sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Querendo evitar erros, projeto do VLS é retomado com teste, em São José


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O projeto do VLS (Veículo Lançador de Satélites) passou por um importante teste nesta quinta-feira (4), na presença do Ministro da Defesa, Celso Amorim. A experiência foi feita em uma base de São José dos Campos e foi considerada um sucesso para o futuro do programa espacial brasileiro.
Ao redor de uma represa as atenções se voltaram para a plataforma de testes. A contagem regressiva avisou a todos, mas ainda assim o som da explosão gerou um grande impacto. Foram pouco mais de 30 segundos para o consumo de sete toneladas de combustível.
É essa força que promete lançar o primeiro foguete com tecnologia nacional. A experiência foi na Base Coronel Abner e contou com a presença do Ministro da Defesa Celso Amorim. “Significa uma plena retomada no nosso programa espacial, programa de lançador. O Brasil que é um país grande, um país que está presente em todos os foros internacionais, não pode deixar de ter também esse avanço”, disse o ministro.
O teste ainda vai ser estudado, mas foi considerado um sucesso pelos pesquisadores e animador para os projetos espaciais do Brasil. Ano que vem está previsto o lançamento teste em vôo e se tudo der certo o foguete brasileiro deve chegar ao espaço até 2014.
Dos anos 1980 até os dias atuais o custo de toda a pesquisa chega a US$ 350 milhões e já passou por uma grande tragédia. Em 2003, 21 engenheiros e técnicos morreram em um acidente com o VLS, na base de Alcântara no Maranhão.
Nesta quinta-feira (3) os pesquisadores colocaram em prática muitas correções no projeto. “Todas as análises foram feitas, avaliações, nós temos confiança que o próximo teste vai ser muito bem sucedido”, reforçou Celso Amorim.
O astronauta Marcos Pontes também está animado e dá o recado para quem gosta do assunto. “A gente precisa de gente nova entrando e gente nova entrando rápido para poder aproveitar essa experiência dos que já estão aqui, porque demora um certo tempo até você adquirir essa experiência e tenha certeza, que nenhum país vai passar para o outro toda essa experiência. Então, a gente precisa desenvolver aqui”, 

O revolucionário GPS brasileiro SKYNAV-BR


Uma empresa genuinamente brasileira esta lançando no mercado nacional um novo GPS que apresenta uma nova e revolucionaria central de navegação, produzida no Brasil, e que redefine o papel do GPS no cockpit das aeronaves. Inicialmente destinado a aviação leve, experimentais e ou desportivos.
A Lastra Avionics, apresenta a mais nova e revolucionária central de navegação produzida no Brasil, redefinindo o papel do GPS no ‘cockpit’ das aeronaves leves, esportivas e/ou experimentais.
Seu design compacto e funcional permite uma fácil visualização dos dados em seu display de 8″, e sua tela ‘Touch Screen’ permite que o usuário navegue rapidamente por suas funções.
O sistema de transferência de dados via 3g/4g permite que fique conectado à rede, fornecendo em tempo real mapas meteorológicos, METAR, NOTAM, tráfego aéreo e a troca de informações entre pilotos sobre condições e abastecimento nos aeródromos.
O SKYNAV-BR possui cinco tipos de mapas altamente detalhados com informações fornecidas pelo IBGE, e todas as cartas WAC – World Aeronautical Charts e de corredores visuais existentes no Brasil, georeferenciadas, além de um banco de dados com informações detalhadas sobre todos os aeroportos brasileiros como, pistas, frequencias, cartas de aproximação, cartas de aeródromo, fotos e informações sobre abastecimento, sem custos adicionais.
Com seu firmware desenvolvido no Brasil pela Lastra Avionic’s, totalmente escrito em português, o SKYNAV-BR é o primeiro e único GPS genuinamente brasileiro, atendendo todas as necessidades dos pilotos que voam neste país.

Rússia lança foguete com satélites para sistema de navegação


Efe
MOSCOU - A Rússia lançou nesta sexta-feira com sucesso, após um adiamento de um dia por problemas técnicos, um foguete Protón-M com três satélites de navegação Glonass-M, informou a agência espacial russa Roscosmos.Os Glonass-M devem integrar a pequena frota do sistema de navegação russo Glonass, análogo ao GPS americano, que em sua composição definitiva conta com 24 satélites operacionais, oito por cada plano de órbita, além de vários aparatos de reserva.
O lançamento foi realizado a partir da base de Baikonur, às 9h42 no horário de Brasília, e "transcorreu sem novidade", disse um porta-voz da Roscosmos à agência Interfax.
Ele acrescentou que segundo o plano de voo o bloco acelerador do foguete deve situar os satélites em suas órbitas operativas a cerca de 19 mil quilômetros da Terra, às 16h41 no horário de Brasília.
Na quinta-feira, a agência espacial russa teve que adiar o lançamento devido a falha de um comutador das equipes em terra.
O lançamento desta sexta-feira é o primeiro de três satélites Glosnass-M depois da perda de outros aparatos dessa série em 5 de dezembro de 2010, quando eles não conseguiram alcançar sua órbita programada e caíram no Oceano Pacífico.
De acordo com a comissão investigadora, o acidente aconteceu por um erro na documentação, o bloco acelerador levava um excesso de 1,5 toneladas de combustível.

1º Esquadrão de Cavalaria Pára-quedista – Avaliação de Armamento

, o 1º Esquadrão de Cavalaria Pára-quedista foi designado pelo Centro de Avaliação do Exército (C A Ex) para realizar avaliação técnica do protótipo do Fuzil de Assalto 5,56 IMBEL A2, nas diversas situações de emprego operacional. O Fz Ass 5,56 IA2 foi projetado pela IMBEL destinando-se às Forças Armadas, Forças Auxiliares e à exportação.Video com apresentação dos novos fuzis e carabinas IA2 da IMBEL.

para os que comentam sobre problemas no modelo MD97 556, informo que foi detectado em diversas forças policiais o uso de munição 223 nas carabinas. E como o percursor desta carabina trabalha de forma livre no mecanismo, ocorreram disparos involuntários. Porém, lembro que as munições 223 tem a espoleta muito mais sensíveis qeu as 556 e normalmente deveriam ser utiliadas em armas de percursor fixo por ação manual do ferrolho.
Então cabe uma análise melhor por quem reclama do funcionamento deste armamento, se o problema gerado não é má utilização de munições ou mesmo manutenção e llimpeza, como detectei no Mato Grosso do Sul. Onde váriass reclamações foram feitas e quando o corpo técnico da IMBEL estve no estado, percebeu nos armamentos apresentados, uma grande necessidade de limpeza adequada no armamento, principalmente nos orifícios onde passam os gases que propurcionam o embolo e conseqeuntemente o ferrolho da carabina.

É fundamental em qualquer armamento uma manutenção adequada.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Otan diz não ter intenção de intervir no Irã

 AE - Agência Estado
A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) não tem intenção de intervir no Irã e apoia uma solução diplomática sobre a questão nuclear, disse nesta quinta-feira o general Anders Fogh Rasmussen, secretário-geral da aliança, após notícias de uma discussão em Israel sobre o lançamento de um ataque contra o país persa.
"Deixe-me enfatizar que a Otan não tem qualquer intenção de intervir no Irã", afirmou ele, em entrevista à imprensa. "É claro que nós apoiamos os esforços internacionais de buscar soluções diplomáticas e políticas para o problema do Irã", disse, exortando Teerã a cumprir as resoluções do Conselho de Segurança (CS) da ONU, que exigem a suspensão das atividades nucleares no país persa.
O jornal Haaretz, de Israel, divulgou nesta quarta-feira que o primeiro-ministro do país, Benjamin Netanyahu, estava em busca de apoio político para lançar um ataque militar contra o Irã, após dias de especulação sobre os planos para um ataque.
O jornal The Guardian, de Londres, informou que as Forças Armadas do Reino Unidos estavam intensificando os planos de contingência para o caso de os EUA optarem por uma ação militar no Irã. A edição desta quinta-feira citou fontes não identificadas do Ministério da Defesa que disseram acreditar que Washington poderia lançar ataques com mísseis às instalação iranianas - e poderia pedir ajuda militar para o Reino Unido.
O ministro das Relações Exteriores do Irã, Ali Akbar Salehi, afirmou nesta quinta-feira que estava "preparado para o pior" e advertiu os EUA sobre se postarem em "rota de colisão" com o país persa. "Os EUA, infelizmente, perderam a sabedoria e a prudência em tratar de assuntos internacionais. Depende apenas de poder. Eles perderam a racionalidade. Nós estamos preparados para o pior, mas esperamos que eles pensem duas vezes antes de se colocarem em rota de colisão com o Irã", disse ele.
As declarações do ministro foram dadas à margem de uma entrevista à imprensa na cidade líbia de Benghazi, quando ele foi questionado sobre reportagens de que Washington estaria acelerando os planos para um ataque contra o Irã em meio ao controverso programa nuclear do país persa.
Washington e outros potências ocidentais suspeitam que Teerã busca construir armas nucleares, o que o Irã nega, alegando que seu programa nuclear tem fins pacíficos. Jay Carney, porta-voz da Casa Branca, disse que "nós seguimos focados em um canal diplomático, uma rota diplomática para lidar com o Irã". As informações são da Dow Jones.

Nasa vigia formação de grande iceberg na Antártida


Efe
Observação de rachadura foi feita em voos de investigação feitos em outubro - Divulgação/Nasas
Divulgação/Nasas
Observação de rachadura foi feita em voos de investigação feitos em outubro
Santiago do Chile - Cientistas da Nasa (agência espacial americana) afirmaram nesta quinta-feira, 3, no Chile que vigiam a formação de um grande iceberg, de 880 quilômetros quadrados, produto de uma rachadura que se estende ao longo de 29 quilômetros na geleira da Ilha Pine, na Antártida.

A observação da enorme rachadura foi feita em voos de investigação realizados durante outubro pela equipe IceBridge, um conjunto de cientistas e técnicos da Nasa que analisam as mudanças nas camadas de gelo que cobrem a Antártida e a Groenlândia desde 2009.

"Nos voos observamos uma grande fissura que indica que um grande pedaço de gelo está prestes a partir. Trata-se de uma rachadura de 280 metros de largura e de 60 metros de profundidade, mais alta que a Estátua da Liberdade", declarou hoje à imprensa o chefe do projeto IceBridge, Michael Studinger, através de uma videoconferência.

O cientista ressaltou que a fissura sobre a geleira da Ilha Pine "faz parte do ciclo natural" de formação dos icebergs na área ocidental da Antártida - uma região "sensível", disse -, motivo pelo qual não acarreta risco ambiental em nível global.


"A rachadura não nos preocupa, faz parte do ciclo natural. Se ocorresse de forma mais frequente poderia causar problemas ambientais", explicou Studinger.


"Sabemos pouco da formação destes icebergs porque não observamos com frequência estes fenômenos. É primeira vez que sobrevoamos uma fissura tão grande. Esperamos que isto ajude a explicar como se formam para poder predizê-las", ressaltou Studinger, cujas pesquisas se prolongarão até 2015.

O projeto IceBridge, a maior pesquisa aérea das camadas de gelo do mundo, realiza medições anuais da elevação das geleiras na Antártica e na Groenlândia.

Com até seis aviões equipados com uma grande variedade de instrumentos de observação e medição, os cientistas da Nasa registram dados na estrutura das geleiras com o objetivo de determinar o impacto da mudança climática no derretimento destas extensas massas de gelo.

China conclui primeiro acoplamento de duas naves espaciais


Efe
PEQUIM - O primeiro acoplamento espacial de duas naves espaciais chinesas, a Shenzhou 8 e a Tiangong 1, foi concluído com sucesso nesta última quarta-feira, 2, durante a órbita dos dois veículos não-tripulados ao redor da Terra, segundo as imagens ao vivo exibidas pela emissora estatal chinesa "CFTV".
Acoplamento foi vistoriado da Terra com a ajuda de diversos centros de observação aeroespacial - CCTV via APTN/AP
CCTV via APTN/AP
Acoplamento foi vistoriado da Terra com a ajuda de diversos centros de observação aeroespacial
À 1h36 local de quinta-feira (15h36 de quarta-feira de Brasília), a Shenzhou 8 (que em mandarim significa barco divino), lançada nesta terça-feira, 1, se acoplou ao módulo Tiangong 1 (palácio celestial), em órbita desde 29 de setembro, quando ambas sobrevoavam o território da China.
A operação foi acompanhada por especialistas do programa espacial e políticos, que a presenciaram do Centro de Controle Aeroespacial de Pequim.
Controlada a partir da Terra com ajuda de diversos centros de observação aeroespacial chineses (e um situado no Paquistão), a ação durou cerca de meia hora. Nela, a nave Shenzhou se aproximou do módulo, entrou em contato com ele e, em seguida, o atraiu para perto. Por fim, desdobrou um sistema de ganchos e completou o acoplamento.
Boa parte da cúpula do Partido Comunista Chinês, incluindo o primeiro-ministro Wen Jiabao, observou a complexa operação no centro espacial - com exceção do presidente Hu Jintao, que se encontra na França para a Cúpula do Grupo dos 20 (G20, bloco das principais nações ricas e emergentes).
As duas naves permanecerão unidas orbitando ao redor do planeta durante 12 dias e se separarão no próximo dia 14, quando voltarão a realizar um segundo acoplamento experimental, este mais curto (dois dias), antes que a Shenzhou retorne à Terra.
O evento foi comemorado pelas autoridades de Pequim como um grande passo nos planos do regime de criar uma futura estação espacial permanente da China. O país considera este projeto uma prioridade, assim como a exploração da Lua, e espera iniciá-lo por volta de 2020.
Com este programa, a China, terceiro país a levar um astronauta ao espaço, quer demonstrar que possui tecnologia suficiente para trabalhar em bases permanentes no espaço, diante das objeções de alguns países - como os Estados Unidos - a que Pequim participe da Estação Espacial Internacional (ISS).

Nova geração de aviões não tripulados poderá ficar no ar por até 4 dias

O avião não tripulado mais eficiente já construído poderá ficar até quatro dias no ar e carregar aviões de combate a 65 mil pés de altitude. Esse é o cartão de visitas do The Phantom Eye, veículo produzido pela Boeing.



Movida a hidrogênio, a aeronave é desenhada para missões de vigilância e reconhecimento e tem com maior diferencial o fato de poder permanecer em altitudes elevadas.


A Boeing está desenvolvendo outro avião, também não tripulado e ainda sem nome, que poderá permanecer no ar por até 10 dias. O avanço da tecnologia das aeronaves do gênero indica ainda outro caminho para a indústria: a construção de aviões de combate não tripulados.


Ataque de avião teleguiado americano no Paquistão


Pelo menos três rebeldes morreram nesta quinta-feira (03/11/2011) em um bombardeio de um avião sem tripulação dos Estados Unidos em zonas tribais do nordeste do Paquistão.


O avião sem piloto disparou mísseis contra um conjunto de casas em Darpakhel Sarai, um reduto da rede afegã talibã Haqqani, perto de Miranshah, a principal cidade do distrito tribal do Waziristão do Norte, na fronteira com o Afeganistão.


"Pelo menos três rebeldes morreram", afirmou uma fonte dos serviços locais de segurança, em um balanço que foi confirmado por representantes dos serviços de inteligência.


De acordo com várias testemunhas, outro avião sem tripulação dos Estados Unidos havia disparado dois mísseis mais cedo contra o mesmo alvo, mas sem atingir o alvo.


A rede Haqqani é considerada pelos Estados Unidos o inimigo mais perigoso para as tropas da Otan no Afeganistão. (AFP)

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Israel e EUA estão se preparando para a iminente “guerra” contra o Irã


Uma enxurrada de notícias sobre na semana passada indicam que Israel e os EUA estão se preparando para um iminente ataque militar às instalações nucleares iranianas.
Na quarta-feira, semi-oficial iraniana Fars News Agency informou que cerca de uma semana atrás, um esquadrão de aviões militares israelenses desembarcaram numa pista militar na Arábia Saudita, de todos os lugares. Foi relatado mais cedo este mês que a Arábia Saudita havia concordado em deixar Israel passar por seu espaço aéreo para atacar o Irã. A aviação israelense teria desembarcado no aeroporto de Tabuk, no noroeste da Arábia Saudita, que, segundo o relatório servirá de base central de operações da campanha aérea israelense contra o Irã.
Fars cita um morador saudita que disse que a presença de Israel e da cooperação entre o poder local o príncipe saudita e do Estado judeu foi a conversa da cidade.
Arábia Saudita não tem relações formais com Israel, e publicamente se refere ao estado judeu como um inimigo. Mas Riad é tão temerosos de uma bomba nuclear iraniana em Israel, e provavelmente iria recorrer a qualquer meio para evitar que a sua influência econômica regional perturbada.
Ao mesmo tempo, a TV tinha pressionado o Irã informando que um grande contingente de forças terrestres EUA tinha reunido no vizinho Azerbaijão. O site de notícias independente do Azerbaijão Trend confirmou o relatório.
Esses relatórios veio poucos dias depois de o Pentágono ter confirmado que uma grande frota de navios de guerra dos EUA tinham realmente passado pelo Canal de Suez do Egito a caminho do Golfo Pérsico. Pelo menos um navio de guerra israelense se uniu a armada americana.

Aumenta temor em Israel com possibilidade de ataque ao Irã


Militares, políticos e analistas se manifestam contra suposto plano.
Para ex-ministro, ataque de Israel ao Irã seria 'altamente perigoso'.

BBC


Premiê israelense Netanyahu com o ministro da Defesa Ehud Barak. (Foto: Getty Images)Premiê israelense Netanyahu com o
ministro da Defesa Ehud Barak. (Foto: Getty Images)
Especulações sobre um possível ataque de Israel ao Irã provocaram uma onda de duras críticas e alertas no país contra a eventual medida.
O assunto tem tido grande destaque na mídia local, em particular depois de uma reportagem no jornal israelense Yediot Ahronot, assinada porum dos mais respeitados jornalistas do país, ter dito que o premiê, Binyamin Netanyahu, e o ministro da Defesa, Ehud Barak, têm um plano para atacar as instalações nucleares do Irã.
Vários políticos, analistas e militares se manifestaram contrários ao plano. Segundo a imprensa, todos os chefes das forças de segurança do país, entre eles o chefe do Estado Maior, general Benny Gantz, e o chefe do Mossad, Tamir Pardo, também são contra um ataque ao Irã.
O ministro do Interior, Eli Ishai, que se opõe ao plano, disse que 'não consegue dormir' por causa da possibilidade de Israel atacar o Irã. A declaração de Ishai foi vista como um sinal de que o plano existe, pois o ministro faz parte do gabinete de segurança do governo.
O ex-ministro da Defesa Binyamin Ben Eliezer disse à radio estatal de Israel que um ataque ao Irã "não seria menos perigoso do que a própria ameaça iraniana" e rejeitou veementemente qualquer plano nesse sentido
Em entrevista à radio estatal de Israel, Eliezer condenou o plano e disse que espera que a "razão vigore".
Tzipi Livni, líder do partido de oposição Kadima, disse em uma reunião do Parlamento nesta semana que "Netanyahu deve ouvir os conselhos dos chefes das forças de segurança (contra o ataque)".
Sem apoio
Analistas dizem que o plano poderia der executado "depois de Shalit e antes do inverno", em referência ao alto nível de aceitação popular de Netanyahu após a libertação do soldado israelense Gilad Shalit e ao fato de que o Exército prefere não realizar operações militares durante o período das chuvas do inverno, entre dezembro e fevereiro.
Netanyahu e Barak não confirmaram nem descartaram a decisão, mas seus últimos pronunciamentos deixaram margem para interpretações que geram preocupação em Israel.
Em uma declaração na terça-feira, Ehud Barak afirmou que Israel "é o país mais forte do Oriente Médio, desde Tripoli até Teerã, e pode vir a enfrentar situações em que terá que defender seus interesses sem o apoio de forças regionais ou de outras forças".
Segundo Ben Eliezer, um ataque de Israel ao Irã sem a concordância dos Estados Unidos e em uma situação de isolamento diplomático, seria "altamente perigoso" para Israel.
O governo americano enviou vários emissários a Israel para deixar claro que se opõe a um plano de ataque ao Irã.
De acordo com Netanyahu, o programa nuclear iraniano representa uma ameaça "pesada e direta" contra Israel.
O premiê israelense também já afirmou em diversas ocasiões que o significado de uma bomba atômica em poder do Irã seria de um 'segundo Holocausto'.
Sanções
De acordo com analistas militares, um bombardeio da Força Aérea israelense às instalações nucleares do Irã não poderá destruir o projeto nuclear do país, pois os alvos são numerosos e estão dispersos por todo o território iraniano, alguns deles enterrados profundamente em locais subterrâneos.
Eles afirmam ainda que se Israel bombardear o Irã, milhares de civis israelenses poderão morrer em consequência de um contra-ataque de mísseis iranianos, que seriam disparados principalmente contra a cidade de Tel Aviv.
Um ataque ao Irã, segundo as análises, também teria um amplo impacto em todo o Oriente Médio e afetaria a economia mundial.
O ministério das Relações Exteriores de Israel iniciou uma campanha exortando a comunidade internacional a endurecer as sanções ao Irã.
De acordo com o ministério, "as chances de frear o programa nuclear iraniano apenas com medidas diplomáticas estão se reduzindo".
Israel sugere a proibição de qualquer transação com o Banco Central do Irã, o boicote ao petróleo bruto do país e sanções contra suas empresas aéreas e marítimas.
No dia 8 de novembro, a Agência Internacional de Energia Atômica deverá publicar um relatório com novas informações sobre o programa nuclear iraniano.

KC-390 - Indústria nacional deve participar do projeto do novo cargueiro


Está previsto para 2014 o voo inaugural do KC-390, novo avião de transporte que a EMBRAER desenvolve para a Força Aérea Brasileira e que já possui intenções de compra de outros cinco países. A aeronave vai cumprir missões de transporte e de reabastecimento em voo, entre outras.

Benefícios econômicos e incentivo às empresas nacionais estão no foco do projeto. "Uma das premissas fundamentais do projeto é que seja priorizada a indústria nacional", explica o Tenente Coronel Sergio Carneiro, gerente do projeto do KC-390.

As oportunidades para as empresas brasileiras foram apresentadas em um seminário realizado (19/10) no Parque de Desenvolvimento Tecnológico de São José dos Campos (SP). A prioridade é favorecer as empresas brasileiras nos contratos para o fornecimento de itens que podem ser fabricados no Brasil. "Tudo aquilo que a indústria brasileira puder fornecer nós iremos incentivar", afirma o Tenente Coronel Carneiro.





Os itens vão desde a blindagem até armários, equipamentos de apoio em solo, escadas, cozinha de bordo e a estrutura necessária para a linha de montagem. Na programação do seminário, a EMBRAER e o Departamento de Ciência e Tecnologia da Aeronáutica (DCTA) apresentaram as oportunidades do projeto. Em seguida, representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), da Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e do Centro para a Competitividade e Inovação para o Cone Leste Paulista (CECOMPI) esclareceram sobre linhas de financiamento e outras formas de apoio que podem ser oferecidas para as empresas que ingressarem no projeto.

“A mobilização e o fortalecimento de toda a cadeia produtiva nacional, em consonância com as medidas governamentais refletidas na Estratégia Nacional de Defesa e no Plano Brasil Maior, têm sido foco da FAB e da Embraer desde o início deste programa”, disse Luiz Carlos Aguiar, Presidente da Embraer Defesa e segurança. “Com o apoio de diversas entidades públicas e privadas, temos envidado esforços conjuntos para estimular e viabilizar a participação de empresas brasileiras como fornecedoras do KC-390.”

Paralelo ao incentivo às empresas brasileiras, o projeto do KC-390 também envolve indústrias estrangeiras, que vão fornecer equipamentos que ainda não são fabricados no Brasil, como turbinas e o radar. Nesses casos, serão assinados acordos de Off-Sets, compensações econômicas para o Brasil por meio de parcerias dos estrangeiros com empresas nacionais que são beneficiadas, por exemplo, com transferência de tecnologia.

Desenvolvido para substituir o C-130 Hércules, aeronave de transporte militar atualmente utilizado em mais de 90 países, o KC-390 já possui 28 intenções de compra da Força Brasileira e também do Chile (6), Colômbia (12), Argentina (6), Portugal (6), República Tcheca (2).

Com 35,20 metros de comprimento, 12,15m de altura, 35,05m de uma ponta da asa à outra e 81 toneladas de peso máximo, o KC-390 é a maior aeronave já projetada no Brasil e terá que aliar características como voar a até 850 Km/h, levar até 23 toneladas de carga e pousar em pistas curtas, como na região amazônica e até na Antártica. Entre as principais missões do jato estarão o transporte de cargas, lançamento de paraquedistas, reabastecimento em voo de aviões e helicópteros, busca e resgate, combate a incêndios florestais, lançamento de cargas em voo, transporte de tropa e evacuação de feridos.

O compartimento de carga poderá levar 80 soldados ou 64 paraquedistas ou ainda 7 pallets de carga. Em configuração para resgate de doentes ou feridos, poderão ser instaladas até 74 macas, além de espaço para uma equipe médica. O KC-390 também terá seus sistemas de controle de voo totalmente elétricos (fly-by-wire) e uma eletrônica embarcada de última geração, compatível com sistemas de visão noturna e com sistemas de autoproteção contra mísseis.
Empresas já selecionadas para o KC-390
Empresa
Clique no nome da empresa para mais detalhes
País
Componente
EUA
Aviônicos Pro Line FusionTM
Alemanha
Sistemas de controle ambiental e da pressão da cabine
Inglaterra
Sistema de automanete
França
Sistemas de rodas, freios, retração e
extensão do trem de pouso, e conjunto hidráulico do controle direcional em solo
EUA
Sistemas de movimentação de carga e lançamento aéreo (Aerial Delivery System - CHS/ADS)
Brasil
Trem de Pouso
Inglaterra
Pods de reabastecimento em vôo
Itália
Sistema de radar de missão
Brasil - Israel
Computador de Missão
Inglaterra
Fornecer hardware, software embarcado, projeto de sistemas e suporte à integração dos eletrônicos para comandos de vôo
HISPANO-SUIZAFrançaSistema Emergencial de Geração de Energia Elétrica (EEPGS)
International Aero Engines AG (IAE)Consórcio Lidrado pela P&WMotor V2500-E5

ver Artigo sobre A IAE
EUAAtuadores elétricos reserva dos hidrostáticos (EBHA), os atuadores eletrônicos e os controles elétricos para o sistema primário de comandos de vôo
Países e Empresas que Participam do Desenvolvimento
ArgentinaFAdeA6 Aeronaves
PortugalOGMA6 Aeronaves
Colômbia
Colombian Aeronautics Industry Corp.
12 Aeronaves
BrasilEMBRAER28 Aeronaves
República TchecaAero Vodochody2 Aeronaves
ChileENAER6 Aeronaves
 
Total
60 aeronaves