sábado, 11 de fevereiro de 2012

Vega conjunto de foguete para viagem inaugural


Foguete europeu Vega está finalmente pronto para fazer seu vôo inaugural na segunda-feira.
O veículo de 30m de altura, concebido na década de 1990, vai lançar no que é chamado de vôo de qualificação do porto espacial de Kourou, na Guiana Francesa.
Ele vai levar nove satélites em órbita, mas o objetivo da missão é realmente para provar sistemas do foguete como todo o trabalho desenvolvido.
Vega foi desenvolvido para garantir o acesso europeu ao espaço para as classes de carga com peso inferior a 2,5 toneladas.
No momento, estes satélites menores tendem a andar convertidos ICBMs russos para entrar em órbita e às vezes eles podem esperar muitos meses para conseguir um lugar de lançamento.
Vega deve permitir que os operadores europeus a ter mais controle sobre os horários de seus projetos espaciais. Isso também significa que o valor do que é uma empresa extremamente high-tech irá retornar para a economia europeia, não para a indústria estrangeira.
"Vega dá à Europa a capacidade de lançar satélites de pequeno porte", disse Jean-Jacques Dordain, diretor-geral da Agência Espacial Europeia (Esa).
"As novas tecnologias - e em particular a miniaturização de tecnologias - estão fazendo para satélites cada vez mais pequena Isto é particularmente verdadeiro de satélites científicos, tais como a Terra espaçonave observação Assim, Vega tem uma perspectiva fantástica em frente a ela, desde que consigamos.". ele me disse.
O lançamento na Guiana Francesa está agendada para ter lugar 
  • Vega vai decolar a partir de um bloco renovado anteriormente utilizado pela Ariane 1
  • Os seus quatro estágios e carga útil de satélite são montados no local de lançamento
  • Satélites pesará a partir de uma 10s poucos kg, até um máximo de 2,500 kg
  • A "missão de referência" é um satélite de 1,5 t em uma órbita 700 quilômetros de alta polar
Haverá inevitavelmente um certo grau de nervosismo no controle de lançamento em Kourou vir lift-off tempo. De acordo com estatísticas compiladas pela consultoria aeroespacial Ascend , 58% (11 de 19) dos novos foguetes a partir de 1990 tiveram uma grande anomalia em seu primeiro vôo.
É por esta razão que os satélites realizadas em viagem inaugural de Vega foram todas dado um "passeio livre".
Stefano Bianchi, Vega da ESA, gerente do programa, explicou: "Claro, nós entendemos mais sobre [o caminho foguetes realizar hoje] - temos mais capacidade de modellisation, computadores, etc, mas é claro que ao nível do sistema que você tem coisas que você não pode testar no chão. E você tem que confiar no primeiro vôo.
"Você faz toda a verificação, você toma todas as margens em que é desconhecido, mas ainda assim o primeiro vôo é sempre um teste."
Vega é um veículo de quatro estágios. Seus três primeiros segmentos queimar um combustível sólido. Sua quarta e última etapa usa propelentes líquidos e pode ser parado e reiniciado várias vezes para obter uma nave espacial em órbita apenas o direito. O estágio também pode trazer-se para fora do céu - algo considerado muito importante nos dias de hoje, dada a preocupação crescente sobre detritos espaciais.
Processo de enrolamento filamentarNovas técnicas de produção utilizadas nos estágios Vega são projetados para reduzir custos e melhorar o desempenho
Uma inovação significativa é a maneira como os casos a motor são preparados para os primeiros três fases empregando uma fibra de grafite de alta resistência e de resina epoxi.
Avio, a fabricante aeroespacial italiana no coração do projeto Vega, criou uma instalação onde filamentos deste material pode ser enrolada na forma desejada.
"O uso de fibra de carbono é muito importante e nos permite reduzir custos e melhorar o desempenho, porque há menos peso em que a relação entre o quadro eo combustível", disse Avio CEO Francesco Caio.


".
Esa Vega espera um operacional para ser o lançamento de cerca de duas vezes por ano, transportando na sua maioria pequenos satélites científicos e de governo.
Vega vai tomar o seu lugar ao lado de seu "irmão maior" em Kourou - o Ariane 5 foguete de carga pesada, eo novo meio-lift "europeizado" foguete Soyuz que só recentemente começaram a lançar a partir do porto espacial.
Com todos os três veículos, a Arianespace, a empresa que administra Kourou, será agora capaz de oferecer aos operadores de satélite um passeio para qualquer tipo de nave espacial para todos os tipos de órbita - das baixas, pole-cruzamento órbitas utilizados pelas missões de observação da Terra, para o alta, locais geoestacionários favorecido por grandes plataformas de telecomunicações.
Preparação para o lançamento foi empurrando direito para cima contra a extremidade da janela de tempo disponível.
Se Vega deve ser necessário atrasar o vôo por meio da próxima semana por causa de questões técnicas, é muito provável que será convidado a se retirar por um mês ou assim.
Um foguete Ariane 5 foi reservado para lançar navio da Europa carga terceiro ATV para a Estação Espacial Internacional (ISS) em 9 de Março e esta missão tem precedência sobre qualquer outra atividade em Kourou.
As idas e vindas freqüentes na estação de exigir um cronograma de tráfego cuidadosamente coordenados e isso não pode ser interrompida para a introdução de Vega - tão importante como ele é.

Irã perfil



O Irã se tornou uma república islâmica única em 1979, quando a monarquia foi derrubada e clérigos religiosos assumiram o controle político sob o líder supremo aiatolá Khomeini.
A revolução iraniana pôr fim à regra do Xá, que tinha alienado poderosas forças religiosas, políticas e popular com um programa de modernização e ocidentalização juntamente com pesada repressão da dissidência.Pérsia, o Irã era conhecido antes de 1935, foi um dos maiores impérios do mundo antigo, e que o país sempre manteve uma identidade cultural distinta dentro do mundo islâmico por manter a sua própria língua e mantendo a interpretação xiita do Islã.
Em 2002, presidente dos EUA, George W Bush declarou o Irã como parte de um "eixo do mal". Enquanto o sucessor de Bush, Barack Obama, abrandou o tom, Washington continua a acusar o Irã de tentar desenvolver armas nucleares.O Irã, que construiu sua primeira usina atômica - em Bushehr, no sul do país - com a ajuda russa, diz que suas ambições nucleares são pacíficas. Presidente Ahmadinejad diz que Irã tem um "direito inalienável" de produzir combustível nuclear.
Em 2010, a ONU decidiu impor uma quarta rodada de sanções contra o Irã sobre a questão. Dois meses depois, Teerã anunciou que os engenheiros tinham começado carregamento de combustível para a usina de Bushehr e descreveu isso como um marco no esforço do país para produzir energia nuclear.
A falta de progressos na questão nuclear aumentou a tensão com a ONU, EUA e União Europeia até 2011, e da União Europeia anunciou a proibição das importações de petróleo iraniano em janeiro de 2012. Como a UE compra 20% das exportações de petróleo do Irã, este foi um passo significativo. O Irã ameaçou fechar o Estreito de Ormuz, através do qual todos os petroleiros do Golfo passar, no caso de tal proibição.
O país tem uma abundância de recursos energéticos - reservas substanciais de petróleo e gás natural perdendo apenas para os da Rússia.
O Irã tem sido liderado por uma elite conservadora desde 1979, mas parecia estar entrando em outra era de transformação política e social com a vitória dos liberais nas eleições parlamentares em 2000.
Mas os reformistas, mantidos na defensiva política pelos conservadores poderosos no governo e judiciário, não conseguiu fazer bom em suas promessas.
Apoio do ex-presidente Mohammad Khatami para maiores liberdades políticas e sociais o fez popular entre os jovens - um fator importante já que metade da população está abaixo dos 25.
Mas suas idéias liberais colocá-lo em desacordo com o líder supremo, o aiatolá Khamenei, e linha dura relutantes em perder de vista estabelecidos tradições islâmicas.
As eleições de Junho de 2005 foi um golpe para os reformistas, quando Mahmoud Ahmadinejad, o prefeito de Teerã ultra-conservador, tornou-se presidente.
Polêmica de Ahmadinejad a reeleição em junho de 2009 e com a supressão violenta de protestos da oposição subseqüentes ainda mais ampliou o fosso entre conservadores e reformistas dentro establishment político iraniano.

ESA observou que ritmo de rotação de Vênus é menor do que o pensado


Efe
A velocidade de rotação do planeta Vênus é inferior do que a comunidade científica tinha calculado até o momento, informou nesta sexta-feira, 10, a Agência Espacial Europeia (ESA), que comparou suas últimas medições com as realizadas no começo da década de 1990.Os cientistas estudaram os dados proporcionados pela sonda Vênus Express, que entrou em sua órbita em abril de 2006 para estudar em detalhe o planeta e sua atmosfera mediante seu Espectrômetro de Imagem Infravermelha e Visível, e comprovaram que havia detalhes de sua superfície que não apareciam onde eram esperados.
Se for mantido o ritmo de rotação calculado pelo satélite Magellan da Nasa no começo dos anos 90, os traços analisados teriam que estar situados a cerca de 20 quilômetros mais ao norte, segundo informou a ESA em comunicado.
"Quando os dois mapas não coincidiram, a princípio pensei que havia um erro em meus cálculos, porque as medições do Magellan foram muito precisas, mas comprovamos qualquer possível falha que nos ocorreu", diz na nota o cientista planetário Nils Müller, do Centro Aeroespacial alemão DLR.
Os cientistas estabeleceram com os dados proporcionados pela missão do Magellan que uma rotação completa de Vênus equivalia a 243 dias da Terra, mas as observações da superfície facilitadas pela Vênus Express só poderiam coincidir com a primeira se seus dias fossem 6,5 minutos superiores ao calculado.
Recentes modelos atmosféricos mostraram que o planeta poderia ter diminuído seus ciclos climáticos durante as últimas décadas, o que também poderia ter feito variar os períodos de rotação, mas nenhuma das razões com que a comunidade científica trabalha é definitiva.
Outro dos cientistas ocupados neste projeto, Hakan Svedhem, DIZ que calcular a velocidade de rotação desse planeta ajudará a planejar futuras missões, porque "será preciso informação precisa para selecionar lugares potenciais de aterrissagem".
A ESA explica que na Terra o tamanho dos dias pode chegar a variar cerca de um milissegundo ao ano e se vê afetada pelos ventos e as marés nesse período.
Com missões como a Venus Express, se espera poder determinar como esse tipo de forças afetam Vênus, o que, segundo a ESA, ajudaria a descobrir, entre outros fatores, a composição de seu núcleo. 

Grã-Bretanha não sabe como conter gastos com defesa


O Estado de S.Paulo
A Comissão de Contas Públicas do Parlamento britânico afirmou ontem que o Ministério de Defesa do país não sabe como evitar um déficit de financiamento em 2012 - ao mesmo tempo em que os custos para manter seus maiores projetos não param de crescer.
Segundo a instituição ligada ao Congresso, os gastos com os 15 principais programas de defesa da Grã-Bretanha aumentaram em US$ 738 milhões de 2010 para 2011.
"É inaceitável que o departamento ainda não consiga identificar a extensão do atual déficit entre seus recursos e seus gastos", afirmou a comissão parlamentar em um relatório publicado ontem, pedindo que o ministério declare rapidamente "como e quando irá equilibrar o orçamento deste ano".
O secretário de Defesa, Philip Hammond, defendeu a atuação de sua agência afirmando que o ministério já tomou "passos firmes" para resolver questões relacionadas a equipamentos e frear a tendência de aumento nos custos. "Já avançamos muito na limpeza da bagunça deixada pelo último governo", disse. / AP

Irã revelará grandes feitos nucleares, diz Ahmadinejad


AE - Agência Estado
O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, afirmou durante um discurso que o país vai revelar "feitos nucleares novos e muito grandes" nos próximos dias. Ele não especificou quais seriam esses feitos, mas insistiu que o governo não vai desistir de enriquecer urânio.
Os EUA e outras potências militares do Ocidente acreditam que o Irã está enriquecendo urânio para produzir uma bomba atômica. Teerã, no entanto, afirma que o objetivo de seu programa nuclear é pacífico. As informações são da Associated Press e da Dow Jones. 

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Exército brasileiro prepara sistema de prevenção contra ataques cibernéticos


O Exército brasileiro anunciou a compra de novos softwares para segurança e prevenção contra ataques cibernéticos.
As medidas fazem parte de um planejamento mais abrangente do governo brasileiro para criar um sistema de defesa e contra-ataque de possíveis ameaças a páginas e redes institucionais e de proteção a dados sensíveis.

Em janeiro, as Forças Armadas concluíram duas licitações para a compra de um antivírus e de um programa que simula ataques cibernéticos, no valor total de cerca de R$ 6 milhões. Os dois programas serão desenvolvidos por empresas brasileiras."Hoje temos um preparo mínimo para cenários de ataque. Temos uma grande rede, a EBnet, que reúne os quartéis em todo o país, e ela está bem blindada, mas há pontos de vulnerabilidade", disse à BBC Brasil o general Antonino Santos Guerra, diretor do Centro de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército (Ccomgex).
Na última sexta-feira, o grupo de hackers Anonymous Brasil atacou o site do Banco Central e as páginas dos bancos BMG, Citibank e PanAmericano, que ficaram temporariamente instáveis.
O grupo também assumiu a autoria de ataques aos sites dos bancos Itaú, Bradesco, Banco do Brasil e HSBC, que aconteceram durante a semana.
Também na última sexta-feira, o FBI anunciou que está investigando como ativistas ligados ao grupo Anonymous conseguiram interceptar uma conferência telefônica entre agentes americanos e a britânica Scotland Yard, em que discutiam ações legais contra os hackers.
Outros ataques em sites institucionais americanos e gregos foram registrados.

Defesa cibernética

"Os ataques que registramos até agora são parecidos com os que acontecem em qualquer empresa. Tentativas de roubos de senhas, negações de serviço, etc. Mas o modo como se obtém uma senha de banco é o mesmo que se pode usar para obter dados confidenciais do Exército. E já tivemos sites do governo derrubados", afirma Guerra.
Segundo o general, o simulador de guerra cibernética treinará os oficiais em pelo menos 25 cenários de diversos tipos de ataque contra redes semelhantes às do Exército.
A Ccomgex, que coordena a compra do antivírus e do simulador de ataques cibernéticos faz parte do Centro de Defesa Cibernética do Exército (CDCiber), criado em 2010 para concentrar a administração de todas as ações de proteção virtual da organização.
O programa adquirido por R$ 5,1 milhões será desenvolvido pela empresa carioca Decatron e atualizado de acordo com as necessidades da organização, o que deve facilitar a manutenção do sistema de segurança, de acordo com o general.
O antivírus, no valor de R$ 800 mil, também está em fase de desenvolvimento e deverá ser entregue pela empresa BluePex, de Campinas (SP), dentro de 12 meses.O diretor do Ccomgex diz que a preferência por empresas nacionais para o programa de proteção do Exército deve estimular a competição e o avanço das empresas de tecnologia e sistemas de segurança no Brasil.
Por isso, as empresas que venceram as licitações terão prazos maiores para realizar mudanças customizadas nos programas, de acordo com as necessidades das Forças Armadas.
O orçamento previsto para o CDCiber em 2012 é de R$ 83 milhões, que devem ser destinados a pelo menos outras quatro aquisições que incluem equipamentos, softwares e o treinamento de pelo menos 500 oficiais.
"Temos cursos externos para militares das três forças e também no mercado universitário, para pós-graduações. No futuro, queremos contratar pessoas que conhecem a área para trabalhar aqui, ou que possam dar consultoria", disse Guerra.

Roubos eletrônicos

O especialista em segurança cibernética Mikko Hypponen, da empresa finlandesa F-Secure, diz que o Brasil se distingue de outros países pela frequência de ataques cibernéticos relacionados ao roubo de dinheiro.
No entanto, o país já começa a registrar ataques a sites de instituições governamentais e empresas privadas de grupos de ativistas, como o Anonymous e o LulzSec, que tem "divisões" nacionais.
"Na maioria dos países, os ataques são feitos por pessoas de fora. O Brasil é diferente porque boa parte dos ataques alveja os bancos e a maioria deles é feita por pessoas do próprio país", disse Hypponnen à BBC Brasil.
Segundo o especialista, o Brasil é considerado o número 1 em criar "cavalos de Troia", espécies de programas maliciosos, para atacar bancos.
"Esses programas nem tentam romper os sistemas de segurança do bancos, que são, em geral, muito bons no Brasil. Mas eles infectam os computadores pessoais dos clientes, para poder entrar em suas contas quando elas acessam os bancos online", explica.


Para o general Antonino Guerra, o Brasil ainda não precisa se preocupar com ataques realizados por outros países nem com a espionagem de seus cidadãos. "Somos um pais pacífico, não é esse o tipo de problema que temos aqui", diz.
No entanto, Hypponnen acredita que o governo brasileiro precisará se preocupar também com a segurança de empresas privadas, caso queira prevenir possíveis crises.
"Boa parte da infraestrutura crítica do Brasil não é gerida pelo governo e sim por companhias privadas, como a telefonia e as usinas nucleares. Para garantir que o país conseguirá operar durante uma crise, é preciso garantir que essa infraestrutura continuará a funcionar. O governo tem que ter um papel mais ativo em ajudar as empresas a protegerem suas redes", afirma.
Em comunicado enviado à BBC Brasil, o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência (GSI) disse que "os ataques mais preocupantes são aqueles que visam acesso indevido a informações sigilosas da Administração Pública Federal" e afirmou que a preparação do órgão contra possíveis ataques tem sido "adequada".
De acordo com o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança (CERT), que reúne notificações de ataques eletrônicos em todo o país, o Brasil registrou quase 400 mil ataques a computadores em 2011.
Cerca de metade das fraudes registradas, segundo o CERT, foram páginas falsas, geralmente de bancos, criadas para roubar dinheiro dos usuários. A outra metade das notificações corresponde quase completamente aos cavalos de Troia, que dão acesso a contas bancárias quando elas são acessadas pela internet.
O centro, que recebe dados de empresas, universidades, provedores de Internet e Grupos de Segurança e Resposta a Incidentes (CSIRT), diz que as segundas-feiras são os dias com mais incidentes reportados e que mais de 80% dos ataques tem origem no Brasil.
Segundo dados da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), as fraudes bancárias realizadas pela internet e computadores dos clientes custaram R$ 685 milhões aos bancos só no primeiro semestre de 2011, 36% a mais do que no mesmo período em 2010  BBC Brasil em São Paulo

A furtividade do Super Hornet


Guilherme Poggio
O desenvolvimento do Boeing F/A-18E/F Super Hornet beneficiou-se de uma série de tecnologias e estudos de aeronaves furtivas (principalmente em relação à redução da assinatura radar) promovidos nos EUA ao longo de quase duas décadas. Quando o Super Hornet foi projetado o F-117 Night Hawk já era uma aeronave madura, o B-2 já havia ganhado corpo, o programa ATF estava em andamento e mesmo o cancelamento do programa A-12 havia gerado muito conhecimento no campo da furtividade.
Portanto, no início da década de 1990 a Marinha dos EUA (USN) já reunia um volume substancial de estudos no campo da furtividade que permitia projetar um caça com assinatura radar bastante reduzida. Mas não era intenção da USN repetir os mesmos erros do programa A-12 Avenger II, o projeto do bombardeio furtivo que foi cancelado em 1991.
Buscou-se uma aeronave com desenho convencional (e consequentemente mais barata) que incorporasse características furtivas no seu desenho. O Super Hornet foi pensado desta maneira desde a prancheta.
Mas mesmo sendo uma aeronave com desenho convencional, no aspecto estrutural foram tomadas diversas medidas para reduzir a assinatura radar, como painéis com formas especiais que dispersam as ondas de radar para direções diferentes daquela do emissor. Dentre os painéis especialmente projetados estão as portas de acesso ao compartimento do trem de pouso.
Outros detalhes ao longo da fuselagem como a estrutura em forma de losango no entorno do sensor do ângulo de ataque (ver foto acima, à esquerda) colaboram para diminuir a seção reta radar.
As tomadas de ar dos motores também receberam atenção diferenciada. Além de permitir um fluxo de ar maior em relação ao Hornet antigo (devido à exigência do novo motor 414), o desenho originalmente ovalado foi substituído por uma geometria de superfícies retas, em forma de “caixa” (ver foto no início desta matéria). O desenho da tomada de ar também permitiu esconder melhor as palhetas do fan, outra grande fonte de reflexos.
Porém, mais importante que os detalhes da estrutura é o largo emprego de materiais absorventes de feixes de radar (RAM), capazes de absorver determinadas faixas do espectro de frequência.
Considerando estas modificações no seu desenho, acredita-se que a seção reta radar do Super Hornet tenha sido reduzida quase pela metade em relação ao Hornet original, mesmo sendo um avião bem maior que o seu antecessor.
Portanto, por ser um projeto mais moderno que os demais caças de quarta geração, como Rafale, Gripen e Typhoon, o Super Hornet incorporou desde o seu nascimento atributos no seu desenho que permitiram uma sensível redução da sua assinatura radar.
Mas isso não quer dizer que a Boeing esteja satisfeita. Existem estudos avançados sobre o programa “Silent Hornet” (imagem acima), uma versão do Super Hornet que engloba novas melhorias quanto ao aumento da furtividade. Dentre as novas características anunciadas, e que podem ser vistas na ilustração acima e na foto abaixo estão: tanques conformais, pod externo de desenho furtivo que carrega armas internamente (4 mísseis ar-ar AMRAAM ou bombas de pequeno diâmetro – SBD) e IRST instalado interamente, com sensores projetando-se em uma carenagem sob o nariz.

Super Saldão da Boeing: Super Hornet


SÃO PAULO, 10 Fev (Reuters) – A Boeing congelou o preço de sua oferta para um contrato multibilionário de jatos com a Força Aérea Brasileira (FAB), disseram fontes próximas ao assunto à Reuters, enquanto a corrida global se torna mais competitiva para vender equipamentos bélicos a potências emergentes.
A Boeing está oferecendo vender o caça F-18 ao Brasil pelo mesmo preço por avião que o oferecido durante uma rodada de ofertas em 2009, disseram as fontes, que pediram anonimato.
As fontes não quiseram divulgar a quantia em dólares da oferta, que inclui o custo do avião e também da manutenção futura e da substituição de peças. Mas a oferta significa, essencialmente, que a Boeing assumiria o custo da inflação dos últimos dois anos, enquanto os aviões sairiam 12 por cento mais baratos para o Brasil em termos reais comparado a 2009.
“É uma medida incomum… Isso mostra quanto valor está sendo posto em cima desse contrato”, disse uma das fontes.
A Boeing compete com a francesa Dassault e a sueca Saab pelo acordo com o Brasil, que deve valer mais de 4 bilhões de dólares ao longo do tempo. O ministro da Defesa, Celso Amorim, disse à Reuters em janeiro esperar que o governo tome uma decisão no primeiro semestre de 2012.
A oferta da Boeing ilustra a agressividade com que os Estados Unidos e as empresas de defesa europeias estão buscando acordos com países em desenvolvimento, enquanto seus mercados secam em casa devido a cortes orçamentários. Empresas também disputam contratos nos Emirados Árabes, no Catar e na Coreia do Sul.
Na semana passada, a Dassault entrou em negociações exclusivas para vender seu Rafale à Índia, que pode resultar na primeira encomenda externa do jato. O acordo pode fazer do Rafale uma opção mais viável no processo de oferta brasileiro, pois uma linha já estabelecida de produção permitiria que a Dassault oferecesse preços mais estáveis ao longo do tempo e reduzisse o risco de disparada de custos.
O acordo brasileiro será decidido por critérios que vão além dos preços. Embora acredite-se que o F-18 seja mais barato que o Rafale, Amorim disse que o Brasil baseará sua escolha priorizando a generosidade das empresas em partilhar tecnologia. O Brasil espera que o conhecimento ajude o país a construir uma indústria nacional de defesa, liderada pela Embraer, que está voltando às raízes ao investir no segmento de defesa.
A presidente Dilma Rousseff também vê o acordo como uma decisão importante no alinhamento estratégico do Brasil durante as próximas décadas, segundo autoridades do governo. Os aviões serão usados para ajudar a vigiar a costa brasileira, proteger os recém-descobertos campos de petróleo no pré-sal e projetar um poder maior conforme a economia do país escala para a elite mundial.
Um porta-voz do governo não respondeu a um pedido de comentário. A porta-voz da Boeing, Marcia Costley, disse: “Nós estamos em uma competição e não podemos comentar sobre as especificidades da nossa oferta, mas o que eu posso dizer é que a Boeing pode garantir um preço que tende para baixo, porque nós temos uma linha de produção ativa e podemos alavancar economias de escala”.
RESULTADO INCERTO
Comentários recentes de Amorim sugerem que o acordo está finalmente entrando em estágio final, após mais de uma década de intriga e surpresas de último minuto.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva quase declarou vitória da Dassault no fim de seu mandato, mas deixou o cargo sem finalizar o acordo. Dilma, então, pareceu favorecer a Boeing em declarações feitas pouco após assumir a Presidência, em janeiro de 2011, mas acontecimentos recentes, inclusive as negociações da Dassault com a Índia, significam que a decisão final ainda é incerta.
O jornal Folha de S.Paulo noticiou nesta semana que o governo está inclinado ao Rafale novamente, embora não tenha dado a fonte da informação.
Dilma deverá liderar pessoalmente o processo de decisão do contrato, disse Amorim em janeiro.
A decisão pode acontecer em um momento em que Dilma estará sob forte pressão para atentar aos custos. Espera-se que o governo congele cerca de 50 bilhões de reais em gastos orçamentários nas próximas semanas, o equivalente a pouco mais de 3 por cento do Orçamento de 2012, em um esforço para ajudar a conter a inflação. O congelamento do Orçamento deve ser impopular no Congresso, já que deputados e senadores que terão suas emendas cortadas.
FONTE: Reuters

Disparo do Brahmos na Tropex-2012

Um míssil anti-navio Brahmos foi disparado da fragata indiana INS Ranvir durante o exercício Tropex-2012. A imagem acima mostra o momento do disparo. O Brahmos é um míssil anti-navio supersônico desenvolvido em conjunto pela Índia e Rússia. O míssil pode ser disparado verticalmente, como na foto 

A estratégia para a Marinha e para o Exército


Um novo submarino não-atômico será construído na Rússia até 2014. Já em 2020, deverá ser desenvolvido um novo tipo de porta-aviões que poderá ser usado "em todo tipo de missão". A declaração foi feita pelo Comandante da Marinha russa, o almirante Vladimir Vyssotsky.
Hoje, a modernização da frota russa é uma das prioridades da Marinha russa, disse Vyssotsky. As comissões do governo sobre a indústria militar têm trabalhado ativamente para resolver estes problemas. Até o final do ano, o exército deverá receber o foguete balístico "Bulavá". Ele deverá ser instalada no submarino nuclear "Yuri Dolgoruky", disse o Comandante da Marinha. Este acontecimento é um passo importante para o desenvolvimento da frota em um futuro próximo, disse o analista militar Vladimir Scherbakov.
"O complexo "Bulava" dará à Marinha uma nova força. Sem ele, a tríade nuclear do país estaria ameaçada em uma perspectiva de médio prazo. No ano passado, o complexo foi testado com sucesso e neste ano deverá ser entregue à Marinha. Depois disso, os complexos deverão entrar para o armamento dos submarinos "Yuri Dolgoruky" e "Aleksandr Nevsky". O comando da Marinha já anunciou que, ao invés de 8 submarinos, irá comprar 10."
Os especialistas já afirmam que o plano de modernizar os armamentos de todas os submarinos atômicos é um acontecimento histórico. Todos eles deverão receber o novo foguete "Liner", uma versão modernizada do foguete "Sinevá". A potência deste foguete é a maior entre todos os foguetes desta classe.
Uma etapa importante do desenvolvimento da frota pode ser considerada a construção dos novos submarinos não-atômicos. De acordo com Vyssotsky, já agora existêm projetos importantes. E, o mais importante, é a velocidade com que todos estes projetos têm sido realizados. Os novos armamentos deverão ser testados já em 2014. Comenta Vladimir Scherbakov.
"Os armamentos encontram-se nas bancadas de teste. São apenas protótipos. A última vez que nos fizemos armamentos iguais foi há mais de 20 anos, ainda na época da URSS. Ainda não temos a experiência necessária para desenvolver e fabricar armamentos modernos. Por isso, é preciso, antes de tudo, fazer uma produção em série destes armamentos e, só depois disso, instala-los nos submarinos. Acho pouco que isso tudo ocorrerá até 2014."
Um das mais importantes declarações, feita pelo almirante Vyssotsky, foi sobre os planos de construção de uma porta-aviões de nova geração. Vyssotsky declarou que ele deverá ser usado em "todos os ambientes", ou seja, no ar, na água e sobre ela e no espaço. No entanto, a Rússia precisa de uma melhora qualitativa, disse Visotskiy, é preciso construir um porta-aviões totalmente novo. Pois, se começar a construir ele agora, ele será apenas uma modernização do porta-aviões "Admiral Kuznitsov" ou do americano "Enterprise". Por isso, até 2014, será apenas desenvolvido o projeto, disse o Comandante da Marinha. A Rússia hoje têm todas os meios materiais e técnicos para construir este novo porta-aviões, disse durante a entrevista à rádio "Voz da Rússia" o conselheiro do chefe do Estado Maior, o almirante Igor Kasatonov.
"Se fizermos todo o necessário, no que se diz respeito ao desenvolvimento das tecnologias e o treinamento das pessoas, acho que o Comandante está certo. O navio poderá ser construído e reformado de acordo com as nossas necessidades e doutrinas. Os custos serão altos. No entanto, Putin já disse que irá investir alguns trilhões de rublos na Marinha."
Acrescentamos que, até 2020, para a modernização da frota da Marinha destinados 5 trilhões de rublos (mais de 200 bilhões de dólares). Além da compra de navios e submarinos, planeja-se reconstruir as bases navais.

EUA estão criando urgentemente uma bomba


Os EUA estão criando urgentemente a bomba não-nuclear mais poderosa do mundo, que garantidamente será capaz de destruir as centrais nucleares e instalações de armazenagem do Irã, localizadas debaixo da terra ou em túneis de montanha. O Congresso aprovou a alocação de 81,6 milhões de dólares para modernizar a maior bomba aérea norte-americana Massive Ordnance Penetrator (МОР).
O Pentágono duvidou de que o MOP fosse capaz de eliminar tal objeto como Fordo, onde se faz o enriquecimento de urânio. Os Estados Unidos acreditam que é nesta instalação, construída num túnel sob montanha, que o Irã vai produzir urânio altamente enriquecido, necessário para criar bombas nucleares.