SEGURANÇA NACIONAL SNB BRASIL

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Rússia-Cazaquistão Grupo de Trabalho para Relatório sobre Proton lança

RIA Novosti) - Um grupo de trabalho Rússia-Cazaquistão irá finalizar suas recomendações nesta semana sobre a freqüência de lançamentos do foguete Proton , a mídia do Cazaquistão nesta segunda-feira.
Um porta-voz da administração presidencial cazaque disse que o grupo de trabalho bilateral se reunirá esta semana pela terceira vez a considerar formas de minimizar o impacto ambiental de lançamentos de protões, de acordo com a agência de notícias estatal Kazinform.
Citando preocupações ambientais, o Cazaquistão tem repetidamente instado a Rússia a eliminar progressivamente os lançamentos do foguete, que usa um combustível altamente tóxico chamado UDMH e é iniciado a partir do país centro espacial Baikonur alugada por Moscou.
O Proton é o maior da frota de veículos lançadores espaciais da Rússia, e levou o governo e cargas comerciais.
Em julho, um foguete Proton caiu logo após a decolagem regar a paisagem circundante, com 600 toneladas de propelentes flamejantes.
Lançamentos do Proton foram suspensos por três meses após o acidente e os dois governos discutiram sobre o projeto de lei de limpeza cerca de US $ 90 milhões.
Cinco dos foguetes foram lançados desde então, ea próxima está prevista para levantar dois satélites de comunicações russos em órbita no próximo mês.
Um funcionário espaço cazaque disse na semana passada que haveria 10 lançamentos do Proton este ano, uma queda de um manifesto planejada de 14, sem citar uma razão para a diminuição.
O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou em dezembro que os dois países tinham acordado um roteiro de três anos para a utilização conjunta de Baikonur, incluindo lançamentos de protões.
Esse acordo teria incluído também disposições relativas à transferência de uma nova barra de lançamento, chamado Baiterek, do russo para o cazaque propriedade. Mas na semana passada, Talgat Musabayev, o chefe do programa espacial do Cazaquistão, disse que a transferência foi parado por agências federais russas.
Moscou atualmente aluga Baikonur - o local de lançamento do Sputnik e Yury Gagarin eo único local capaz de lançar o Proton - do Cazaquistão por US $ 115 milhões por ano.
SEGURANÇA NACIONAL BLOG,,,SNB