez pela China: "As mulheres detêm metade do céu". Hoje, um terço do espaço sideral será de Liu Yang, 33 anos, que divide a Shenzou-9 com outros dois astronautas, Jing Haipeng e Liu Wang. A missão, que partiu neste sábado, às 18h37 (hora local) de Jiuquan, durará uma semana.
A manobra marca a entrada à segunda fase do Projeto 921 - o projeto espacial de Pequim, criado em 1999. Em 2003, o país asiático conseguiu completar a primeira fase do Projeto 921 ao enviar seu primeiro astronauta, Yang Liwei. Em nove anos, o país envia agora uma tripulante feminina, que passou por uma série de testes e teve de cumprir uma lista de exigências (ter um filho de parto normal e bons dentes). Os Estados Unidos demoraram 21 anos para ter a primeira astronauta mulher.
O Projeto 921 chinês quer ir além e tem o aporte financeiro de Pequim até completar sua terceira e última fase, em 2020. O país não só quer se equiparar em conquistas aos americanos e russos, mas quer garantir sua independência com rapidez. O plano envolve a instalação de uma estação espacial independente até 2020 e conquistar a Lua em 2025. A China não faz parte da Estação Espacial Internacional, que integra EUA, Japão, Rússia, Europa e Canadá.
Durante coletiva de imprensa realizada em Jiuquan, noroeste chinês, na sexta-feira, a astronauta, ex-piloto do PLA (People's Liberation Army, o exército do Partido Comunista Chinês), e a oitava mulher a viajar ao espaço, disse ser "grata ao país e às pessoas, e honrada por poder representar milhões de mulheres chinesas no espaço". Liu Yang será responsável por testes médicos em órbita.
O comandante da espaçonave é Jing, o primeiro chinês a caminhar no espaço quando comandou o lançamento da Shenzhou-7, em 2008. A missão fez da China a terceira nação a conquistar, a passos, o espaço, e as ambições espaciais do país seguem como uma importante coluna nos planos de desenvolvimento do país, que busca firmar-se como um polo científico ao contrário da famosa "fábrica mundial".
Os três astronautas fizeram mais de 1,5 mil exercícios para garantir o sucesso na acoplagem ao Tiangong-1, o laboratório em órbita desde o ano passado. Os três são pilotos do PLA e membros do Partido Comunista.
Emergentes lideram exploração espacial para salvar o planeta
Com cortes orçamentários, derivados da crise econômica que amarga desde 2008, os EUA estão ficando para trás na corrida espacial, com países latino americanos, árabes e asiáticos - em especial a China - apostando recursos no desenvolvimento da tecnologia necessária para explorar o universo.
Poucos países aparecem como opções economicamente viáveis para a exploração espacial em troca da salvação do planeta Terra e as grandes apostas são as nações da Eurásia - Rússia, Índia e China. Esta era a mensagem do 60º Congresso Anual da Federação Astronômica Internacional, realizado em 2010 na Coreia do Sul. De volta à Ásia, este ano será a vez de Pequim receber a Assembleia Geral da Federação.
A reunião deverá ser marcada pelas histórias de sucesso da China na causa da exploração espacial, cujos investimentos subiram dez vezes em uma década. Pequim não só está apostando em suas viagens siderais próprias, como está desenvolvendo acordos internacionais para levar outras nações ao espaço em troca dos resultados de pesquisa obtidos. É o caso na Nigéria que, em 2005 assinou um acordo com o país asiático para o lançamento de um satélite de comunicação em 2007.
A ideia é que as economias emergentes, com mais gás financeiro, liderem a corrida espacial e possam instalar mais satélites que auxiliem nas pesquisas climáticas
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