quinta-feira, 20 de outubro de 2011

AO VIVO: A captura e morte de Muamar Kadafi


16h48 – O que é pior? Morrer como Kadafi, estar em uma prisão no Egito, como Mubarak, ou viver na Arábia Saudita, como Ben Ali? OPINE pela página da Inter no Facebook.
16h43 – As comemorações de líbios pela morte de Kadafi ocorreram também fora do país, como no Brasil, onde algumas pessoas se reuniram diante da Embaixada em Brasília e destruíram fotos do ditador. Na imagem abaixo, opositores de Kadafi comemoram em Londres, diante da Embaixada líbia na capital britânica.892140.jpg
Também diante da Embaixada em Londres, o embaixador Mahmud Nacua (na foto abaixo) lê um comunicado confirmando a morte de Kadafi, seguindo informações divulgadas pelo vice-presidente do CNT, Abdelhafiz Ghoga, que deu a notícia da captura e morte do ditador em uma coletiva coletiva de imprensa que concedeu em Benghazi.
16h36 – Na imagem abaixo, um jovem líbio identificado pela Efe como Mohamed el-Bibi, de 20 anos, mostra a pistola banhada em ouro que seria a mesma utilizada por Kadafi. A arma teria sido encontrada com o ditador em Sirte, onde foi capturado e, posteriormente, morto pelos opositores.
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16h33 – Novas fotos divulgadas pela Efe mostram Kadafi com menos cabelo e com um tiro na têmpora.
Aguarde.

16h28 – Se você passou a nos acompanhar agora, as principais notícias relacionadas à Líbia nesta quinta são:
  • - O ditador Muamar Kadafi foi capturado e morto em Sirte, sua cidade natal e último reduto
  • - Kadafi foi encontrado em um buraco em Sirte, segundo os rebeldes (veja fotos mais abaixo)
  • - O corpo de um dos filhos do ditador, Mutassim, também teria sido encontrado em Sirte
  • - Líbios comemoram com euforia as notícias da morte de Kadafi, em Trípoli, Misrata e outras cidades
  • - O ministro da Informação e porta-voz de Kadafi, Moussa Ibrahim, também foi capturado
  • - Lideranças internacionais reagiram à morte de Kadafi, dizendo que a Líbia entra “em uma nova fase”
  • - Um vídeo divulgado no YouTube mostra Kadafi ainda vivo e cambaleando ao ser capturado
16h22 – O Vaticano reconheceu o Conselho Nacional de Transição como “legítimo representante do povo líbio”, sehundo a Ansa, agência italiana. Em um comunicado oficial, a Santa Sé classificou o regime de Kadafi de “duro e opressivo”. Desde fevereiro, quando começaram os protestos pela renúncia do ditador, o papa Bento XVI vinha fazendo apelos pelo fim do conflito no país.
16h19 – Reveja abaixo imagens de Muamar Kadafi, que era considerado um líder excêntrico por seus hábitos e manias.
15h11 – Reveja, abaixo, o lugar onde Kadafi foi encontrado, em Sirte. Nas pichações, em árabe, aparecem a palavra “rato”.

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15h07 – As manifestações de euforia pela notícia da morte de Kadafi chegaram a Brasília. Líbios se reuniram diante da Embaixada na capital (imagem abaixo) e destruíram imagens do ditador.
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KC-390 - Workshop busca mais Empresas Brasileiras


São José dos Campos – SP, Brasil, 20 de outubro de 2011 –Cerca de 80 empresas brasileiras do setor aeronáutico participaram ontem do Workshop KC-390, promovido pela Força Aérea Brasileira (FAB). Durante o evento, a Embraer Defesa e Segurança apresentou oportunidades de curto e médio prazo para a cadeia produtiva do jato de transporte militar e reabastecimento em desenvolvimento para a FAB.

O principal objetivo do workshop foi estimular a participação de empresas brasileiras como fornecedoras de peças, componentes, sistemas e serviços para o KC-390. O Índice de Nacionalização da aeronave, calculado pelos critérios do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), é estimado em 60%, chegando a 80% se não forem considerados os motores, que representam cerca de um terço do custo total da aeronave e para o qual não há produção nacional.

“A mobilização e o fortalecimento de toda a cadeia produtiva nacional, em consonância com as medidas governamentais refletidas na Estratégia Nacional de Defesa e no Plano Brasil Maior, têm sido foco da FAB e da Embraer desde o início deste programa”,disse Luiz Carlos Aguiar, Presidente da Embraer Defesa e Segurança. “Com o apoio de diversas entidades públicas e privadas, temos envidado esforços conjuntos para estimular e viabilizar a participação de empresas brasileiras como fornecedoras do KC-390.”

Realizado no Parque Tecnológico de São José dos Campos, a 90 km de São Paulo, o evento contou com a participação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), BNDES, da Agência Brasileira de Inovação (FINEP) e do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI). A Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB) e do Centro para a Competitividade e Inovação do Cone Leste Paulista (CECOMPI) também estiveram presentes. Além de estimular o fomento e a capacitação da cadeia de fornecedores nacionais, o encontro também teve como objetivo incentivar as empresas a buscarem parcerias com fornecedores de outros países já contratados pela Embraer Defesa e Segurança para o programa do novo avião.

O KC-390 é o maior avião já construído pela indústria aeronáutica brasileira e estabelecerá um novo padrão para aeronaves de transporte militar médias em termos de desempenho, capacidade de carga e avançados sistemas de missão e de vôo, como o fly-by-wire. O programa de desenvolvimento representa uma importante oportunidade para capacitar e melhorar o nível de prontidão tecnológica das empresas nacionais que pretendam tornar-se fornecedores da Embraer, ou mesmo atuar como subcontratadas de fornecedores estrangeiros já selecionados.
Empresas já selecionadas para o KC-390
Atualização 20 Outubro 2011
Empresa
Clique no nome da empresa para mais detalhes
País
Componente
EUA
Aviônicos Pro Line FusionTM
Alemanha
Sistemas de controle ambiental e da pressão da cabine
Inglaterra
Sistema de automanete
França
Sistemas de rodas, freios, retração e
extensão do trem de pouso, e conjunto hidráulico do controle direcional em solo
EUA
Sistemas de movimentação de carga e lançamento aéreo (Aerial Delivery System - CHS/ADS)
Brasil
Trem de Pouso
Inglaterra
Pods de reabastecimento em vôo
Itália
Sistema de radar de missão
Brasil - Israel
Computador de Missão
Inglaterra
Fornecer hardware, software embarcado, projeto de sistemas e suporte à integração dos eletrônicos para comandos de vôo
HISPANO-SUIZAFrançaSistema Emergencial de Geração de Energia Elétrica (EEPGS)
EUA
Atuadores elétricos reserva dos hidrostáticos (EBHA), os atuadores eletrônicos e os controles elétricos para o sistema primário de comandos de vôo

Líbia - Muamar Kadhafi foi capturado e morto


BENGHAZI, Líbia, 20 Out 2011 (AFP) -O ex-ditador da Líbia Muamar Kadhafi foi morto pelas forças do novo regime em um ataque contra o último bolsão de resistência em sua cidade natal, Sirte, informou o Conselho Nacional de Transição (CNT).
"Nós anunciamos ao mundo que Kadhafi foi morto pelas mãos da revolução", declarou o porta-voz do CNT, Abdel Hafez Ghoga.
"É um momento histórico. É o fim da tirania e da ditadura. Kadhafi encontrou seu destino", completou.
Segundo Ghoga, a informação de sua morte foi confirmada por nossos comandantes de Sirte, os mesmos que capturaram Kadhafi quando foi ferido durante a batalha em Sirte, acrescentou.
Um vídeo que circula entre os combatentes do CNT em Sirte mostra imagens feitas com um telefone celular do que aparenta ser o corpo de Kadhafi ensanguentado.
Nas imagens granuladas, observadas por um correspondente da AFP, vários ativistas do CNT gritam de maneira caótica ao redor de uma pessoa de uniforme cáqui com sangue no rosto e pescoço.
O corpo é levado pelos combatentes e colocado em uma caminhonete.
Uma fotografia feita a partir de uma imagem pausada de um celular e obtida pela AFP supostamente mostra Kadhafi muito ensanguentado, mas ainda não está claro se ele estava vivo ou morto no momento da foto.
Na imagem, Kadhafi está com sangue no rosto e nas roupas.
Ainda não se tem notícias do que foi feito com o corpo. Algumas versões afirmam que foi levado para um local secreto.
Abubakr Yunès Jaber, ministro da Defesa do regime deposto de Muamar Kadhafi, também foi morto em Sirte, indicou nesta quinta-feira um médico à AFP.
Uma fonte de alto escalão do CNT informou também que a cidade de Sirte, último bastião da resistência das forças leais a Muamar Kadhafi, foi "totalmente libertada" nesta quinta-feira.
"Sirte foi totalmente libertada, e com a confirmação da morte de Kadhafi", a Líbia foi completamente libertada, declarou Khalifa Haftar, acrescentando que "aqueles que lutaram ao lado de Kadhafi foram mortos ou capturados".
Já a Otan anunciou ter bombardeado um comboio de veículos militares pró-Kadhafi nas proximidades de Sirte, e o porta-voz do CNT cogitou a presença dos filhos do ex-ditador neste comboio.
"Aproximadamente às 08h30, hora local (10h30 de Brasília) desta quinta, a Otan bombardeou veículos da força militar pró-Kadhafi que faziam parte de um grupo maior que circulava pelas vizinhanças de Sirte", afirmou o porta-voz da Otan, coronel Roland Lavoie.
Ghoga explicou que "algumas informações assinalam a presença dos filhos de Kadhafi neste comboio, estamos tentando verificá-las".
No entanto, a Otan não indicou se o coronel Muamar Kadhafi estava neste comboio militar "que representava uma ameaça para os civis", segundo a fonte da organização.
O governo dos Estados Unidos, no entanto, informou que ainda não tem condições de confirmar a notícia.
"O Departamento de Estado não pode, neste momento, confirmar as notícias da imprensa sobre a captura ou morte de Muamar Kadhafi", declarou o porta-voz do Departamento de Estado, Victoria Nuland.

Soldados turcos carregam os caixões de soldados que foram mortos em um ataque de membros dos PKK / MUSTAFA OZER/ AFP
Ataque do PKK contra postos militares turcos ao longo da fronteira com o Iraque já deixou 24 mortos e 18 feridos
A aviação turca voltou a executar na madrugada desta quinta-feira novas operações de bombardeio no norte do Iraque contra acampamentos dos rebeldes curdos, que mataram 24 soldados turcos na véspera.
Aviões F-16 decolaram durante esta noite da base aérea de Diyarbakir, principal cidade do sudeste e que tem população majoritariamente curda, para bombardear região montanhosa iraquiana que abriga várias bases do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).
Um ataque do PKK contra postos militares turcos ao longo da fronteira com o Iraque deixou 24 mortos e 18 feridos na quarta-feira.

Exército turco entra no Iraque com 22 batalhões

O Exército turco iniciou nesta quinta-feira uma operação militar no Iraque com 22 batalhões, para acabar com a presença do grupo armado Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), informou o Estado-Maior das Forças Armadas turcas.
Em comunicado em seu site, o Estado-Maior das Forças Armadas turcas detalhou que a invasão no país vizinho iniciou em cinco áreas ao longo da fronteira com o Iraque.
“Com o objetivo de neutralizar os membros da organização terrorista, demos início a uma operação dentro do país e do outro lado da fronteira – no norte do Iraque – em cinco regiões diferentes com a participação de 22 batalhões das Forças Especiais do Exército, de policiais de elite e de amplo um apoio aéreo”, assinala a nota.
Dados dos militares turcos e da rede “NTV” indicam que entre 10 mil e 20 mil soldados participam da operação.
O início da operação ocorre enquanto Nechervan Barzani, sobrinho do presidente do Curdistão iraquiano, Mashud Barzani, e alto dirigente do Partido Democrático do Curdistão (KDP), está em Ancara para reunir-se com o Governo do primeiro-ministro, Recep Tayyip Erdogan.
Em entrevista coletiva antes do encontro com Barzani, Erdogan disse que foi ele mesmo quem o chamou e considera possível que os combatentes curdos do norte do Iraque trabalhem com o Exército turco em sua luta contra o PKK.
Sobre a operação militar, o primeiro-ministro turco disse que dará resultado, sem dar mais detalhes.

Embraer é incluída em projeto de novo satélite


Empresa deve se associar à Telebras para equipamento que também terá parceria de DCTA e Inpe.
A Embraer, de São José dos Campos, deve se associar à estatal Telebras para o desenvolvimento do novo satélite geoestacionário brasileiro, orçado em R$ 716 milhões e que tem o objetivo de ampliar a oferta de banda larga em áreas remotas do país, além de utilização para fins militares.
A meta do governo federal é colocar o equipamento em órbita em 2014.
O desenvolvimento será feito por empresas contratadas no exterior, mas com participação de consórcio nacional liderado pela Telebras que deve envolver, além da Embraer, outras instituições de pesquisa da região.
A Embraer não comentou o assunto ontem, mas a parceria, que já estaria quase fechada, deve envolver também a AEB (Agência Espacial Brasileira), que gerencia o Programa Espacial Brasileiro, e o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e o DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), além do Ministério da Defesa.
A participação da Embraer teria sido acertada devido à vasta experiência da empresa na integração de sistemas de alta tecnologia.
Por meio da assessoria, a AEB confirmou o interesse em uma “empresa de grande porte” no projeto, mas disse que não há nada definido.
Acordo.
No final de setembro, o presidente da Telebras, Caio Bonilha, afirmou em nota publicada no site da estatal que estava negociando com a iniciativa privada para “propiciar um ambiente de transferência de tecnologia”.
Os recursos destinados ao satélite já estão previstos no Plano Plurianual 2012-2015, do governo federal, que também inclui o desenvolvimento dos satélites sino-brasileiros de observação Cbers 3 (no próximo ano) e Cbers 4 (até 2016).
União.
O coordenador do Cedaer (Comissão Empresarial para o Desenvolvimento Aeroespacial), Lauro Ney Batista, afirma que a fórmula de união entre instituições estatais e iniciativa privada pode ser benéfica para que o projeto saia do papel.
“O Brasil está atrasado há décadas por incapacidade do governo. Essa união entre estatal e privado é uma tendência presente no exterior, como a participação da Boeing nos projetos dos Estados Unidos.”
Projeto.
O satélite, que ficará a 35,7 mil quilômetros da Linha do Equador, se deslocará na mesma velocidade da Terra, ficando como se estivesse estacionado em um ponto de órbita. No total, o governo federal pretende investir mais de R$ 2,5 bilhões no desenvolvimento e lançamento de satélites até 2015.
SAIBA MAIS
Satélite
Lançamento
Brasil quer lançar até 2014 o satélite para comunicações
Fabricação
Parceria
O satélite deverá ser fabricado no exterior, mas o governo pretende estabelecer participação da indústria brasileira
Consórcio
Nacional
Parceria entre AEB, Telebrás, DCTA, Inpe, FAB e Embraer
Descrição
Modelo
Satélite servirá para a ampliação da oferta de banda larga em áreas remotas do país e também para fins militares

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

O Programa de revitalização dos carros de combate T 90 MS

Foi exibido na exposição “Armas 2011″ na Rússia, o protótipo do carro de combate atualizado T 90 MS,  na ocasião, foi informado que o programa de revitalização dos carros de combate russos T 90,  concluiu com sucesso a fase desenvolvimentos, segundo alguns analistas, fazendo surgir uma nova variante mais moderna e atualizada denominada T-90MS.O T 90 MS possui 1,5 toneladas a mais que o modelo básico, porém o veículo ganhou capacidades que o equiparam com os os seus rivais diretos.
O veículo recebeu pela primeira vez um sistema de controle automático de transmissão com a possibilidade de mudança manual, o que reduz a carga física sobre o condutor a reduzir o consumo de combustível, de sobra, melhora as capacidades de aceleração.
O T 90MS é extremamente leve, apenas 48 toneladas, para se ter uma ideia o M1A2SEP- Abrhams dos EUA, possui uma massa de 62,5 Toneladas já o carro alemão Leopard 2A6 possui uma massa de 62,4 toneladas. O carro foi equipado com um novo motor B-92S2 de alta potência e com novos recursos, como, controle eletrônico da injeção de combustível e oxigenação. Sua potência específica de 24 cv / tonelada – não muito abaixo do nível dos modernos tanques estrangeiro e perfaz um total de 1152 cv totais.
A velocidade máxima do carro de combate na estrada foi melhorada para 60 km / h, um pouco a baixo dos seus rivais, porém a pressão sobre o solo é  0,98 kg/cm2. Para comparação, o M1A2SEP (EUA) – 67 km/h e 1,08 kg/cm2 e o Leopard 2A6 alemães – 72 km / h e 1,08 kg/cm2.
Para melhorar a mobilidade e manobrabilidade noturna do T-90MS recebeu um dispositivo combinado com canais de TV, sitemas eletroópticos e radar, o condutor dispõe agora de câmeras de visão noturna com visão 360º.
A nova torre de metralhadora permite o engajamento de alvos a qualquer angulo, próximo ou distante do carro, esta arma serve para defender o carro de  mísseis, RPG, foguetes, bem como de insurgentes que possam aproximar-se do carro.
Uma nova torre habitada atualizada foi bastante melhorada, dois dos três membros da tripulação, o comandante e o artilheiro podem equipar a torre. O sistema de armas foi inteiramente automatizado e podem ser comandados remotamente.
As novas armas e seu sistema de aquisição de alvos, permitem a realização de busca aquisição de alvos bem como do disparo mais eficaz, a preparação do tiro, alcance de detecção e reconhecimento noturno podem ser efetuados por apenas um dos membros da tripulação.
O novo sistema de mira e gestão de fogo, aliado as novas armas, permitiram ampliar o alcance letal do carro de combate, resultando em desempenhos superiores as versões anteriores do T 90.
O novo carro possui um sistema automático de detecção e destruição de armas anti carro. Aatravés do acionamento manual ou autônomo, o sistema comanda as armas do carro de modo a destruir armas como RPG ou mísseis stand off disparados contra ele, buscadores à laser e radar, detectam as fontes emisssoras e acionam as contra medidas.
Um sistema autônomo de estabilização controla as armas do carro e perimte disparos ofensivos ou defensivos ainda que o veículo esteja em deslocamento e em velocidade máxima. Ao mesmo tempo, o carro pode efetuar independentemente o disparo de sua arma principal contra o agressor, o sistema opera a qualquer tempo em quais quer condições de visibilidade e poeira.
O comandante do carro dispõe agora de vista panorâmica possibilitada por um sistema radial de vigilância de vídeo que oferece a mesma oportunidade ao artilheiro. Os dados digitalizados obtidos do radar, Flir, câmeras e laser, são apresentados em mostradores MFDs disponíveis os tripulantes de modo que a partir do seu posto, o tripulante tem nas suas mãos um sistema manpower que lhe confere a facildade de ter em mãos todos os comandos necessários para gerir o veículo, seus sistemas de armas, visão, aquisição e controle.
O T 90 MS é equipado com uma arma 2A46M-5 de alta precisão, calibre de 125 mm de 40 recargas prontas para disparo e outras 22 de reserva. O novo sistema de controle de fogo aliado ao novo cano, permite eficiência maior no acerto de cerca de 1,7 vezes em relação ao T 90S e garante a estabilidade a precisão dos projéteis.
A arma principal possui capacidade de engajamento efetivo a uma distância de 1.500 m em qualquer posição de tiro, a torre possui uma gama de elevação  de ângulos entre -10 a 45 graus a 316 graus de horizonte. 
A modernização T-90 também afetou uma completa reestruturação dos seus sistemas anti-armas convencionais. O Carro pode receber novas estruturas com desenho e revestimentos anti emissões de infra vermelhoe  radar absorventes, o que reduz a capacidade de detecção do opontente em cerca de 100 vezes, o veículo possui proteção eletromagnética contra ataques eletrônicos em ambiente saturado de radio frequências e microondas.


Além disso, o T 90MS está equipado com uma blindagem modular combinada com uma blindagem reativa avançada (ERA) de projeção frontal, blindagem com o DMZ, telas de treliça, e escudos de projeções balísticos sobre as superfícies. Maior proteção a região habitada do carro e compartimento da tripulação.Os módulos externos de blindagem e redução de assinatura térmica e radar podem ser configurados mediante interesse do usuário, o que aumenta a flexibilidade nas operações que exijam maiores proteções.

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