Radar SABER M60 e Veículo de Comando AVIBRAS ao fundo – imagem: Luiz Medeiros – Plano Brasil
Luiz Medeiros – Correspondente de Brasília
Antes de continuar tratando deste “tour”, nós do PLANO BRASIL gostaríamos de agradecer a ABIMDE que por meio de sua acessoria nos convidou para este evento e gostaríamos de parabenizar a ABIMDE, APEX e Ministério da Defesa pela iniciativa com este evento de mostrar o que nossa indústria pode fazer pelo mercado de defesa.
Deixo o meu relato de que o que temos nessa mostra são muitas empresas relativamente pequenas e que sobrevivem com muito esforço, mas tem homens e mulheres de muito caráter e vontade guiando-as nesse mar de imprevistos que é o mercado brasileiro acreditando no sonho de que não só podemos como devemos ter capacidade de nos defender.
Deixo o meu relato de que o que temos nessa mostra são muitas empresas relativamente pequenas e que sobrevivem com muito esforço, mas tem homens e mulheres de muito caráter e vontade guiando-as nesse mar de imprevistos que é o mercado brasileiro acreditando no sonho de que não só podemos como devemos ter capacidade de nos defender.
Bateria de submarinos desenvolvida pela FULGURIS - imagem: Luiz Medeiros – Plano Brasil
Continuando o nosso “tour” pela Mostra BID passamos pela parte da empresa FULGURIS, responsável pela fabricação de baterias, em evidência maior temos uma bateria utilizada em submarinos que já é utilizada pela Marinha do Brasil e também é exportada para outros países latino-americanos.
Importante observação de que se trata de um item estrategico e que já possuí um interessante mercado de importação sendo explorado, na imagem podemos ver o sr. Carlos Afonso Pierantoni Gambôa para dar uma noção melhor do tamanho deste equipamento dado que não é possível passar a devida dimensão de peso, somente é possível dizer que o tamanho não condiz com o peso deste equipamento.
Importante observação de que se trata de um item estrategico e que já possuí um interessante mercado de importação sendo explorado, na imagem podemos ver o sr. Carlos Afonso Pierantoni Gambôa para dar uma noção melhor do tamanho deste equipamento dado que não é possível passar a devida dimensão de peso, somente é possível dizer que o tamanho não condiz com o peso deste equipamento.
Fuzil 9mm TAURUS - imagem: Luiz Medeiros – Plano Brasil
Temos então uma breve apresentação da TAURUS novamente com a introdução do Vice-Presidente da ABIMDE, desta vez reforçando que a TAURUS é fornecedora de pistolas para forças de segurança fora do país e ainda enfrenta dificuldades para ter seu produto sendo mais utilizado no Brasil. Ponto interessante desta apresentação foi que de que TAURUS levou além de armamentos outras soluções presentes em seu portfolio, como colete a prova de balas e capacetes policiais anti-tumulto e capacetes para motociclistas, demonstrando aqui uma clara aplicação dual da tecnologia e o retorno dos investimentos na área de defesa para o campo civil.
Colete a prova de balas TAURUS - imagem: Luiz Medeiros – Plano Brasil
Encerramos a apresentação da parte interna do evento, no hangar do Correio Aéreo Nacional, e passamos a segunda parte, na área externa, o pátio a frente do Hangar onde algumas tendas e diversos veículos estão expostos. Vale ressaltar que o General Matiolli disse que as tendas aqui utilizadas são nacionais e ainda nos informou que muitas das tendas estrangeiras utilizam material brasileiro em seus processos fabris.
Radar SABER M60 e veículo de comando montado em um Agrale Marruá – imagem: Luiz Medeiros – Plano Brasil
Tivemos uma apresentação do radar SABER M60, desenvolvido pelo CTEX em conjunto com a OrbiSat, este é um radar para cobertura de baixa altura com um alcance na ordem de 60km e capacidade tridimensional (distância, altura e sentido de direção), além do radar em si estava junto uma viatura Agrale Marruá modificada para ser a central de controle do radar.
SUPER H2 LIFE 3000 - imagem: Luiz Medeiros – Plano Brasil
Tivemos a oportunidade de visualizar a solução purificação de água da H2 LIFE, assim como apresentado na LAAD em 2011 a empresa trouxe o H2 Life em versão compacta e para uso pessoal de um soldado, um “canudinho” porém acrescentando a sua solução Super H2 Life 3000, uma central de descontaminação e purificação de água, a central e compacta e os tonéis dentro do conteiner são somente para transporte de água, a central de purificação em si é bastante compacta e visivelmente eficiente.
Quadro Elétrico desenvolvido pela SKM para a Classe Macaé de Navios Patrulha em fase final de montagem – imagem: Luiz Medeiros – Plano Brasil
Na parte interna do evento em um stand tivemos uma breve apresentação da empresa SKM voltada para soluções de engenharia e automação, a compania que está à 20 anos no mercado.
Alguns exemplos de trabalhos da SKM podem ser vistos no Navio Polar Almirante Maximiano, nas plataformas P1 e P4 da Petrobras.
Para este evento a empresa trouxe um exemplo de suas soluções o quadro elétrico que está presente nos Navios Patrulha da Classe Macaé cuja a maquete está em exposição no estande da EMGEPRON. Na tenda externa pudemos acompanhar a fase final de montagem, ponto forte desse painel é um sistema de gerenciamento de todos os pontos e uma interface através de um visor LCD para facilitar o gerenciamento do sistema.
Alguns exemplos de trabalhos da SKM podem ser vistos no Navio Polar Almirante Maximiano, nas plataformas P1 e P4 da Petrobras.
Para este evento a empresa trouxe um exemplo de suas soluções o quadro elétrico que está presente nos Navios Patrulha da Classe Macaé cuja a maquete está em exposição no estande da EMGEPRON. Na tenda externa pudemos acompanhar a fase final de montagem, ponto forte desse painel é um sistema de gerenciamento de todos os pontos e uma interface através de um visor LCD para facilitar o gerenciamento do sistema.
EMBRAER A-29 Super Tucano - imagem: Luiz Medeiros – Plano Brasil
Tivemos então uma breve explicação sobre o A-29 Super Tucano, esta aeronave da EMBRAER já é capaz de falar por si só dado seu sucesso não só no mercado nacional (sendo utilizado pela FAB) como também por seu sucesso no mercado externo com diversos clientes estrangeiros já em posse de seus A-29 e os utilizando, como Equador, Chile, Colômbia e mesmo fora da América do Sul como a Indonésia, República Dominicana entre alguns outros.
Um ponto peculiar deste tour se fez aqui, um grande foco do restante da imprensa ali presente se “debruçou” sobre o A-29 e seu piloto, especialmente as TV’s que estavam no local, assim como já fora antes no stand do CELOG e DCTA e na passagem pela FLIGHT Technologies, o fascínio pelas máquinas voadoras se torna evidente, porém em um evento como esse vale ressaltar que por importante que sejam as aeronaves, é muito importante que sejam valorizados os demais produtos que nossa indústria é capaz de produzir no momento.
Um ponto peculiar deste tour se fez aqui, um grande foco do restante da imprensa ali presente se “debruçou” sobre o A-29 e seu piloto, especialmente as TV’s que estavam no local, assim como já fora antes no stand do CELOG e DCTA e na passagem pela FLIGHT Technologies, o fascínio pelas máquinas voadoras se torna evidente, porém em um evento como esse vale ressaltar que por importante que sejam as aeronaves, é muito importante que sejam valorizados os demais produtos que nossa indústria é capaz de produzir no momento.
VBTP GUARANI - imagem: Luiz Medeiros – Plano Brasil
Chegamos então a um dos mais esperados artigos do evento, o GUARANI, o VBTP que deve substituir os URUTU e tomar bem mais espaço do que meramente uma “substituição de plataformas” dentro do exército brasileiro, rendeu um momento no tour em que o Vice-Presidente da ABIMDE chamou o Ten-General Mattioli para a apresentação.
Com muito carinho sobre o blindado o General Mattioli apresentou características gerais do veículo, citando o interesse que o mercado externo já possuí considerando o exemplo da Argentina, que segundo o Ten-General Mattioli, deve estar dentro em breve anunciando a aquisição de alguns exemplares do GUARANI.
Antes que pudesse ser questionado sobre a escolha da IVECO para o desenvolvimento deste veículo, o Ten-General Mattioli tratou de esclarecer que foi feito um processo de consulta pública e o exército selecionou a proposta que achou mais interessante para o desenvolvimento do veículo.
Com muito carinho sobre o blindado o General Mattioli apresentou características gerais do veículo, citando o interesse que o mercado externo já possuí considerando o exemplo da Argentina, que segundo o Ten-General Mattioli, deve estar dentro em breve anunciando a aquisição de alguns exemplares do GUARANI.
Antes que pudesse ser questionado sobre a escolha da IVECO para o desenvolvimento deste veículo, o Ten-General Mattioli tratou de esclarecer que foi feito um processo de consulta pública e o exército selecionou a proposta que achou mais interessante para o desenvolvimento do veículo.
Detalhe do GUARANI provando que ele “sabe nadar” - imagem: Luiz Medeiros – Plano Brasil
Outras versões do GUARANI como de comando e controle e reconhecimento devem em breve ganhar o mundo, porém no momento a versão de transporte já é uma realidade e inclusive com uma encomenda já efetuada pelo Exército.
Aqui questionei o Ten-General Mattioli se eventualmente o Exército pretende investir em uma versão 8×8 do veículo dados possíveis armamentos a serem inseridos em uma versão de reconhecimento, a resposta do Ten-General Mattioli foi clara de que no momento não existe uma versão 8×8 e este desenvolvimento por hora não está em questão.
Aqui questionei o Ten-General Mattioli se eventualmente o Exército pretende investir em uma versão 8×8 do veículo dados possíveis armamentos a serem inseridos em uma versão de reconhecimento, a resposta do Ten-General Mattioli foi clara de que no momento não existe uma versão 8×8 e este desenvolvimento por hora não está em questão.
Torre REMAX do Guarani com a inscrição do CETEX - imagem: Luiz Medeiros – Plano Brasil
O veículo presente no evento é de acordo com Ten-General Mattioli o décimo “filhote” e conta com uma torre REMAX e uma metralhadora .50, desenvolvida pelo CTEX juntamente da empresa ARES (também presente no evento).
URUTU revitalizado pela ENGEMOTORS - imagem: Luiz Medeiros – Plano Brasil
Para encerrar o tour e a visita da parte externa houve uma breve explanação sobre possibilidades de modernização/revitalização de veículos M-113 e URUTU, apresentados pela ENGEMOTORS, apresentados pelo Ten-General Mattioli como boas soluções para revitalização destes tipos de veículos que além de ainda estarem em operação no Brasil, possuem vários outros usuários no mundo.
M-113 revitalizado pela ENGEMOTORS - imagem: Luiz Medeiros – Plano Brasil
Além dos veículos URUTU e M-113 pudemos verificar também duas outras viaturas revitalizadas que estavam mais distantes, fora do “foco de atenção”, mas para os saudosistas merecem carinho e atenção e excelente condição (ao menos externa) nas quais se apresentavam foi algo surpreendente, se não fosse de conhecimento prévio que se tratam de veículos com mais de 20 anos poderiam ser facilmente confundidos com veículos novos.
REO 6×6 revitalizado e modernizado pela ENGEMOTORS - imagem: Luiz Medeiros – Plano Brasil
EE-25 da ENGESA revitalizado - imagem: Luiz Medeiros – Plano Brasil
Para encerrar essa passagem inicial por este evento pioneiro demonstrando o potencial da indústria nacional de defesa, creio que o saudosismo faz parte e é bem vindo e uma esperança de que os esforços atuais de noss indústria de defesa tenham um futuro brilhante como a luz nesta imagem e não o triste fim que esta empresa teve.
Detalhe da viatura EE-25 - imagem: Luiz Medeiros – Plano Brasil..SEGURANÇA NACIONAL BLOG