sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Clemenceau porta avião da frança



Navios constituintes da classe

Nr.NomeEstaleiroI.C.E.S.F.S.Situação
R98ClemenceauChantiers de Brest195519612000Retirado
R99FochChantiers de l'Atlantique St.Nazaire195719632000Transferido
IC = Inicio de Construção ES=Entrada no Serviço Activo FS=Final de Serviço Activo


Dados principaisMotores
Deslocamento standard: 24200 Ton
Deslocamento máx. : 32780 Ton.
Tipo de propulsão: Turbina a vapor
Comprimento: 265 M - Largura: 51.2M
Calado: 8.6 M.
6 x Caldeiras (oleo) (0)
2 x Turbina a vapor Parsons (126000cv/hp)
Tripulação / Guarnição: 1338Autonomia: 0Km a 0 nós - Nr. Eixos: 2 - Velocidade Máxima: 32 nós


A ordem para a construção dos dois porta-aviões franceses da classe Clemenceau foram dadas a 26 de Maio de 1954. Até ali, a França, que já tinha tido começado a desenvolver porta-aviões ainda antes da II guerra mundial, tinha recebido o porta-aviões de escolta Dixmude (ex Biter) em 1945 e em 1946 receberam o porta-aviões ligeiro Arromanches (ex Colossus), que inicialmente seria emprestado por cinco anos, mas que posteriormente foi comprado pelos franceses.

No entanto, o desenvolvimento da aviação navl, rapidamente transformou os porta-aviões do period da II guerra em plataformas demasiado pequenas e lentas para a operação de aeronaves mais pesadas.

Por essa razão, embora a França tivesse projectado um porta-aviões de 20,000t de deslocamento máximo, derivado dos projectos do periodo da II guerra, ele acabou sendo cancelado em 1950, exactamente porque a sua dimensão foi considerada demasiado pequena.

A necessidade de meios aero-navais resultado dos problemas na Indochina levaram a França a voltar-se para os Estados Unidos, que lhe forneceram mais dois porta-aviões ligeiros (Lafayette, e Bois Belleau), navios com deslocamento máximo de 15,800t, mas capazes de atingir 32 nós de velocidade máxima. Os navios foram alugados e operaram aeronaves de motor a pistão Hellcat e Helldiver.

Um porta-aviões de maiores dimensões

Era no entanto evidente que com navios de segunda linha de proveniência americana ou britânica, a França ficaria numa situação de subalternidade, pelo que foi decidido desenvolver navios na França para responder às necessidades presentes e futuras.

O Clemenceau foi dotado de uma pista em ângulo de 8 graus, que permitia operações simultâneas de aterragem e descolagem.
Os elevadores estavam previstos para aeronaves com 15t mas o limite teve que ser aumentado para 20t .
O hangar tem 180m de comprimento, ainda que apenas 152m possam ser utilizados, uma largura que varia entre 22 e 24m e uma altura de 7m.
A descolagem dos aviões é auxiliada por duas catapultas Mitchel-Brown que têm 52m de comprimento.

O armamento principal dos Clemenceau era constituido or oito torres de 100mm, que tinham capacidade para tiro anti-aéreo. Esse número foi posteriormente reduzido para quatro, altura em que quatro delas foram substituidas por lançadores de mísseis de curto alcance Crotale. Cada sistema tem capacidade para oito mísseis, podendo portanto ser transportados 32 prontos para disparar.

Informação genérica:
Classe de porta-aviões franceses construida no fim dos anos 50 e constituida por duas unidades, o Foch e o Clemenceau.

A classe destinou-se a substituir porta-aviões de origem norte-americana e britânica que tinham sido fornecidos aos franceses após o final da II guerra mundial.

Tratou-se da primeira classe de porta-aviões completamente planejados e construidos na França após a II guerra mundial.

Os navios estiveram ao serviço até ao final do século XX, altura em que foram retidados de serviço.

O Clemenceau, iniciou um lento processo em que se movimentou pelos mares, sendo recusado pelos estaleiros que não queriam aceita-lo para desmanche por causa da grande quantidade de amianto (asbestos) que foi aplicado no navio durante a construção nos anos 50, altura em que aquele produto ainda não tinha sido declarado nocivo para a saúde.

O segundo navio, não foi desmanchado, mas em vez disso vendido à marinha do Brasil.

Naquele país, o navio foi submetido a várias modificações, mas problemas com as tubagens resultaram num acidente que enviou o navio para os estaleiros durante a segunda metade da primeira década do século.

Uruguai fecha portos para navios das Ilhas Malvinas


Agência Estado
O governo do Uruguai fechou seus portos para navios com bandeira das Ilhas Malvinas e o governo britânico busca uma explicação de Montevidéu.
O presidente uruguaio, José Mujica, anunciou ontem a medida. Somente navios com bandeira das Ilhas Malvinas terão negada autorização para aportar.
De acordo com Mujica, a decisão é uma resposta à reivindicação da vizinha Argentina de soberania sobre o arquipélago controlado pelo Reino Unido.
Em Montevidéu, a embaixada britânica informou estar em busca de uma explicação por parte das autoridades uruguaias.
Buenos Aires reclama soberania sobre as ilhas, chamadas de Malvinas pelos argentinos e de Falklands pelos britânicos, desde o século 19.
Em 1982, argentinos e britânicos travaram a Guerra das Malvinas pela posse do território. Apesar da vitória britânica no conflito armado, o governo argentino mantêm até hoje a reivindicação de soberania. As informações são da Associated Press. 

Hubble capta violência da formação de uma estrela



 
O telescópio espacial Hubble captou a extrema violência do processo de formação de uma estrela em sua etapa final, em que o objeto se rebela contra sua nebulosa, informou a Agência Espacial Europeia.
A imagem mostra uma nuvem gigante de hidrogênio iluminada pelo brilho da nova estrela.
A única imagem pacífica na região da formação Sh 2-106, chamada também de S106, são as cores celestiais captadas pelo telescópio.
A imagem permite ver como a jovem estrela expulsa material com grande velocidade e perturba o gás e o pó que a rodeiam.
Essa estrela tem massa cerca de 15 vezes maior do que o Sol e está em suas fases finais do nascimento.
O materila lançado pela estrela dá à nuvem sua característica de relógio de areia e é responsável também pelas turbulências e pelas altas temperaturas do hidrogênio que contém, e que ficam claramente visíveis na imagem captada.
Mas a nova estrela esquenta também o gás que a rodeia até alcançar temperaturas de 10 mil graus centígrados, e cuja incandescência é refletida na imagem do telescópio em azul.
Em vermelhor, uma linha grossa e mais fria de pó que separa as regiões de gás incandescente.
Esse material escuro esconte praticamente toda a estrela ionizante,ainda que fique visível através da maior parte do caminho de pó.
A S106 é o objeto astronômico número 106 catalogado pelo astrônomo Stewart Sharpless nos anos 1950. Ela fica a uma distância de vários milhões de anos-luz da constelação Cygnus (Cisne).
A nebulosa é relativamente pequena em relação ao tamanho padrão das regiões de formação de estrelas, aproximadamente dois anos-luz em seu eixo mais longo. Ela fica aproximadamente no meio do caminho entre o Sol e Proxima Centauri, nossa estrela vizinha mais próxima.

Caças com transferência de tecnologia

BRASÍLIA. Sem citar especificamente a questão da compra dos caças Rafale, da Dassault, a presidente Dilma Rousseff disse ontem, diante do primeiro-ministro da França, François Fillon, que o Brasil quer manter uma indústria de defesa e que a parceria com a França deve se inserir num contexto de transferência de tecnologia.

O Brasil pretende comprar 36 caças para reforçar a Força Aérea Brasileira (FAB), e a França, que desenvolve projetos em comum com o país na construção de submarinos e helicópteros, por exemplo, quer vender os aviões.

Outros concorrentes são o americano F-18 Super Hornet, da 
Boeing, e o sueco Gripen, da Saab. A compra está parada por questões financeiras e o Brasil exige transferência de tecnologia. Empenhado em demonstrar que a França é um parceiro de longa data, Fillon afirmou que a relação entre os dois países não se resume a uma questão de produtor e consumidor.

- Nossas relações não são unicamente relações de produtor com consumidor. São verdadeiras parcerias industriais, que implicam em transferência de tecnologia e na vontade de produzir e consumir juntos. Um dos eventos mais emblemáticos dessa parceria tecnológica é a realização dos grandes contratos na área da defesa, notadamente os contratos de construção de helicópteros e submarinos - discursou.

- Falamos de grandes programas brasileiros e do reforço da capacidade naval, aérea e do Exército, como também a questão da segurança das fronteiras do país. Eu disse à presidente que o Brasil pode contar com as propostas francesas em todas essas áreas - completou.

Dilma deixou claro que a negociação implicará a transferência de tecnologia.
- O primeiro-ministro e eu coincidimos na avaliação de que a área de defesa é um dos pilares de nossa parceria estratégica, com projetos de grande importância para o futuro de nossos países. Expliquei que queremos manter uma indústria nacional de defesa e as parcerias com a França devem se inserir nesse objetivo e na ampliação das capacidades em tecnologia.

BRASIL - FRANÇA - Declaração Dilma Rousseff



Excelentíssimo senhor François Fillon, primeiro-ministro da República Francesa,
Senhoras e senhores Ministros de Estado e integrantes das delegações da França e do Brasil,
Senhores empresários,
Senhoras e senhores embaixadores de ambos os países,
Senhoras e senhores profissionais da imprensa, fotógrafos e cinegrafistas e jornalistas.
Com alegria, eu dou as boas-vindas ao primeiro-ministro da França, François Fillon, e à comitiva ministerial e empresarial que o acompanha. A França é parceira fundamental do Brasil, tanto do ponto de vista econômico quanto político. Nossas relações são diversificadas e têm sido marcadas por grande dinamismo.
Cumprimento o senhor presidente Sarkozy pela parceria estratégica que o Brasil e França começaram a desenvolver a partir do governo do presidente Sarkozy e do governo Lula.
Com o Primeiro-Ministro nós mantivemos, nesta tarde, uma proveitosa reunião de trabalho. Verificamos, com satisfação, que estamos explorando o potencial de nossos setores produtivos, e, no plano da cooperação, fortalecemos nossos laços nos campos do intercâmbio científico e tecnológico e educacional.
O comércio entre o Brasil e a França, no quinquênio 2006-2010, apresentou um razoável crescimento médio de 11% - passou de US$ 5,5 bilhões para US$ 8,4 bilhões. Em 2011, as trocas bilaterais registraram um incremento muito significativo. A França já é o 5º maior investidor do Brasil, em 2011, com o valor de recursos da ordem de US$ 2,3 bilhões, o que representa 4,5% do total de investimentos recebidos pelo Brasil até o mês de setembro. O investimento do Brasil na França também começa a crescer, como atesta a presença de empresas como a Vale, a Embraer e a Natura.
O Primeiro-Ministro e eu coincidimos na avaliação de que a área de defesa é um dos pilares de nossa parceria estratégia, com projetos de grande importância para o futuro de nossos países. Expliquei ao Primeiro-Ministro que queremos construir uma verdadeira indústria nacional de defesa no Brasil. E as parcerias com a França, em todos os setores, devem se inserir nesse objetivo e na ampliação de nossas capacidades em tecnologia.
Como inovação e formação profissional andam sempre juntas a França é um dos principais destinos selecionados para a concessão das primeiras bolsas, no âmbito do programa Ciência sem Fronteiras. Queremos intensificar a mobilidade acadêmica bilateral, nas áreas de Ciência e Tecnologia. Tenho grande satisfação em ressaltar o oferecimento, por parte do Ministério da Educação Superior da França, de 1,5mil vagas adicionais para bolsistas brasileiros, em 2012 - número que poderá ser elevado a 10 mil até 2014.
Também discutimos a importância de fazer das pequenas e médias empresas um ator cada vez mais relevante para as relações bilaterais. Saudamos a decisão da Finep e da sua homóloga francesa, a Oseo, de reformular o acordo de cooperação, do qual são signatárias, para aprimorar o processo de seleção de projetos.
Contempla-se agora a abertura de linhas de financiamento para pequenos projetos inovadores que, até então, não atingiam o piso de financiamento de 300 mil euros. O BNDES, o Sebrae e as Federações Estaduais de Amparo à Pesquisa passarão também a ser co-financiadores de projetos de inovação tecnológica apresentados pela Oseo.
A cooperação com a França no desenvolvimento de computadores de alto desempenho permitirá ao Brasil dar um salto tecnológico sem precedentes e participar do seleto grupo de países que atuam nessa área. Os benefícios dessa tecnologia são amplos e variados: prospecção e produção petrolífera, geomonitoramento, indústria médico-farmacêutica e o setor financeiro.
Também concordamos sobre a importância do acordo assinado, em julho último, entre o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio [Exterior] e o Ministério francês da Economia, das Finanças e da Indústria. Esse acordo estipula novas modalidades de cooperação para o estabelecimento do sistema brasileiro de rádio digital, a automatização dos serviços da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e a interconexão entre o Amapá e o Departamento da Guiana Francesa por cabo de fibra ótica.
Ainda sobre nossa fronteira comum, devemos inaugurar, em 2012, a ponte sobre o rio Oiapoque. Essa obra simboliza o esforço de integração de ambas as partes, para promover a melhoria da infraestrutura, das condições de saúde e educação, da economia e do comércio da região.
Compartilhei com o Primeiro-Ministro a avaliação positiva do Brasil sobre a recém-concluída Conferência de Durban sobre Mudança do Clima, a COP-17. O Brasil que já havia anunciado, na Conferência de Copenhague o compromisso voluntário de redução das emissões na faixa de 36% a 39%, em relação à projeção de 2020, reconhece a posição de liderança assumida pela Europa entre os países desenvolvidos, no que se refere à mudança do clima.
A extensão do Protocolo de Kyoto e a aprovação de plataforma para o Fundo Verde do Clima são medidas promissoras, mas há ainda muito trabalho pela frente. Temos até 2015 para negociar um impacto climático sólido que respeite os princípios das responsabilidades comuns, porém diferenciadas.
Ao tratar de medidas de mitigação da mudança do clima, ressaltamos a importância da diversificação de fontes de energia, em especial o papel das tecnologias, tanto as tecnologias na área solar, eólica, biomassa, mas também, a tecnologia nuclear e a tecnologia hidrelétrica para o desenvolvimento de uma posição a respeito da mudança climática.
Cumprimentei o Primeiro-Ministro pela atuação da França na presidência do G-20, em 2011, e pela organização da reunião de Cannes. Reafirmei a disposição do governo brasileiro de realizar, se necessário, novos aportes de recursos ao Fundo Monetário, desde que tenhamos a garantias de que a reforma de 2010 do Fundo será implementada. Reiterei, por fim, o convite para que a França faça-se representar na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. Nesse momento, nós iremos colocar a questão do desenvolvimento como algo compatível com a preservação do meio ambiente. Desenvolver, erradicar a pobreza, reduzir as desigualdades, reafirmar o compromisso com o desenvolvimento científico e tecnológico é compatível com o meio ambiente e pode gerar um novo paradigma para o mundo nas próximas décadas. Não há contradição, portanto, entre o manejo sustentável dos recursos naturais e a promoção do desenvolvimento econômico-social.
Queria dizer que, para nós, é sempre um prazer receber a tão ilustre delegação, com a presença do Primeiro-Ministro francês aqui no Brasil, porque damos imensa importância a essa relação que foi construída ao longo dos anos e que, agora, ganha maior destaque ainda para nossos países neste momento em que o mundo passa por uma das suas mais graves crises. Temos certeza de que relação estratégica bilateral com a França vai resultar em benefício para as populações dos dois países.
Muito obrigada.
Dilma Rousseff
cop defesa net

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Satélite comercial norte-americano fotografa porta-aviões chinês Shi Lang


Um satélite comercial norte-americano fotografou o primeiro porta-aviões chinês, [antigo] Varyag, quando este realizava um teste de mar.
A foto, segundo a Digital Globe Inc., operadora do satélite, foi feita em 8 de dezembro e o fato foi descoberto somente na terça-feira(13) quando um funcionário fazia a análise das fotografias daquela região.
Aparentemente não é possível observar aeronaves ou helicópteros no convés de voo do porta-aviões, que na ocasião navegada no Mar Amarelo.
A Digital Globe, que fica baseada no Colorado (EUA) e possui três satélites em órbita, presta serviços de captação de imagens e análises para clientes que incluem o US Army (Exército norte-americano).
O Varyag pertencente a classe Almirante Kuznetsov,  e começou a ser construído pela União Soviética nadécada de 80. Os trabalhos estavam a pleno vapor num estaleiro localizado na Ucrânia, com mais de 60% das obras concluídas, quando tiveram que ser interrompidos em 1992 devido ao colapso da União Soviética.
Em 1998 o Varyag foi vendido por US$ 20 milhões a uma empresa chinesa, que dizia ter a intenção de transformar o navio num casino flutuante. Entretanto, o Varyag foi repassado para o Exército da China, que continuou a sua construção e modernização do porta-aviões.

CHIP - Primeira fábrica do Brasil deve começar a produzir em 2012


A primeira fábrica de chips do Brasil, construída em Porto Alegre (RS), deve entrar em operação no início do próximo ano. A informação é do ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante. Ele veio à Câmara nesta terça-feira prestar esclarecimentos sobre o Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica (Ceitec), que custou R$ 500 milhões, e foi inaugurado em 2010. O centro é composto pela área de desenvolvimento de microchips, que já está em operação, e pela fábrica, que até hoje não produziu nenhum chip.
O ministério assumiu a obra em fevereiro deste ano. O consócio responsável, Racional Delta, fez a entrega com dois problemas que impediram o funcionamento da fábrica: a falta de um sistema de água ultrapura, necessário para a produção de chips, e a ausência de tubulações suplementares de segurança, exigidas devido aos 17 tipos gases extremamente tóxicos que surgem durante o processo de produção dos chips.
Padrões de segurança

O consórcio alegou que fez tudo de acordo com padrões internacionais de segurança, mas o ministro afirmou que a tubulação suplementar foi uma exigência prevista em contrato. Ele explicou ainda que essas pendências foram identificadas por uma comissão técnica do ministério e por uma empresa internacional, que avaliaram a obra.
O próprio centro está fazendo os ajustes necessários na obra para que a fábrica opere com segurança. Mercadante disse que está adotando medidas para que a Racional Delta seja responsabilizada civilmente pela inexecução parcial da obra, e não descarta recorrer ao Judiciário. Ele negou que o centro seja um elefante branco. “Vamos debitar do consórcio os investimentos que forem feitos nesses ajustes. Temos uma pendência administrativa, e potencialmente jurídica, contra o consórcio", disse.
Denúncias de irregularidades

Mercadante prestou esclarecimentos à Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, conforme solicitado pelo deputado Antonio Imbassahy (PSDB-BA). O parlamentar citou reportagem da revista IstoÉ, publicada em 18 de junho último, na qual denuncia que a obra teria sido superfaturada em R$ 15,8 milhões.
Com relação às denúncias de irregularidades, o ministro disse apenas que desde que assumiu a pasta não aceitou fazer mais nenhum aditivo no contrato. A obra começou em 2005 e foi repassada ao ministério em fevereiro deste ano, com pendências que impediram o funcionamento da fábrica de microchips. Nesse período, foram feitos três aditivos no contrato.
Para Imbassahy, as explicações do ministro foram satisfatórias, apesar de o projeto do Ceitec ter começado em 2001 e ter consumido o dobro dos recursos inicialmente previstos. “É um projeto muito importante que ainda não deu o resultado esperado pela sociedade brasileira. Nossa expectativa é que, a partir de agora, os resultados possam aparecer”, afirmou.
Produção terceirizada

O ministro Aloizio Mercadante afirmou que, mesmo sem o funcionamento do Ceitec, já existem alguns modelos de microchips em desenvolvimento no País. Segundo ele, o chamado “chip do boi” já foi testado e aprovado; enquanto outros estariam em fase de desenvolvimento, como o chip Aurum, que será usado pelos hemocentros, e o Sinav, que permitirá o controle da frota automotiva do País. "Já estamos produzindo os primeiros lotes de alguns chips, utilizando mão de obra de empresas terceirizadas, até o Ceitec ficar pronto", afirmou.