SEGURANÇA NACIONAL SNB BRASIL

quinta-feira, 27 de junho de 2013

PM do Rio divulga vídeos de confronto no Complexo da Maré

Clarissa Thomé - O Estado de S. Paulo
RIO - A Polícia Militar divulgou nesta quarta-feira, 26, vídeos do confronto com traficantes ocorrido na segunda-feira na Favela Nova Holanda, no Complexo da Maré, zona norte do Rio, em que dez pessoas morreram - entre elas, um sargento da PM e três moradores sem antecedentes criminais. Nas imagens, feitas a partir do helicóptero da PM, aparecem homens armados com pistolas e fuzis em um dos acessos da favela. Um dos trechos mostra ainda o momento em que o Caveirão, veículo blindado do Batalhão de Operações Especiais (Bope), entra na comunidade e há confronto com os traficantes.A ação da PM foi criticada por moradores e integrantes de organizações não-governamentais que atuam na região. O sociólogo Jailson Silva, fundador do Observatório de Favelas usou as redes sociais para convocar a população para um ato na terça-feira, "em memória às vítimas desse novo massacre".
"Não veio pedido de desculpas do secretário de Segurança, do governador ou da presidente por esse ato de vingança das forças policiais contra a população. Vamos mostrar que a população das favelas tem o mesmo sentimento de indignação da residente em outras partes da cidade e não suporta mais esse tratamento desigual. De forma pacífica e sem violência, vamos exigir o pedido de desculpas do Secretário de Segurança e do Governador por essa violência, pois são eles os maiores responsáveis por permitirem esse tipo de ação; vamos exigir o fim das incursões desse tipo nas favelas, acabando com o uso de Caveirões e fuzis", escreveu.O secretário de Segurança do Estado do Rio, José Mariano Beltrame, cobrou apuração das denúncias de excessos cometidos pelo Bope, e também do autor do assassinato do sargento. "Essas coisas têm que ser apuradas. A especulação não faz bem a ninguém. Mas, assim como tem que apurar se houve excesso, tem que apurar quem matou o sargento. O excesso não é a lógica da polícia", disse, em entrevista à Rádio CBN.
SNB

A3SM – Defesa aérea para submarinos

...
A MBDA e a DCNS produziram o vídeo acima mostrando o sistema de defesa aérea para submarinos chamado A3SM Submarine Self Defence. O vídeo mostra dois sistemas. Um é baseado no míssil Mistral lançado de um container em um mastro. O container parece ter três mísseis. O outro é baseado no MICA lançado de um torpedo similar ao lançador do SM-39 Exocet. A versão superfície-ar tem alcance de 20 km.
O A3SM é considerado ideal para operações próximas ao litoral onde as possibilidades de escapar de helicópteros e aeronaves anti-submarinas é considerado mais difícil após o submarino ter sido detectado.
   SNB