A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo exibiu nesta sexta-feira um simulador do caça F-18 Super Hornet, um dos mais modernos do mundo. O equipamento de um milhão de dólares foi emprestado pela montadora americana de aviões Boeing para fazer parte do II Seminário do Programa de Pré-Iniciação Científica, organizado pela faculdade. É o mais moderno simulador aberto ao público - há uma versão mais completa usada pelos pilotos americanos.
O F-18 da Boeing concorre com o Rafale, da francesa Dassault, e o Gripen, da sueca Saab, por um contrato com o governo brasileiro para a compra de 36 caças. A disputa se arrasta desde 1998. Em 2009, o governo chegou a anunciar acordo com os franceses, mas a decisão foi suspensa por Dilma Rousseff, recolocando no páreo as empresas americana e sueca. Em campanha para vencer a disputa, a Boeing chegou a levar o simulador do F-18 para dentro do Congresso, no ano passado, para divertimento de parlamentares e assessores.O simulador, uma parafernália de uma tonelada, é composto por um cockpit, três projetores, uma tela de 180 graus e uma série de computadores que geram as imagens de alta definição. Roda uma versão antiga do sistema de treinamento da Boeing e não oferece uma série de recursos considerados secretos pelo governo americano, como acesso a um grupo restrito de armas e radares. Contudo, a empresa trouxe algumas novidades, como um sistema de telas sensíveis ao toque que ainda estão em fase de testes e provavelmente serão incorporadas aos caças. O software consegue mostrar o terreno em volta da aeronave em três dimensões, exibindo na tela do piloto detalhes que ainda não estão acessíveis na aeronave real.
Fácil de usar - Apesar de o cockpit não se movimentar como nos simuladores mais modernos do mundo, a tela de 180 graus consegue enganar o cérebro. Ao dar algumas voltas no simulador, não é difícil sentir tontura ou ter a sensação de que o cockpit está girando. Os comandos não são difíceis - e foram simplificados para que qualquer pessoa pudesse se divertir. “Na verdade, esses aviões já são muito estáveis e simples de pilotar, mesmo para um oficial da força aérea”, garante Figge...SEGURAÇA NACIONAL