SEGURANÇA NACIONAL SNB BRASIL

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

TREINAMENTO – Operação Minerva II capacita militares em Engenharia de Campanha

A Força Aérea Brasileira (FAB) realiza até o dia 13 deste mês, por meio da Diretoria de Engenharia (DIRENG), a Operação Minerva II na sede da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA), em Belém. O treinamento reúne 40 integrantes de organizações militares que compõem o Sistema de Engenharia da Aeronáutica de vários estados brasileiros. 
 
O objetivo é capacitar os militares nas técnicas da doutrina de Engenharia de Campanha e, também, na padronização de procedimentos utilizados em situação de treinamento ou emprego real, em localidades isoladas ou desprovidas de recurso. Além disso, pretende preparar os militares para atuar em uma Unidade Celular de Engenharia (UCE) ou Unidade Móvel de Engenharia (UME).
 
Durante o exercício operacional, os alunos têm aulas teóricas e práticas de matérias como operação de máquinas, descontaminação de ambientes, contra-incêndio, resgate, reparo rápido de pistas e balizamento de emergência.
A Operação Minerva faz parte de um programa de restabelecimento da Engenharia de Campanha da FAB e conta com a participação de equipes da própria DIRENG, do Serviço Regional de Engenharia de quase todos os Comandos Aéreos Regionais, do Centro de Transporte Logístico da Aeronáutica (CTLA), da Base Aérea de Belém e da COMARA, que, além de ceder o espaço onde o exercício ocorre, forneceu parte dos equipamentos que estão sendo utilizados nas aulas práticas.
Bases de desdobramento

Em operações e exercício, como a Ágata ou a CRUZEX, a Força Aérea Brasileira monta bases de desdobramentos em localidades isoladas. Além de apoiar as atividades aéreas, essas bases podem servir como apoio para um Hospital de Campanha, por exemplo. Todo o material necessário é transportado a bordo de carretas ou de aviões de carga.
Assista abaixo ao vídeo sobre uma base de desdobramento montada durante a Operação Ágata 6:
Fonte: COMARA,,,SEGURANÇA NACIONAL BLOG,,SNB