Dados da sonda Phoenix, que atuou perto do polo norte de Marte em 2008, sugere que água em estado líquido interagiu com a superfície marciana ao longo da história do planeta, e até tempos modernos. A pesquisa também oferece evidência de que Marte teve atividade vulcânica até poucos milhões de anos atrás.
NasaParte da instrumentação da sonda Phoenix, já coberta de areia marcianaEmbora a Phoenix não esteja mais operando, cientistas continuam a analisar os dados reunidos pela missão. As descobertas anunciadas nesta semana, na revista Science, baseiam-se em informações sobre o dióxido de carbono que compõe 95% da atmosfera do planeta.
"Dióxido de carbono atmosférico é como um espião", disse, por meio de nota, o cientista Paul Niles, da Nasa. "Ele se infiltra em cada pedaço da superfície, e pode indicar a presença de água, e sua história".
A Phoenix mediu em detalhes os isótopos de carbono e oxigênio da atmosfera marciana. No artigo da Science, Niles explica a proporção dos isótopos estáveis e sua implicação para a história do planeta.
"Isótopos podem ser usados como uma assinatura química para nos dizer de onde uma coisa veio, e que tipos de eventos experimentou", acrescenta ele.
Essas assinaturas químicas sugerem que água em estado líquido existiu principalmente em temperaturas próximas ao congelamento, e que sistemas hidrotermais, como nascentes de água quente, foram raras durante o passado marciano.
As medições do dióxido de carbono também revelam que Marte foi um planeta muito mais ativo no passado do que se imaginava. Os resultados implicam que Marte repôs sua atmosfera de CO2 em um período relativamente recente, e que o dióxido de carbono reagiu com o líquido na superfície.
O fato de Marte ter baixa gravidade e não contar com, um campo magnético faz com que a atmosfera de Co2 se perca lentamente para o espaço. O processo favorece a perda do isótopo mais leve, o carbono 12, em comparação com o carbono 13. Se a perda estivesse ocorrendo sem reposição, a taxa de C-12 para C-13 seria muito mais baixa que a medida pela Phoenix.
Isso sugere que a atmosfera marciana foi reabastecida por meio de vulcões, e num tempo geologicamente próximo.
No entanto, a assinatura vulcânica não aparece quando se avalia a proporção de dois outros isótopos, oxigênio 18 e oxigênio 16, que também compõem o CO2 marciano. Isso indica que o dióxido de carbono reagiu com água no passado recente, e acabou enriquecido em O-18.
Fonte Estadão
sexta-feira, 10 de setembro de 2010
IMAGEM: Orion da FAB em testes na Espanha
O P-3AM, matrícula 7203, visto durante testes de voo próximo em Madri, na Espanha. (Foto: Ruben Galindo Verdugo / AviationCornet.net)
Imagem de uma aeronave Lockheed P-3AM Orion destinada para Força Aérea Brasileira (FAB) durante um voo de testes na unidade da EADS de Getafe, em Madri, Espanha.
A foto feita no dia 15 de julho de 2010, mostra a aeronave ainda sem a pintura definitiva, com a cor amarela do “primer” aplicada.
A Força Aérea Brasileira deverá receber três aeronaves ainda esse ano, e as seis restantes sendo entregues quatro em 2011 e duas em 2012. Todas as nove aeronaves serão atribuídas ao 1º Esquadrão do 7º Grupo de Aviação da Força Aérea Brasileira (Esquadrão de Patrulha Orungan), sediado em Salvador (BA).
quinta-feira, 9 de setembro de 2010
Foguete nacional só deve decolar em 2015
Sete anos após o incêndio que matou 21 pessoas na base de Alcântara, Maranhão, finalmente a torre de lançamento do VLS-1, o Veículo Lançador de Satélites brasileiro, está quase completa. Ela será inspecionada nesta quinta-feira pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende.
O foguete, porém, só deve realizar um lançamento completo em 2015, quase uma década depois da promessa inicial do governo. A previsão consta de um documento do Ministério da Ciência e Tecnologia. Nele, o primeiro voo de teste do VLS-1, com apenas dois de seus quatro estágios, está agendado para 2012 ou 2013. Um teste do foguete completo, mas sem carga útil, ocorre até 2014.
O brigadeiro Francisco Pantoja, diretor do IAE (Instituto de Aeronáutica e Espaço), órgão da Força Aérea que desenvolve o VLS, diz que o lançamento em 2015 só acontece no pior cenário. “Pode ser que o voo com carga útil aconteça antes. Tudo depende dos resultados dos ensaios”, diz.
Em agosto de 2003, quando a torre de integração do foguete pegou fogo, o então ministro da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral, prometeu o VLS para 2006.
Mas problemas na licitação da nova torre impediram que o IAE cumprisse o cronograma. Além disso, o projeto sofreu uma revisão completa, que levou à necessidade de novos testes.
ESTRANHO NO NINHO
Enquanto o VLS não vem, o país espera poder lançar de Alcântara outro foguete, o ucraniano Cyclone-4. O Brasil criou com a Ucrânia uma empresa binacional, a ACS (Alcântara Cyclone Space), para vender lançamentos de satélite.
A empresa, cujo diretor brasileiro é Roberto Amaral, foi instituída em 2006. Ela terá sua pedra fundamental lançada hoje por Rezende. A presença da ACS dentro do CLA (Centro de Lançamentos de Alcântara) incomoda militares, pois cria competição por recursos do programa espacial.
Enquanto o projeto do VLS e a infraestrutura associada estão no patamar dos R$ 60 milhões por ano, os investimentos em centros de lançamento –que incluem o CLA, mas também o sítio do Cyclone-4– chegaram a R$ 200 milhões em 2009.
O VLS é considerado por especialistas um “beco sem saída” tecnológico. Ele pode levar cargas úteis de apenas 150 kg, um décimo do peso de satélites como o sino-brasileiro CBERS. Rezende reconhece a limitação, mas aposta que o VLS poderia cada vez mais ser usado para microssatélites, tendência no setor.
Enquanto isso, o MCT quer usar o Cyclone para lançar um trio de satélites do Inpe a partir de 2012: o Amazônia-1 (de monitoramento de florestas), o Lattes (de astrofísica) e o GPM-Br (meteorológico).
O foguete, porém, só deve realizar um lançamento completo em 2015, quase uma década depois da promessa inicial do governo. A previsão consta de um documento do Ministério da Ciência e Tecnologia. Nele, o primeiro voo de teste do VLS-1, com apenas dois de seus quatro estágios, está agendado para 2012 ou 2013. Um teste do foguete completo, mas sem carga útil, ocorre até 2014.
O brigadeiro Francisco Pantoja, diretor do IAE (Instituto de Aeronáutica e Espaço), órgão da Força Aérea que desenvolve o VLS, diz que o lançamento em 2015 só acontece no pior cenário. “Pode ser que o voo com carga útil aconteça antes. Tudo depende dos resultados dos ensaios”, diz.
Em agosto de 2003, quando a torre de integração do foguete pegou fogo, o então ministro da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral, prometeu o VLS para 2006.
Mas problemas na licitação da nova torre impediram que o IAE cumprisse o cronograma. Além disso, o projeto sofreu uma revisão completa, que levou à necessidade de novos testes.
ESTRANHO NO NINHO
Enquanto o VLS não vem, o país espera poder lançar de Alcântara outro foguete, o ucraniano Cyclone-4. O Brasil criou com a Ucrânia uma empresa binacional, a ACS (Alcântara Cyclone Space), para vender lançamentos de satélite.
A empresa, cujo diretor brasileiro é Roberto Amaral, foi instituída em 2006. Ela terá sua pedra fundamental lançada hoje por Rezende. A presença da ACS dentro do CLA (Centro de Lançamentos de Alcântara) incomoda militares, pois cria competição por recursos do programa espacial.
Enquanto o projeto do VLS e a infraestrutura associada estão no patamar dos R$ 60 milhões por ano, os investimentos em centros de lançamento –que incluem o CLA, mas também o sítio do Cyclone-4– chegaram a R$ 200 milhões em 2009.
O VLS é considerado por especialistas um “beco sem saída” tecnológico. Ele pode levar cargas úteis de apenas 150 kg, um décimo do peso de satélites como o sino-brasileiro CBERS. Rezende reconhece a limitação, mas aposta que o VLS poderia cada vez mais ser usado para microssatélites, tendência no setor.
Enquanto isso, o MCT quer usar o Cyclone para lançar um trio de satélites do Inpe a partir de 2012: o Amazônia-1 (de monitoramento de florestas), o Lattes (de astrofísica) e o GPM-Br (meteorológico).
novo fuzil do uruguaio Steyr AUG y HK G-36
Ejército Nacional Uruguayo (EU) adquirirá en una primera etapa 3500 fusiles de asalto Steyr AUG y 600 HK G36 según lo anunció el Ministerio de Defensa.
Luego de un tumultuoso proceso, salpicado por el affaire de las municiones iraníes que venían al país vía Venezuela (enviadas por una empresa persa que participó en el llamado a propuestas) y una denuncia de tráfico de influencias en favor de una empresa de origen chileno, finalmente el Ejército Nacional Uruguayo definió el equipo para llevar a cabo la renovación del armamento liviano de la fuerza. La noticia fue comunicada por el Ministro de Defensa, Dr. José Bayardi, al comparecer ante legisladores que integran las comisiones de defensa del poder legislativo.
Ambos fusiles utilizan el calibre 5.56 mm NATO, el cual pasará a ser el nuevo calibre estándar del EU, sustituyendo al 7.62 mm de los actuales FAL a los cuales reemplazarán los nuevos fusiles. Asimismo deberán convivir con los AK-101 adquiridos en su momento a Rusia, con los cuales comparten el calibre.
El proceso de selección comenzó en agosto de 2006 cuando el Ejército realizó un RFP (Request for Proposals) para la adquisición de 18.000 fusiles de asalto para reemplazar al actual FAL de 7,62 mm de fabricación argentina. Se recibieron quince ofertas cuando venció el plazo de presentación el 6 de noviembre de ese mismo año. Durante el 2007 se realizaron las pruebas técnicas de donde surgió una preselección de fusiles y el 21 de diciembre se declaró ganadora a la empresa austríaca Steyr con su fusil AUG de 5,56 mm.
La Armada también participaba en este proceso, pero aún no está claro si recibirá alguno de estos modelos, al menos en esta primera etapa. La planificación de este plan de reequipamiento prevé que el año que viene se encarguen 3500 fusiles más del modelo Steyr AUG, siendo que las armas alemanas estarán destinadas a unidades de FFEE.
HMS ‘Ocean’ vai realizar operações com a Marinha do Brasil
O HMS Ocean chega ao Rio de Janeiro amanhã (09.09) para participar de um exercício anfíbio com a Marinha do Brasil.
O Corpo de Fuzileiros Navais participará com o 3 º Batalhão de Infantaria, que vai se juntar ao 539 Assault Squadron dos Royal Marines, para realizar um treinamento anfíbio de três dias, período este onde haverá a troca de experiências em operações recentes.
A Aviação Naval será representada por uma aeronave UH-14 Super Puma, do 2° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-2), que permanecerá embarcada no HMS Ocean e fará o apoio aéreo durante o desembarque.
Enquanto isso, tripulantes do NDD Rio de Janeiro (G-31) também vão embarcar no HMS Ocean para acompanhar os exercícios, colaborando para estreitar os laços de cooperação entre as duas marinhas.
quarta-feira, 8 de setembro de 2010
IAE apresenta maquetes em Exposição da Força Aérea Brasileira
O IAE foi um dos destaques no estande da Força Aérea Brasileira (FAB), durante as comemorações da Semana da Pátria, em Brasília. Dentre a exposição de aeronaves, foguetes e equipamentos, foram apresentadas maquetes 1:1 dos foguetes VSB-30 e VS-40, preparadas pela Divisão de Mecânica (AME) do instituto.
Segundo o chefe da mecânica, Valderci Giacomelli, esse também é um trabalho importante, pois possibilita a divulgação dos projetos espaciais desenvolvidos pelo instituto.
Os foguetes VSB-30 e VS-40 chegaram à capital brasileira após três dias de viagem e 1200 km de percurso desde a cidade de São José dos Campos. Caminhões do DARJ partiram no dia 27 de agosto levando inclusive as carretas que serviram de suporte aos foguetes.
O embarque da equipe de técnicos da AME aconteceu na segunda-feira, dia 01 de setembro, para a montagem dos veículos, na Base Aérea de Brasília. As maquetes foram levadas ao Parque de Exposição do Ministério da Defesa, no Parque da Cidade, na sexta feira, dia 03 de setembro.
As maquetes do IAE retornam do evento, na sexta-feira, dia 10, após a desmontagem iniciada na quarta-feira, diretamente para o depósito de containeres no almoxarifado, com previsão de utilização pela Agência Espacial Brasileira (AEB).
Segundo o chefe da mecânica, Valderci Giacomelli, esse também é um trabalho importante, pois possibilita a divulgação dos projetos espaciais desenvolvidos pelo instituto.
Os foguetes VSB-30 e VS-40 chegaram à capital brasileira após três dias de viagem e 1200 km de percurso desde a cidade de São José dos Campos. Caminhões do DARJ partiram no dia 27 de agosto levando inclusive as carretas que serviram de suporte aos foguetes.
O embarque da equipe de técnicos da AME aconteceu na segunda-feira, dia 01 de setembro, para a montagem dos veículos, na Base Aérea de Brasília. As maquetes foram levadas ao Parque de Exposição do Ministério da Defesa, no Parque da Cidade, na sexta feira, dia 03 de setembro.
As maquetes do IAE retornam do evento, na sexta-feira, dia 10, após a desmontagem iniciada na quarta-feira, diretamente para o depósito de containeres no almoxarifado, com previsão de utilização pela Agência Espacial Brasileira (AEB).
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