O Comando de Operações Especiais da Força Aérea (AFSOC) norte-americano usa vários aviões adaptados para missões especiais. Nenhum deles é um caça, destaca Popular Mechanics.
O Comando de Operações Especiais da Força Aérea (AFSOC) norte-americano usa vários aviões adaptados para missões especiais. Nenhum deles é um caça, destaca Popular Mechanics.
Ao contrário dos caças e bombardeiros da Força Aérea dos EUA, que realizam ataques aéreos e depois se retiram, outro tipo de aviões pode semear ainda mais pânico entre os inimigos: se trata das aeronaves de Operações Especiais.
Além de oferecerem capacidades bélicas únicas, sua participação de uma operação implica sempre que se leve a cabo uma missão de comandos dos EUA, as forças especiais de elite.
O portal Popular Mechanics fez uma lista das sofisticadas aeronaves com que conta o AFSOC.
AC-130U Spooky
O "arsenal voador" do AFSOC, único em sua classe, se chama AC-130U Spooky — Assustador, e é uma modificação do avião de transporte C-130 equipada com armamento pesado.
No lado esquerdo da aeronave, há um canhão automático rotativo de 25 mm, um canhão automático de 40 mm e a sua arma principal, o canhão M102 de 105 mm, criado a partir de um obus do exército norte-americano.
O Assustador é um avião de apoio aéreo a tropas terrestres ou de ataque contra alvos designados. Seu futuro sucessor, o AC-130J Ghostrider, será equipado com mísseis ar-terra e bombas guiadas, o que presumivelmente o tornará "o avião mais armado que jamais levantou voo", segundo AirForceTimes.
C-130 Hercules
O antecessor do Spooky, o avião de transporte C-130 Hercules, é o principal avião de carga multifuncional do exército norte-americano. Várias modificações deste projeto inicial operam como transportes para paraquedistas, aviões-tanque e sistemas de comunicação voadores, entre outros.Apesar de estar mais de seis décadas no serviço, as modificações constantes mantêm atualizada esta aeronave, afirma Popular Mechanics.
V-22 Osprey
A verdadeira "joia" do AFSOC é sua aeronave multifuncional V-22 e suas alterações. Combinando a versatilidade de um helicóptero com a manobrabilidade de um avião, os Osprey são capazes de transferir 32 soldados ou 4.500 kg de carga a uma distância de 2.000 quilômetros e voltar para sua base.Apesar do custo exorbitante do programa e das críticas que têm gerado algumas características técnicas da aeronave, os V-22 e suas alterações continuam a ser os únicos de sua classe que se encontram no ativo, uma vez que o análogo soviético não sobreviveu à dissolução da URSS e a versão chinesa está em fase de desenvolvimento.
Aviões de procedência civil
Várias aeronaves especializadas do AFSOC têm suas raízes em projetos civis.
Os C-146A Wolfhound se baseiam no Dornier 328. Sua aparência de avião comercial é útil quando o AFSOC "não quer anunciar sua presença em uma área", de acordo com o Popular Mecanics.
Os U-28A provêm do avião regional Pilatus PC-12 e são usados para transportar as unidades das forças especiais em regiões de acesso difícil, que não têm aeródromos adequados para aviões de transporte maiores. Além disso, dispõem de equipes de reconhecimento e podem agir como um avião-espião.
O MC-12W, baseado no avião de carga multifuncional C-12, é um avião-espião.
Curiosamente, os militares norte-americanos empregam o sucessor de um avião soviético. O projeto do avião de carga leve C-145A Skytruck é derivado do projeto polaco M28 que, por sua vez, é uma versão licenciada do Antonov An-28, que voou pela primeira vez em 1969.