Uma embarcação não tripulada Elbit Systems Seagull e helicóptero HMS Ocean participou de um exercício entre a Royal Navy e a Marinha israelense.
Durante o exercício, a USV realizou uma missão Mine Counter Measure (MCM), digitalizando e criando um caminho seguro para o HMS Ocean. Uma vez que encontrou Mine-Like-Objects, a Seagull alertou o HMS Ocean para evitá-los, garantindo assim a sua "rota segura", diz Elbit.
A Seagull realizou a missão enquanto era operada remotamente a partir de uma Estação de Controle Missionária onshore. Além disso, o Seagull participou de um exercício táctico de manobras e navegou em formação com os navios da Marinha israelense HMS Ocean.
Recentemente, o HMS Ocean chegou em casa desde a implantação um dia mais cedo, já que sua carreira no Royal Navy acabou.
O HMS Ocean é o único operador de helicóptero do Reino Unido e o navio-chefe da frota da Royal Navy. Ela é projetada para suportar as operações de desembarque anfíbio e para apoiar a equipe do Commander UK Amphibious Force e Commander UK Landing Force.
O transportador de helicóptero de comando de guerra anfíbio termina sua carreira com a Royal Navy em uma nota muito ocupada, tendo deixado Plymouth no final de agosto, como navio de bandeira de um Grupo Marítimo da OTAN sobre os deveres de segurança na região do Mediterrâneo, protegendo as rotas marítimas internacionais críticas para o Reino Unido comércio.
O navio foi reatado e desviado de seus deveres da OTAN no início de setembro para obter ajuda humanitária vital para os territórios ultramarinos britânicos atingidos pelo furacão Irma antes de retornar para retomar o seu papel de chefe da OTAN e participar de exercicios multinacionais.
A bordo, durante a sua implantação, estavam os Royal Marines de 40 Commando, com base em Taunton, helicópteros de 820, 845 e 847, Royal Naval Air Squadron, com base em helicópteros Culdrose e Yeovilton e RAF Chinook. A tripulação partirá na licença de Natal depois de deixar o navio.
O HMS Ocean deve acabar com a Royal Navy no início do ano que vem, quando entrará em Devonport pela última vez sob o White Ensign para ser oficialmente liquidado.
Qual é o próximo para o transportador de helicóptero?
Em março, informamos que o Brasil estava interessado no helicóptero HMS Ocean, que agora foi confirmado pelo governo brasileiro.
Então, em abril , informamos que a Marinha do Brasil teria enviado uma proposta para pagar pelo transportador de helicóptero HMS Ocean em parcelas.
De acordo com o jornalista brasileiro Roberto Lopes em um e-mail, o custo do navio para a Marinha do Brasil é fixado em £ 80,3 milhões de libras (312 milhões de reais). Comandante da Marinha do Brasil, Almirante Eduardo Leal Ferreira, afirmou que o preço do oceano parecia "conveniente".
Então, esta semana, a IHS Janes informou que o Ministério da Defesa do Brasil autorizou esforços para comprar o Oceano uma vez que ela sai do serviço do Reino Unido.
Nós entendemos por Roberto Lopes por e-mail, a fonte que nos informou que o Brasil já apresentou um plano de pagamento para a embarcação, que os agentes envolvidos no processo de aquisição do navio são otimistas e já estão discutindo detalhes além das avaliações técnicas e financeiras que foram feitas, como o nome do navio.
"Minas Gerais é a designação mais forte na época. O Rio de Janeiro foi "salvo" para o futuro porta-aviões. No entanto, nada definitivo. Somente com a execução da aquisição é o definido. "
De acordo com alguém com quem conversamos no início do ano atualmente a bordo do navio, houve rumores de que esta é uma das várias possibilidades:
"As pessoas estão falando sobre o que acontecerá com o navio depois de 2018, havia rumores de que a embarcação poderia ser vendida para outra marinha, mas não havia nenhuma menção sobre o que a marinha poderia ser".
O transportador de helicópteros foi construído em meados da década de 1990 e encomendado em setembro de 1998. Em novembro de 2015, o Ministério da Defesa confirmou que o HMS Ocean será desmantelado em 2018 sem substituição semelhante a favor.
Fonte ukdefencejournal.org.uk