SEGURANÇA NACIONAL SNB BRASIL

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Israel estima ter destruído cerca de metade da defesa antiaérea síria

Os militares israelenses acreditam ter destruído, em resultado do ataque aéreo de sábado (10), cerca de metade de meios de defesa antiaérea da Síria, comunicou à Sputnik uma fonte próxima dos militares.

De acordo com nossas estimativas preliminares, cerca de 50% das forças de defesa antiaérea da Síria foram eliminadas. Nós ainda vamos conferir estes números", afirmou o interlocutor da agência.
Em 10 de fevereiro, a Força Aérea de Israel respondeu à invasão de um drone, reconhecido posteriormente como iraniano, atacando uma base aérea perto da cidade síria de Palmira. Em seguida, após um avião seu ter sido derrubado a partir de terra, os israelenses atacaram um conjunto de alvos na área de Damasco. De acordo com os militares, foram atingidos meios de defesa antiaérea, bem como estruturas "da presença militar iraniana" no país vizinho.
De acordo com Tomer Bar, chefe da Força Aérea de Israel, a operação virou o maior confronto entre os dois países desde 1982, envolvendo a defesa antiaérea síria, e acabou sendo bem-sucedido para os israelenses. 

Analista: temos que estar preparados para uma intervenção militar na Venezuela

Esta é a opinião do analista venezuelano Sergio Rodriguez Gelfenstein, falando à Sputnik. Em meio a um clima de crescente tensão regional, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, respondeu ao Grupo de Lima dizendo que assistirá a VIII reunião de Cúpula das Américas, embora o convite tenha sido cancelado.

É parte da mesma ofensiva diplomática que, por sua vez, tenta criar condições para uma intervenção na Venezuela. Nesse quadro há medidas de caráter político, econômico, diplomático e militar. Todas elas estão a realizar-se em uníssono com os diferentes atores. Era de se esperar que isso acontecesse. De todas as formas, aqui o pior que pode acontecer é uma intervenção militar e temos que estar preparados para isso", disse à Sputnik Mundo Rodríguez Gelfenstein.

O Grupo de Lima é composto pela Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai e Peru. O grupo foi formado em agosto de 2017, quando dirigentes destes países assinaram a Declaração de Lima em que não reconhecem a Venezuela como país democrático e consideraram as leis aprovados pela sua Assembleia Constituinte como ilegítimas.
O Grupo de Lima apelou recentemente à Venezuela para que reconsiderasse a realização das eleições presidenciais em 22 de abril e marcasse outra data, garantindo que a consulta popular seja democrática e livre, o que não é possível em um país que tem presos políticos, líderes afastados ilegalmente da vida política e quando milhões de venezuelanos se veem impossibilitados de votar no estrangeiro.

Exército Brasileiro 2017 - 2018

Venezuela X Guiana (Por que NÃO haverá Guerra), por Roberto Caiafa.

Blindado VBTP-MR Guarani

VBTP-MR Guarani

Maduro testa a paciência internacional

Intervenção Militar estrangeira está prestes acontecer na Venezuela



Russian S-500 “Prometey” (Prometheus

Mísseis russos em Kaliningrado: resposta simétrica à OTAN?

A instalação dos sistemas de mísseis Iskander-M na região de Kaliningrado é uma resposta simétrica às ações da OTAN, disse à Sputnik o chefe do Comitê de Defesa e Segurança do Senado russo, Victor Bondarev.

"A implantação dos sistemas de mísseis russos Iskander deve ser considerada, além de uma resposta simétrica às ações da OTAN, como mais um componente do complexo sistema de fortalecimento da capacidade defensiva do nosso país", afirmou.
Ele enfatizou que, nas condições atuais, é "lógico" fortalecer a capacidade de defesa da Rússia para impedir qualquer ataque vindo dos territórios vizinhos.
Gostaria de lembrar que os mísseis transportados pelos sistemas Iskander não infringem o Tratado INF [Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário], uma vez que seu alcance não excede 500 quilômetros. Não são armas estratégicas e, portanto, não estão sujeitas às restrições impostas pelo Start III [uma das versões do acordo em vigor]", afirmou o político.
Ao mesmo tempo, ele insistiu que a implantação desses sistemas em Kaliningrado não ameaça a segurança internacional, pois são "armas defensivas, não ofensivas".
"Não representam uma ameaça para a segurança internacional, mas garantem uma poderosa defesa da Rússia nas condições da ampliação da OTAN para o Oriente", acrescentou Bondarev.
Em 14 de fevereiro, o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, pediu à Rússia mais transparência sobre os locais de instalação dos sistemas Iskander.
Iskander-M é um sistema de mísseis táticos, com uma faixa de alcance de até 500 quilômetros, projetado para atingir foguetes, aviões, helicópteros e destruir centros de comando e de comunicação inimigos.

EUA acusam Rússia de orquestrar ciberataque contra a Ucrânia

A Casa Branca acusou os militares russos de serem os responsáveis pelo ciberataque "NotPetya" - que atingiu principalmente sites da Ucrânia em junho de 2017.
Washington disse por comunicado que o objetivo foi "desestabilizar a Ucrânia" e que haverá "consequências internacionais" causadas pela suposta ação de Moscou. Na quinta-feira, o Reino Unido também acusou a Rússia de ser a responsável pelo NotPetya.
Nós categoricamente rejeitamos tais acusações, a consideramos infundada e sem provas. Isso não é nada mais do que a continuação da campanha de russofobia sem evidências", afirmou o porta-voz do presidente da Rússia, Dmitry Peskov, quando das acusações do Reino Unido.
O ciberataque pedia resgates de até US$ 300 para liberar a computador das vítimas infectadas. Especialistas também apontaram que houve a destruição de sites.
Segundo a companhia de segurança digital ESET, 80% dos ataques do NotPetya visaram a Ucrânia. O segundo país mais visado foi a Alemanha, com 9%.
Em janeiro de 2018, a CIA acusou o GRU (Departamento Central de Inteligência da Rússia) de ter projetado NotPetya. Na época, Moscou negou as alegações, apontando que os sistemas russos também foram alvo e o ataque custou às empresas russas uma quantia estimada em US$ 1,2 bilhão.