quinta-feira, 12 de julho de 2012

EUA têm medo de pequenos submarinos iranianos


Os submarinos iranianos de pequena tonelagem representam um substancial perigo para a marinha estadunidense, no Golfo Pérsico, falou ao jornal “The Christian Science Monitor” o comandante Christopher Harmer, quem de 2008 a 2009 foi diretor do centro de planejamento das operações da Quinta Esquadra da Marinha de Guerra estadunidense.

O oficial explicou que os iranianos poderiam dispersar tais submarinos por todo o aquatório do Golfo Pérsico e Mar da Arábia, e seria muito difícil localizá-los. Mais ainda, eles poderiam ocultar-se, aguardando um bom momento para o ataque. Estes submarinos podem colocar, rapida e ocultamente, minas nas rotas de navios inimigos ou, por exemplo, petroleiros. Desta forma, em caso de guerra os iranianos poderão barrar rapidamente o Estreito de Ormuz.
O Irã produz estes submarinos em série. 19 deles já estão em serviço, e cada ano são botados na água 4 unidades novas.
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O desfile militar comemorativo aos 201 anos de Independência da Venezuela

Chávez busca afirmar-se para o embate eleitoral do dia 07 de Outubro. Uma das atenções do atual Presidente,  o Tenente-Coronel Hugo Chávez Frias, é de buscar apoio nas fontes castrenses ou a  Fuerza Armada Nacional Bolivariana (FANB).
 
Para isto, nas últimas semanas, participou de inúmeras solenidades saudando os militares. E, ao mesmo tempo, afirmando que a oposição os desconsidera.
 
Durante a sessão solene do "Día de La Independencia", em  05JUL12, na  Assembléia Nacional, o presidente Chávez falou por meia hora. Em seu discurso afirmou, que a direita desprestigia os militares. A sessão foi transmitida em cadeia nacional de rádio e TV.
 
É um argumento já exposto no dia 24JUN12, durante a celebração do Día del Ejército. No mesmo evento Chávez anunciou que emissários estavam a caminho da Rússia para adquirir novos lotes de equipamentos militares, entre estes, um segundo lote de carros de combate T72B1. Seriam mais 100 carros de combate a serem adicionados aos 92 já recebidos da Rússia. Devem ser adquiridos com um crédito fornecido pela Rússia de U$ 4 Bilhões.

Na noite, de 03JUL12, Chávez promoveu 147 oficiais ao generalato nas três forças. Na oportunidade  Chávez afirmou: "los críticos insanos dicen que poner medallas aquí es populismo. No, ustedes se merecen estos ascensos, todos se los merecen. Lo que pasa es que la burguesía siempre ha aborrecido a los militares".
 
No próprio dia do Desfile da Independência Chávez discursou no início e no fim do desfile sobre a importância dos militares para a independência e o socialismo. E novamente falou que a oposição os desprestigia.
 
No Sábado (07JUL12) o Ministério de Defensa graduou a 627 novos Oficiais Técnicos, dos quais  obtiveram o posto de tenente  226 oficiais pertenecentes ao Exército, 205 da Aviação e 95 da Guardia Nacional.
 
E no Domingo ( 08JUL12)  aconteceu o ato de graduação de novos Oficiais de Comando da Fuerza Armada Nacional Bolivariana (FANB), no pátio de  honra da Universidad Militar Bolivariana, em Caracas.
 
Se graduaram um total de 543 Tenentes e  Guardas-Marinha da FANB: 200 do Exército, 128 da Armada, 72 da Aviação, 103 da Guardia Nacional e um grupo de 40 oficiais formados em Belarus.
 
O desfile militar comemorativo aos 201 anos de Independência da Venezuela  tiveram a participação de 10.000 militares. Foram apresentados os  equipamentos que estão sendo recebidos da Rússia, em especial veículos blindados, carros de combate T72B1 e sistemas de defesa anti-aérea.

Notícias não confirmadas também indicam que um lote significativo de equipamentos militares foram adquiridos da China.
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MALÁSIA – Avança Programa do Blindado AV8 da DEFTECH

A Malásia assinou em janeiro de 2010 um acordo com a empresa Turca FNSS para compra de tecnologia  do veículo blindado PARS 8x8. Para isto também criou um programa industrial onde dois são os parceiros principais: a FNSS (Turquia) e a THALES (França), também participa a DENEL (África do Sul).

A empresa FNSS fornece a plataforma do sistema do veículo PARS  8x8 e alguns sistemas de blindagem. A THALES desenvolve a arquitetura eletrônica e sensores do veículo.

A estatal Sul-africana DENEL fornecerá armamentos, canhões de 30 mm e torres tripuladas e não-tripuladas. Também o sistema de míssil Ingwe anti-carro.

Na Malásia o veículo será produzido pela empresa DEFTECH, que deterá os direitos de exportação do AV8, como é chamado naquele país.

O governo da Malásia aprovou o investimento de U$ 2,5 bilhões para o primeiro lote.  O Exército Malaio prevê adquirir 257 unidades do DEFTECH AV8. Assim o custo unitário aproxima-se a 10 milhões de dólares a unidade. No mínimo o dobro ou o triplo de veículos similares no mercado internacional.

Porém o governo assume este valor para ter uma independência no desenvolvimento e aquisição dos direitos intelectuais e propriedade para comercializar o veículo no mercado internacional.

Brasil na rota do DEFTECH AV8

No recente evento Armoured Vehicles Brazil o Dr Yazin Ahmad, Programme Manager Military Vehicles do STRIDE (Science and Technology Directorate) do Ministério de Defesa da Malásia apresentou a evolução e os testes do AV8.

O conceito de mobilidade desenvolvido para a Família de Veículos AV8  pelos Malaios é inovadora e é apresentada como : “On Road, Off Road e No Road” O conceito “No Road” pode ser verificado em  foto neste artigo.

A suspensão pneumática e o duplo circuito de controle de pressão dos pneumáticos aliado a tração nas oito rodas mais a manobrabilidade em todas elas garante ao AV8 uma performance inigualável.

A apresentação do Sr Ahmad atraiu a atenção de vários representantes dos países presentes à conferência.

DENEL anuncia o maior contrato de exportação

Na terça-feira (10JUL12), a estatal sul-africana DENEL anunciou o seu maior contrato de exportação com o Exército da Malásia. O valor do contrato ascende a €340 Milhões de Euros.

A DENEL fornecerá  os seguintes equipamentos ao Exército Malaio para serem integrados ao DEFTECH AV8:

      - 69 Torretas de 2 lugares equipadas com canhão GI30 30 mm;
      - 54 Torretas equipadas com canhão GI30 e o míssil Ingwe;
      - 54 Torretas operadas de forma remota, e
      - 216 Mísseis guiados a laser Ingwe

As torretas e o canhão são produtos da DENEL Land Systems e o míssil Ingwe da DENEL Dynamics.

O primeiro lote de torres já está em produção e deve ser embarcado para a Malásia 
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montagem do Veículo Lançador de Satélite (VLS-1


Foi finalizada nesta quarta-feira  (11/7) a montagem do Veículo Lançador de Satélite (VLS-1) na nova Torre Móvel de Integração (TMI) do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão. A importante etapa de integração do veículo à torre de lançamento faz parte da Operação Salina iniciada em Alcântara no último dia 20. Nos próximos dias, o veículo passará por testes na nova Torre Móvel de Integração (TMI).
A Operação Salina que acontece no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) é realizada pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) vinculado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). A missão prevê  o transporte, a preparação e a integração mecânica de um "mock-up" estrutural inerte do VLS-1 – estrutura real do veículo sem combustível a bordo – e ensaios e simulações para verificação da integração física, elétrica e lógica da torre e dos meios de solo do CLA associados à preparação para voo do VLS-1. Além do IAE e CLA, participam da Operação Salina com o apoio logístico e de pessoal o COMAR I, II FAE, V FAE, IPEV e IFI.
Uma equipe de integração vinda do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) realizará os primeiros testes funcionais do veículo na nova torre a partir de medições e análises física, lógica e mecânica. Nessa nova configuração do VLS-1, a operação possibilitará medir e posicionar todos os novos conectores do veículo integrando-os à torre.

Ontem, uma equipe de técnicos franceses realizou a instalação de um sistema de segurança na torre de fuga localizada ao lado da nova TMI. Por meio do sistema, é possível que diante de alguma situação de perigo evadir com maior segurança do local. O moderno sistema funciona por meio de “meias” que permitem o deslocamento até a parte subterrânea da torre num mecanismo que reduz a velocidade da queda até o subsolo. Na próxima segunda-feira, será realizada simulação de acidente nas imediações da nova TMI com o atendimento inicial e remoção das vítimas eventuais até o helicóptero de resgate.
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Farc afirmam ter derrubado caça colombiano


estadão.com.br
BOGOTÁ - As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) afirmaram nesta quinta-feira, 12, ter derrubado o caça da Força Aérea colombiana, incidente que matou dois militares que realizavam uma operação no departamento do Cauca.O último combate, executado ontem às 15h30 (17h30 de Brasília), na vereda Paletón, do município de Jambaló, deixou como resultado a derrubada de um avião Super Tucano por nosso fogo antiaéreo e matou seus dois tripulantes", dizem as Farc em comunicado datado das "Montanhas do Cauca" e assinado pela "Coluna Jacobo Arenas".
A Força Aérea da Colômbia havia confirmado a queda do avião e comunicou, nesta tarde, ter encontrado os destroços do caça, além dos corpos dos dois tripulantes. "A Força Aérea está trabalhando junto com uma comissão do Comitê Internacional da Cruz Vermelha para entregar os corpos", diz o comunicado.
O jato desapareceu na quarta-feira, enquanto sobrevoava a região de Cauca, sudoeste colombiano. A aérea é conhecida como um grande corredor de drogas. Nos últimos dias, o governo vêm tentando repelir as Farc da região, causando intensos combates.
Com Efe SEGURANÇA NACIONAL BLOG

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Super Tucano mira mercado de 300 aviões


ROBERTO GODOY - O Estado de S.Paulo
O mercado internacional para o Super Tucano, uma classe de caças leves, dedicados ao ataque ao solo, à patrulha armada e à vigilância - além do apoio aproximado à tropa e o treinamento avançado, é estimado em US$ 3,5 bilhões cerca de 300 aeronaves. A pesquisa de demanda foi divulgada há dois anos mas se mantém.
Segundo Luiz Carlos Aguiar, o presidente da Embraer Defesa e Segurança (EDS), "o Super Tucano entra nessa disputa como favorito". Ontem, no Salão de Farnborough, nos arredores de Londres, a Embraer e a aviação militar da Indonésia anunciaram um contrato para o fornecimento de oito turboélices. A força aérea já havia comprado um lote do mesmo tamanho, em 2010, no valor estimado de US$ 100 milhões.
O novo negócio é maior. Cobre um simulador para instrução de pilotos e recursos logísticos para toda a frota. Em Jacarta, o Ministério da Defesa emitiu nota informando que o avião será empregado "em missões de controle das fronteiras, contra insurgência, e interceptação aérea".
O A-29 é utilizado por sete nações - Brasil, Colômbia, Equador, Chile, Indonésia, República Dominicana, Burkina Fasso e Estados Unidos, onde voa o único exemplar operado por uma companhia privada. Há negócios em andamento na Guatemala, no Peru e em Angola. A empresa admite manter discussões no Oriente Médio, na África e na Ásia.
Diferencial. A semana tem sido boa para a EDS. Na segunda-feira foi revelado o acordo de cooperação firmado entre a Embraer e a Boeing Defense, para integração de sofisticados sistemas de armas no A-29. Ontem, além da formalização do contrato indonésio, circulou a notícia da venda do controle da Hawker-Beechcraft para a desconhecida Super Aviation Beijing, da China, O valor da aquisição é de US$ 1,8 bilhão. Um executivo da corporação, Qian Chunyan, anunciou a oferta que não inclui a divisão de aeronaves militares. A exclusividade da oferta vale por 45 dias.
A Hawker, faz parte do complexo Goldman Sachs & Onex e está sob regime de recuperação judicial, um meio de evitar a falência.
A unidade de produtos de Defesa é a concorrente da Embraer na escolha do LAS, para fornecimento de 20 aviões de apoio leve e ataque ao solo que a administração americana comprará, pagando US$ 599 milhões, e entregará ao Afeganistão, que está estruturando uma nova aviação.
É apenas uma parte da transação. O plano do Pentágono é expandir o processo para qualquer coisa como 100 a 120 unidades. A fatura seria de US$ 900 milhões, podendo chegar a US$ 1,2 bilhão, conforme as especificações, dos turboélices e do pacote de peças, componentes e recursos tecnológicos de combate de precisão.
Serão fatores diferenciais, itens como a possibilidade de incorporar ao seu extenso conjunto, também bombas mais leves e de pequeno diâmetro, dirigidas até seus alvos por guiagem inercial, GPS ou luz laser.
Esses tópicos fazem parte do esquema de cooperação com os americanos da Boeing Defense e são válidos ainda para outras operações além da LAS.
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terça-feira, 10 de julho de 2012

Caças leves da Embraer vão receber sistemas de armas da Boeing Defesa


ROBERTO GODOY - O Estado de S.Paulo
O caça de ataque leve Super Tucano, da Embraer, vai receber sistemas de armas de avançada tecnologia da Boeing Defesa, Espaço e Segurança. A empresa americana fornecerá equipamentos de ponta como o Joint Direct Attack Munition (JDAMS), espécie de kit que transforma bombas 'burras' em versões 'inteligentes', para ataques de precisão.
Cotado a US$ 25 mil a unidade, o conjunto será acompanhado do JDAM Laser, um acessório que permite expandir o raio de ação e reduzir a margem de erro. O pacote inclui as Small Diameter Bombs (SDB), modelos menores, mais leves, de última geração. Sem perda de poder de destruição, mas com maior alcance: 50 a 110 quilômetros. Cada uma sai por US$ 40 mil.
O acordo de parceria será formalizado hoje, no Salão Aeronáutico de Farnborough, nos arredores de Londres. A Boeing foi selecionada pela Embraer para participar do plano destinado a adicionar novas capacidades ao turboélice A-29 Super Tucano.
Os recursos passarão a ser oferecidos em todas as ações de vendas internacionais do avião.
Ontem à noite, o presidente da Embraer Defesa e Segurança, Luiz Carlos Aguiar, destacou que a integração de sistemas vai influenciar a disputa para fornecimento de 20 aviões da classe do A-29, no valor de US$ 599 milhões, para a Força Aérea dos Estados Unidos, que os repassará à aviação do Afeganistão. A empresa brasileira venceu a disputa do programa da aeronave de Suporte Aéreo Leve, (LAS, na sigla em inglês) em dezembro de 2011. Finalista derrotada, a Hawker Beechcraft, iniciou um processo judicial contestando o resultado.
Em fevereiro, antes da decisão da Justiça, a aviação dos EUA decidiu cancelar o contrato. Houve grande repercussão negativa.
Pouco depois, um novo procedimento foi iniciado habilitando as duas corporações, solicitando novas informações.
O produto da Hawker ainda está em desenvolvimento e não se enquadra nos requisitos da LAS. O Super Tucano é usado por forças de sete países e acumula pouco mais de 130 mil horas de voo, das quais cerca de 18,5 mil cumprindo missões de combate. Toda a frota em atividade soma 150 turboélices de ataque e treino. A decisão do Pentágono só será conhecida no final do ano.
Para Donna Hrinak, presidente da Boeing do Brasil, o acordo "é uma consequência natural do bom relacionamento entre as empresas - quando falamos com a Embraer é como se falássemos com nós mesmos". Hrinak, a ex-embaixadora dos EUA no Brasil, a cooperação evidência o efeito do compromisso bilateral no setor da Defesa assinado em 2010. "A visita do secretário de Defesa Leon Panetta ao País confirmou essa posição favorável", disse.
Justiça. Nos EUA, a Sierra Nevada, associada da Embraer no programa LAS, foi à Justiça, para receber "explicações e justificativas pela rescisão do contrato, pela reabertura da concorrência e sobretudo pela readmissão de nossa concorrente no pleito".
Taco Gilbert, vice-presidente da empresa, sustenta a necessidade de "litígio transparente, e leal, em que as condições sejam iguais e que escolha o melhor, como exige a proposta". Ele revela preocupação: "com base em informações de que dispomos, tememos que esta licitação não atenda aos objetivos". Sierra Nevada e Embraer vão produzir o A-29 localmente, na Flórida.
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