segunda-feira, 24 de outubro de 2011

SOLUÇÕES PARA SUBMARINOS


Na vanguarda da inovação nos campos da gyroscopy e ótica, Sagem continua a empurrar os limites de segurança submarino, discrição e precisão com modular, escalável e de alto desempenho e sistemas de navegação Optronics.
 
Destina para os navios novos ou retrofit, os sistemas Sagem são usadas atualmente por um grande número de plataformas como o Daphné, Agosta, Scorpène, Redoutable, Triomphant, Améthyste, Kilo Rubin, Kockums, Dolphin HDW e U209.Além disso, uma acima da superfície do sistema de detecção, bem como um sistema de navegação em breve equipar SSN da França Barracuda classe futuro.

Sistemas de navegaçãoA Sigma 40XP ring-laser gyro-sistema de navegação inercial calcula e transmite a posição e atitude informações (posição, pitch e roll). Com seu 1 hr Nm/24 precisão em navegação inercial livre (sem GPS recalcular), Sigma 40XP proporciona um desempenho muito elevado, a longo prazo de navegação e contribui para o submarino é excelente resistência submersa. Um resultado da vasta experiência da Sagem no campo da inércia de navegação, em especial para submarinos de mísseis balísticos, Sigma 40XP utiliza tecnologia 100% de propriedade da Sagem e comprovada, selecionados especificamente do amplo portfólio Sagem de tecnologia inercial. Disponíveis nas prateleiras, Sigma 40XP é compacto, leve, tranquilo e em conformidade com as mais exigentes normas ambientais no modo operacional. Fácil de operar com sua capacidade de alinhamento rápido (15 minutos) e sua função auto-alinhamento, também é fácil de integrar, sem necessidade de manutenção preventiva, graças à sua tecnologia strapdown sem partes móveis. Devido às suas características e desempenho comprovados, Sigma 40XP corresponde perfeitamente às especificações exigentes dos submarinos mais modernos, com ar-se independente, convencional ou nuclear alimentado. Esse novo desafio tecnológico, Sigma 40XP desempenha um papel importante na discrição submarino e segurança, bem como na precisão dos sistemas de armas submarinas (radar, torpedo, alinhamento de mísseis). Oferecendo um alto nível de comunalidade com os outros unidades familiares Sigma inercial, . Sigma 40XP beneficia de apoio logístico otimizado fornecido pela Sagem ao longo da vida do submarino serviçousado pelas marinhas em 8 países, as unidades de Sigma 40XP são escolhidos para muitos tipos de submarinos: Scorpène, Améthyste / Rubis classe SSNs, U209, Dolphin, ULA, Collins , KILO, etc 

Com base na sua vasta experiência na concepção de sistemas de navegação, Sagem oferece soluções altamente confiáveis ​​e precisas para todos os tipos de submarinos nucleares e convencionais. Sagem de sistemas totalmente integrados de navegação possuem um computador de navegação, um sistema de navegação inercial e dedicado vários sensores navegação. O objetivo é oferecer uma navegação segura submarino, precisa e discreta usando várias alto nível de sensores que fornecem os dados necessários aos membros da tripulação e do sistema de combate.

De radar e sistemas de Optronics

Como líder mundial para IRST-tipo de pesquisa infravermelho e sistemas de pista, graças soluções Sagem garantir o desempenho operacional para projetos baseados em situações de combate-comprovada. Sagem apresenta uma ampla gama de radar perfeitamente dominado e sistemas Optronics:. Series mastro Compact radar 10 CSR, Série Ataque periscópio 20 APS e optrónicos Series mastro 30 SMS Estes sistemas são usados ​​atualmente pela Marinha francesa e / ou DCNS, bem como por muitos outros navios estrangeiros. 

Honeypots fisgam hackers e monitoram técnicas de ataque na web


Criminosos virtuais costumam varrer a internet procurando computadores vulneráveis, sem ter alvos específicos para atacar. Aproveitando-se disso, especialistas em segurança criam os “honeypots” (pote de mel) – sistemas que se mostram vulneráveis, atraindo invasores que, quando conectados ao sistema, serão monitorados. Com isso, técnicas, vulnerabilidades e ferramentas são obtidas para análise e proteção dos sistemas.

Para quem está no ataque, o computador invadido parece idêntico a um sistema de verdade. O ambiente inteiro é “emulado” – semelhante a um ambiente virtual, em que comandos dados ao sistema parecem ter resultado, mas na verdade são uma forma de “matrix” para o criminoso, que pensa estar conseguindo acesso em um sistema propositalmente vulnerável.

“Um honeypot existe somente para ser invadido”, explica Christian Seifert, diretor-executivo do Honeynet Project. O Honeynet Projecté um esforço de vários especialistas para criar novas ferramentas de honeypots e gerar conhecimento a partir dos dados coletados, bem como educar profissionais da área a respeito de conteúdos relacionados a análise de ataques. “Muita energia e recursos são necessários para analisar os dados coletados”, afirma Seifert.

Um exemplo de honeypot poderia ser um site de internet que possui uma falha de segurança intencional. Quando ele for invadido, o invasor entra nesse ambiente falso em que todas as ferramentas, comandos e dados serão retidos, ao mesmo tempo em que outros recursos – um deles chamado de “Honeywall” – impedem que novos ataques tenham sido feitos a partir do honeypot.
Honeypots brasileira
O Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) opera uma rede de honeypots chamada de “Projeto Honeypots Distribuídos”. O projeto tem um siteque fornece algumas informações sobre a rede que foi iniciada em 2001 e, a partir de 2003, com o uso da ferramenta conhecida como Honeyd – mais segura que a forma utilizada anteriormente –, passou a ser expandida para parceiros.

Ainda em sua infância, em 2002, a rede conseguiu capturar o código fonte da segunda versão do vírus Slapper que estava se espalhando na internet. Mais recentemente, o CERT.br desenvolveu recursos que permitiram detectar tentativas de ataques a serviços conhecido como SIP, que dão acesso à chamadas telefônicas via internet (VoIP).

A rede começou no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), montada por Cristine Hoepers e Klaus Steding-Jessen, ambos do CERT.br.

“Conseguimos detectar varreduras e ataques automatizados, tendências de mudanças nesses ataques, assinaturas de novos ataques, máquinas comprometidas ou com problemas de configuração e alguns códigos maliciosos”, afirma Hoepers. De acordo com ela, as informações obtidas são compartilhadas em diferentes níveis de detalhamento para cada usuário e organização que possam precisar desses dados, bem como alvos de ataques.
Cuidados especiais
Embora uma honeypot precise ser invadida para ser útil, isso é mais complicado do que parece. “Simplesmente ligar uma máquina vulnerável à internet não é instalar um honeypot, é ser irresponsável”, afirma a analista de segurança Cristine Hoepers, do CERT.br.

Existem honeypots de alta interatividade e baixa interatividade. A honeypot de alta interatividade é um sistema completo, real e intencionalmente desprotegido. A diferença são ferramentas de registro adicionadas e um recurso de segurança que impede o invasor de conseguir “sair” do honeypot. “Todo o tráfego pode entrar, mas só pode sair tráfego benigno -- todo o tráfego malicioso deve ser impedido de chegar à internet”, explica a analista.

Já o honeypot de baixa interatividade – como está sendo usado pelo CERT.br no Brasil – não é um sistema completo, e sim um software que “emula” um sistema, inclusive todo o processo de invasão. O criminoso está invadindo, portanto, um sistema que não existe de fato, dando mais segura e resultados semelhantes. Nesses casos, o servidor real precisa ser protegido.

Embora riscos não sejam nulos, Hoepers revela que, em oito anos, nenhum dos computadores com honeypots do projeto brasileiro foram realmente comprometidos.

Honeypots – agora em celulares
Desde 2004, ataques que tiram proveito de falhas em softwares do internauta, como navegadores de internet, passaram a ser bastante comuns. Christian Seifert, do Honeynet Project, afirma que um novo tipo de honeypot precisou ser desenvolvida para estudar esses ataques.

Agora, a nova fronteira são os telefones móveis – e já existem ferramentas criadas pelo Honeynet para estudar as novas ameaças desenvolvidas para o aparelho. Em breve, talvez, especialistas estarão carregando honeypots no bolso.

A guerra dos não tripulados


Se depender dos avanços da tecnologia e de um mercado que cresce a cada dia, não vai demorar muito para que tenhamos sobre nossas cabeças cada vez mais aeronaves que vão informar a situação de florestas, plantações e depósitos naturais de minérios. Esses espiões, mais conhecidos pelas siglas Vant (Veículo Aéreo Não Tripulado) ou UAV (em inglês), ganharam os céus graças aos militares, sempre sedentos por informações para o combate, mas conquistam cada vez mais o espaço aéreo global para fins civis.

Graças à sua supremacia bélica, os EUA são os líderes dessa tecnologia. O país possui nada menos que 7 mil unidades dos aviões apenas para uso militar. A administração Obama aumentou a sua aplicação nas guerras do Iraque e do Afeganistão. Osama bin Laden, inclusive, só foi encontrado no Paquistão graças a imagens feitas por Vant. O mesmo ocorreu na semana passada, quando um Vant atuou no cerco ao comboio de Kadafi.

As aeronaves são controladas por uma central em solo e capazes de pousar e decolar sozinhas. “A vantagem dos Vant é que dá para encaixar qualquer coisa neles: câmeras, equipamento de espionagem ou armas”, disse Dennis M. Gormley, pesquisador da Universidade de Pittsburgh (EUA), ao jornal “The New York Times”.

Apenas EUA, Israel e Reino Unido confirmam o uso dessas aeronaves em ataques, mas especialistas estimam que mais de 50 países fabriquem ou comprem Vant – e o número aumenta a cada dia. A Alemanha recentemente apresentou o seu, batizado de Euro Hawk, e fabricantes chineses demonstraram 25 modelos no ano passado. A maioria dos veículos, no entanto, é usada para monitoramento.

É nesse nicho que aposta Adriano Kancelkis, diretor-presidente da AGX Tecnologia, de São Carlos (SP). Criada em 2002, a empresa começou a comercializar Vant neste ano. “A maior aplicação ainda é o monitoramento de lavouras”, diz o empresário. Recentemente, a AGX cedeu dois aviões para a Polícia Militar paulista, que os utiliza na detecção de crimes ambientais, como queimadas e desmatamentos.

Já a Polícia Federal começou a utilizar em setembro duas aeronaves modelo Heron, fabricadas pela IAI (Indústria Aeroespacial de Israel) e comercializados no Brasil pela EAE Soluções Aeroespaciais. As aeronaves são usadas no monitoramento da tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, principalmente no combate ao tráfico e contrabando. O plano da PF é obter mais 12 unidades. “Elas são guiadas por satélite, que tem alcance muito maior do que as controladas por rádio”, diz Moshe Cytter, diretor da EAE. Ambos os empresários concordam que o mercado brasileiro tem um grande potencial. Afinal, terreno para ser investigado não falta.


Aos 50 anos, Avibras aposta no megaprojeto Astros 2020


São José dos Campos - Aos 50 anos, a Avibras Indústria Aeroespacial, de São José dos Campos, aposta no desenvolvimento do megaprojeto Astros 2020 e em parcerias para permanecer como uma das mais importantes empresas do setor de defesa do Brasil.

Segundo informações do Sindicato dos Metalúrgicos, diretores da Odebrecht Defesa e Tecnologia, braço da construtora para o setor de defesa, visitaram a empresa na semana passada. Na avaliação de dirigentes do sindicato com base em informações internas, as duas companhias estariam em processo de negociação para a formatação de possível parceria ou até mesmo de venda de parte da Avibras para a Odebrecht.

Nenhuma das duas empresas confirmaram. A Avibras não comentou nem mesmo sobre o cinquentenário. Projeto. De concreto mesmo, a Avibras aguarda a liberação de recursos por parte do governo federal para o megaprojeto Astros 2020, orçado em R$ 1 bilhão, para superar dificuldades financeiras e garantir encomendas.

O Ministério da Defesa informou que no período 2011/2012 está prevista para o programa a liberação de R$ 211 milhões. A empresa aguarda também a finalização do equacionamento da dívida que tem com a União, no valor de R$ 207 milhões. O débito era de R$ 400 milhões, mas foi reduzido após renegociação.

Análise. Na avaliação de Expedito Bastos, especialista em assuntos militares da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), a Avibras seria a última grande indústria de defesa das décadas de 1970 e 1980 que conseguiu sobreviver. “Ela é estratégica para o país, mas depende da ajuda governamental. Sem encomendas, nenhuma indústria sobrevive”, afirma o especialista. Para Bastos, o governo deveria investir mais em empresas como a Avibras, que pesquisa e desenvolve tecnologia nacional no campo da defesa. “Em vez de comprar no exterior, o governo deveria apoiar a indústria nacional”, disse.

Opinião similar de dirigentes de entidade de classe, como do presidente da ACI (Associação Comercial e Industrial, Felipe Cury, que trabalhou durante 13 anos na indústria. “A Avibras tem competência para desenvolver produtos, mas falta apoio financeiro”, afirmou o dirigente. História. Fundada em 1961 pelo engenheiro João Verdi de Carvalho Leite, morto em um acidente aéreo em 2008, a Avibras, em seus anos iniciais, focou o desenvolvimento de uma aeronave de treinamento para a Força Aérea Brasileira, o denominado projeto Falcão.

No entanto, foi no setor de defesa que a companhia se firmou, com o Astros 2, sistema de artilharia de saturação de área com uso de foguetes, produzido a partir de 1983. A indústria vendeu seus produtos para Iraque, Arábia Saudita e Malásia, entre outros.

Carteira atende áreas militar e civil 

A avibras possui em sua carteira produtos diversos para o setor militar, como mísseis, foguetes guiados, foguetes de treinamento, para pesquisa espacial, o sistemas Astros e o o sistema Vant (Veículo Aéreo Não Tripulado), entre outros. Para área civil, a empresa veículos especiais, explosivos e pinturas especializada para vários setores.

Naufrágio do Kursk


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Novo submarino atômico faz primeiros testes


O submarino atômico estratégico de última geração “Alexander Nevski” faz hoje os seus primeiros testes de funcionamento no mar. Este cruzador submarino da classe “Borei” deverá ser provido do complexo de mísseis “Bulava”, cujas provas ainda não terminaram.
Os submarinos “Project 955 Borei” foram a consequência de uma intenção da marinha russa que data de 1996 e o primeiro deles, o “Yuri Dolgoruky” começou a ser construído nesse mesmo ano no estaleiro de Severodvinsk. As dificuldades financeiras do Estado russo eram então tão graves que os salários dos operários e até da tripulação tiveram que ser pagos pela câmara municipal de Moscovo e não pelo governo federal…
A construção do “Alexander Nevski” começou em 2004. O primeiro navio da série, o “Iuri Dolgoruki”, foi iniciado em 1996. A construção de mais um “Borei” vai continuando. Conforme o programa de armamento do Estado, planeja-se construir oito cruzadores desta classe antes do fim de 2020.
Os planos iniciais previam a entrada em operação do primeiro submarino desta classe ainda em 2001, seguido de mais cinco unidades construídas nos anos seguintes de forma a irem substituindo gradualmente todos os existente submarinos nucleares da classe Projekt 941 (Typhoon). Os fracassos sucessivos com os testes do novo míssil acabaram por dar o contributo para este ambicioso, mas precoce projeto de substituição.
Em finais de 2005, um segundo submarino estava também em construção no estaleiro de Sevmash em Severodvinsk, devendo receber o nome de “Alexander Nevsky” e estar terminado em 2010. Em Março de 2006, o mesmo estaleiro iniciou a construção de um terceiro 955 que deverá chamar-se “Vladimir Monomah” e que estar concluído antes de 2011.
O submarino tem um comprimento de 170 metros, um diâmetro de cerca de 13 metros e uma velocidade enquanto submerso de mais de 29 nós. Deverá ser também capaz de transportar 16 SLBMs de última geração (12 em relatos anteriores e 20, nos primeiros), estes mísseis serão a variante naval Topol-M (antes “Bulava“) e o navio deverá entrar em operação ainda antes do início de 2009.
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Os números oficiais remetem para a suposta existência de 26 submarinos estratégicos (5 Typhoon, 7 Delta IV e 13 Delta III), mas boa parte – se não todos – os Delta IV e III não estão já em estado operacional, estimando-se hoje que a Rússia tenha entre 9 a 12 submarinos armados com mísseis estratégicos ainda em operação. Um número adequado para as necessidades atuais, mas que será inevitávelmente reduzido aos 955 que a Rússia puder construir até 2010, ano em que o resto da frota será demasiado obsoleta e perigosa para poder ser usada com um nível mínimo de fiabilidade. Em 2017, a armada russa deverá ter 8 submarinos estratégicos 955 “Borei” em operação, mantendo assim o essencial da sua força submarina estratégica depois de um arranque tão turbulento e que chegou a ameaçar a continuidade da própria arma submarina estratégica: um dos factores mais fundamentais da dissuasão nuclear russa.
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Ucrânia cria um novo complexo de mísseis


A Ucrânia planeja acabar a projeção do complexo multifuncional de mísseis “Sapsan” antes do fim do ano 2015. A produção serial do complexo irá iniciar em 2016. O anúncio foi feito pelo construtor geral do Escritório de Construção “Yuzhnoe”, que projeta o complexo junto com a Agência Espacial Nacional da Ucrânia.
O projeto do complexo “Sapsan” iniciou na Ucrânia em 2007. O “Sapsan” irá alcançar alvos a distância máxima de 280 quilómetros e não irá errar de mais de uns metros. A criação do complexo, segundo dados não confirmados, custa cerca de 450 milhões de dólares.
A projeção do “Sapsan” é muito importante para a Ucrânia, que só tem no seu sistema de armamento os complexos “Skad”, que têm de ser substituídos nos anos 2015-2016.

sábado, 22 de outubro de 2011

Satélites do sistema de navegação Galileu são colocados em órbita







KOUROU, Guiana Francesa - Após problemas que adiaram o lançamento na quinta-feira, 20, a nave Soyuz foi lançada com sucesso da Guiana Francesa nesta sexta-feira, 21, às 8h30 (Horário de Brasilia). O foguete colocou em órbita os dois primeiros satélites do sistema de navegação Galileu, que competirão com o GPS americano a partir de 2014.

As naves Soyuz voam desde 1966, e são mais antigas até mesmo que os primeiros mísseis balísticos intercontinentais da Guerra Fria. Mas esta é a primeira vez que ela foi lançada de fora do território da ex-União Soviética.

Depois de quase 11 minutos do lançamento, o foguete entrou na fase de acesso da cápsula Fregat, que com os dois satélites de 700 quilos cada, desligou seus motores pouco depois e entrou em uma fase balística de 3 horas e 20 minutos que serviu para levá-los a órbita adequada, a 23 mil quilômetros de altitude sobre a Terra.

Após atingir esse ponto, a Fregat voltou a ligar seus motores até se estabilizar e colocar os satélites no ponto desejado, exatamente 3 horas, 49 minutos e 27 segundos depois do lançamento, completando a missão que iniciará o sistema de navegação Galileu.

Foi então que os responsáveis pela Arianespace, o consórcio espacial europeu encarregado do lançamento, deram por completa a missão de um dos projetos mais ambiciosos da história aeroespacial europeia. Nesse momento, os engenheiros romperam o silêncio com aplausos e se abraçaram para comemorar o êxito da missão.
A Comissão Europeia fará a abertura da licitação para a construção de 6 a 8 satélites que continuarão abastecendo a constelação até que em 2020 haja 30 em órbita e o projeto termine, explicou o vice-presidente da organização, Antonio Tajani, em Kuru, na Guiana Francesa.
Os membros europeus defendem as vantagens que o Galileu trará não só à gestão de transporte (aumento da segurança, agilização das operações, redução da deterioração do meio ambiente), mas também aos serviços para a agricultura, pesca, saúde, além da luta contra a imigração ilegal.
A Bélgica calcula também que a iniciativa europeia trará um retorno na "economia real" de cerca de 90 bilhões de euros.
Após mais de 15 anos de cooperação entre a Bélgica e a Rússia e 462 milhões de euros investidos pela União Europeia (UE), a mítica nave russa decolou pela primeira vez do Centro Espacial Europeu de Kuru.

SSBN 941 “AKULA” – O tubarão soviético

 O maior submarino do mundo e certamente um dos mais temidos submarinos soviéticos da guerra-fria, os submarinos da classe Typhoon (embora o nome soviético/russo para esta classe seja Akula (Tubarão), a OTAN adotou a denominação Typhoon (Tufão), provavelmente em decorrência das palavras proferidas pelo premiê soviético Leonid Brezhnev, no ano de 1974, onde ele mencionava a construção de um novo SSBN chamadoTayfun. Importante salientar que esta classe de SSBN nada tem em comum com os submarinos SSN designados Akula pela OTAN, cuja denominação russa é Bars) impuseram grande temor às forças de defesa norte-americanas.Os submarinos Typhoon, que navegavam especialmente nas as águas gélidas do Atlântico Norte, não necessitavam submergir ou mesmo navegar para poder lançar seu impressionante arsenal nuclear composto por 20 mísseis MIRV de longo alcance (alcance de 10000 km) R-39 (também chamados SS-N-20), cada um transportando 10 ogivas de 2MT, e tendo como alvo os Estados Unidos. Era possível iniciar o lançamento de seu arsenal mesmo estando aportado, mais uma razão para estes submarinos serem extremamente temidos.

O projeto do submarino incluía características que lhe permitiam navegar tanto sob uma espessa camada de gelo, quanto navegar na superfície, rompendo a camada de gelo. Superfícies de controle de profundidade horizontais foram instalados na seção da proa e se retraíam para dentro do casco. Também foram instaladas superfícies de controle de profundidade nas laterais dos eixos das hélices. O sistema de equipamentos retráteis incluía dos periscópios (um par ao comandante e um para uso geral), rádio sextante, radar, mastros de rádio-comunicação, navegação e localização. Estes mastros eram instalados em uma célula na torre, célula esta que possuía cobertura reforçada para o rompimento de superfícies congeladas.
Os míssseis R-39 eram acomodados em duas fileiras de 10 mísseis cada, acomodados à frente da torre do submarino. Os Typhoon também contavam com um sistema de carregamento automático de seus seis tubos de torpedos dianteiros, que possuíam calibres de 533 e 650 mm.
A propulsão deste gigantesco barco era providenciada por dois reatores, cada um produzindo 190 MW. A velocidade máxima da embarcação podia atingir os 27 nós. Se compararmos o Typhoon com os submarinos nucleares soviéticos da primeira e segunda gerações, sua manobrabilidade era impressionante, mesmo com seu gigantesco deslocamento. Também podemos afirmar com certeza que o Typhoon é um dos submarinos soviéticos mais silenciosos já fabricados. Grande parte dessa redução se deve a um sistema pneumático de dupla absorção de impacto, a um novo sistema de transmissão através de engrenagens, a um novo sistema de isolamento acústico e a uma cobertura hidroacústica.
Cabe também citar que o Typhhon era equipado com um sistema hidroacústico “Slope”, que consiste em quatro estações hidroacústicas, capazes de engajar e rastrear acusticamente até 12 navios. Além disso o sistema do Typhoon contava com 2 antenas flutuantes, para a recepção de transmissões de rádio, dados sobre localização de alvos e sinais de navegação via satélite, essenciais para a navegação a grande profundidade e sob superfícies congeladas.
O desenvolvimento do submarino estratégico 941 foi autorizado em dezembro de 1972 e a 19 de dezembro de 1973, o governo soviético formalizou oficialmente a ordem para projetar e construir o SSBN 941. O projeto ficou a cargo do Escritório de Projetos Leningrado, atualmente Escritório Central de Projetos para Engenharia Marinha “Rubin”. Após extensos testes, o 941-”TK-208″ foi lançado em setembro de 1980, sendo entregue à Frota Norte, em 12 de dezembro de 1981. Entre os anos de 1981 e 1989, seis submarinos da classe Typhoon entraram em serviço, tornando-se parte da 1ª Frotilha de Submarinos Nucleares da Frota Norte, baseada em Nyerpichya. Uma sétima embarcação foi iniciada, mas sua construção foi cancelada antes de sua conclusão.
Inicialmente esperava-se que os submarinos da classe Typhoon fossem modernizados, tendo seu sistema de lançamento D-19 substituído por outro mais moderno e passando a operar os mais modernos mísseis SS-N-28 Bark. O primeiro submarino a ser construído, o TK-208 Dmitry Donskoi, teve iniciadas as oprações de modernização em 1992, após um acidente com um de seus mísseis. Kuroedov, Comandande em Chefe da Marinha de Guerra da Rússia, ordenou pessoalmente a modernização do TK-208. Como o novo míssil SS-N-28 era 20 milímetros mais espesso que o SS-N-20, os tubos de lançamento tiveram que ser reconstruídos, a um custo de 10 bilhões de rublos (cerca de 292 milhões de dólares). Os SS-N-28 já estavam em fase de testes quando a Marinha russa preteriu o projeto em favor de um novo projeto, de criação do Moscow Teplotechnika Institute. O instituto de lobby junto ao Ministro da Defesa Sergei Ivanov, assim foi decidido modernizar o TK-208 para a utilização do novo míssil Bulava.
A vida operacional destes submarinos era estimada entre 20 e 30 anos, mas para tal, fazia-se necessária uma modernização de seus equipamentos a cada 7 ou 8 anos, caso contrário a vida útil da embarcação cai para 10-15 anos. Em 1997, após o descomissionamento de dois Typhoon, os oficiais russos alegavam que seria possível operá-los sem modernizações pelo menos até 2007 (22-25 anos de vida útil)
O Tratado Não-Lugar de Cooperação para Redução Nuclear, firmado entre os EUA e Rússia estabelecia como data limite o ano de 1999. para o desmantelamento de 25 embarcações da classe Delta, 5 embarcações da Classe Typhonn e uma embarcação da Classe Yankee, embarcações estas capazes de lançar juntas, mais de 400 mísseis e 1700 ogivas nucleares.
Por volta de junho de 2000, a Marinha Russa afirmava ter em operação 26 SSBN, transportando 2272 ogivas em seus 440 mísseis balísticos. A força consistia de 5 submarinos Typhoon, 7 submarinos Delta IV e 13 submarinos Delta III (obviamente que a soma destes submarinos resulta em 25 embarcações e não em 26), mas de acordo com um reporte de 1999, somente um submarino da classe Typhoon permanecia na ativa e estima-se que não mais que três estejam na reserva.
Em janeiro de 2000, um reporte informava que 3 dos 6 Typhoon permaneceiam em serviço ativo, empregados principalmente para testes dos novos mísseis SS-N-28 Bark, contrariando o acordado no Tratado de Cooperação e a informação que o Bark havia sido cancelado por conta de falhas do projeto. Ao mesmo tempo a Marinha russa informava que 12 SSBN seria o número mínimo necessário para manter sua estrutura de defesa.
Em 2002. o comandante da Frota Norte da Marinha russa, informou que 3 submarinos Typhoon haviam sido desmantelados e dois Typhoon modernizados já estavam prontos para serem reincorporados pela marinha. O primeiro Typhoon modernizado a ser reincorporado foi o TK-208, que foi reativado após 10 anos.
Em 24 de maio de 2004, o almirante Gennady Suchkov, comandante da Frota Norte, ordenou o descomissionamento dos Typhoon remanescentes, uma vez que o pedido de modernização foi negado. O Almirante havia sido suspenso por Putin, sob a alegação de ser culpado pela morte de 10 tripulantes que morreram no naufrágio de um submarino descomissionado. Condenado a 4 anos de prisão, a sentença foi revogada no final de maio de 2004.
As informações a respeito do real paradeiro dos submarinos da Classe Typhoon são controversas. Em 2006, as informações davam conta que o TK-208 era utilizado apenas como base para testes dos novos mísseis Bulava, o TK-20 permanecia na ativa, mas transportando apenas 10 mísseis, sem possibilidades de completamento, uma vez que as instalações de produção do SS-N-20 foram desmanteladas. E o TK-17 permanecia na ativa, mas sem transportar nenhum míssil. Em dezembro de 2006 foi iniciado o desmantelamento do TK-12, como financiamento dos EUA. O desmantelamento completo estava estimado para o final do ano de 2007 .
Informações mais recentes dão conta que apenas o TK-208 encontra-se na ativa, e os outros dois estão na reserva, em parte por causa de seu altíssimo custo operacional.

Investigador da ONU alerta sobre uso de aviões não-tripulados



O investigador independente da ONU para mortes extrajudiciais, Christof Heyns, criticou nesta sexta-feira o uso de aviões não-tripulados e missões militares em países onde não haja conflitos reconhecidos, independente do motivo apresentado. Para exemplificar, o investigador da ONU citou os casos do Paquistão e do Iêmen, onde os Estados Unidos adotaram abertamente esta política. Heynes também advertiu que estes sistemas operacionais têm um alto custo em termos de vítimas civis.
"O uso desses métodos por parte de alguns Estados para eliminar oponentes em países terceiros abre espaço para uma pergunta: porque os outros Estados não poderiam fazer eles mesmos?", indagou Heyns, considerando que "o perigo seria uma possível guerra mundial sem fronteiras, na qual ninguém estaria a salvo".
O investigador da ONU também alertou a comunidade internacional sobre a necessidade de iniciar um debate para esclarecer esta nova e perigosa tendência.