SEGURANÇA NACIONAL SNB BRASIL

quinta-feira, 31 de maio de 2012

MAPLE FLAG – Aeronave da FAB lança paraquedistas alemães


A aeronave C-130 Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB) que participa do exercício Maple Flag, em Cold Lake, Canadá, realizou, nesta quarta-feira (30/5), o lançamento de uma tropa paraquedista das forças especiais do Exército Alemão. Esta é a primeira vez que uma aeronave de transporte brasileira cumpre esse tipo de missão em um exercício operacional internacional.
Durante a manobra, o avião do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1o GTT) realizou navegação à baixa altura e se infiltrou no terreno inimigo, buscando um ponto estratégico para o salto da tropa. Quando a aeronave alcançou 2100 metros de altitude, os militares alemães saltaram, para logo em seguida abrir o paraquedas e pousar em segurança no exato ponto demarcado.
O Suboficial do Exército Alemão Ralf Kohr, mestre de salto da tropa, foi o responsável pela coordenação e planejamento do salto. Com experiência de quem participou de conflitos na Somália, Kosovo e Congo, ele elogiou a tripulação brasileira, principalmente pela flexibilidade. Segundo Kohr, os militares brasileiros cumpriram muito bem a missão.
As forças especiais alemãs têm vasta experiência em conflitos armados, tendo realizado diversas missões no Afeganistão. "Devido às limitações geográficas da Alemanha, esse tipo de treinamento só é possível de ser realizado em exercícios como a Maple Flag, que utiliza uma vasta área de treinamento", disse o Suboficial alemão.
A infiltração de paraquedistas faz parte da chamada "missão composta", em que o objetivo é suprir a tropa e lançar forças especiais em território inimigo sem ser detectado. Além das aeronaves de transporte, diversos caças, helicópteros e aviões radares participam ao mesmo tempo de diferentes missões no teatro de operações
"É um orgulho enorme estar representando o Brasil e participar deste feito histórico para aviação de transporte. Acredito que essa experiência irá incrementar nossa doutrina, já que estamos lidando com países membros da OTAN, com experiência em conflitos reais", afirma o Capitão Aviador Rogério Vieira, piloto do 1GTT.
Nos próximos dias de exércicio, mais missões de salto de tropas estrangeiras estão previstas para o esquadrão brasileiro.segurança nacional blog

Cápsula não tripulada Dragon da SpaceX amerissa no Pacífico


A cápsula espacial de carga não tripulada Dragon, propriedade da empresa americana SpaceX, fez nesta quinta-feira a sua amerissagem (pouso sobre a água) no Oceano Pacífico depois de uma histórica missão na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), indicou a Nasa. "A Dragon está na água", afirmou a agência espacial americana depois de a SpaceX ter informado sobre a amerissagem às 15h42 GMT (12h42 de Brasília), dois minutos antes do previsto.
A nave deveria amerissar a 900 km da costa do estado mexicano da Baixa Califórnia, segundo a Nasa, que esperava uma localização mais precisa por parte da SpaceX. "Amerissagem! A cápsula Dragon da SpaceX caiu de maneira segura no Oceano Pacífico finalizando a primeira missão de uma empresa comercial para o reabastecimento da ISS", disse a Nasa em uma mensagem no Twitter.
A nave espacial Dragon, lançada no dia 22 de maio em direção à Estação Espacial Internacional (ISS), retorna com uma carga de 660 kg depois de transportar pouco mais de meia tonelada, marcando a primeira missão espacial a este posto orbital por parte de uma empresa privada.
O bem-sucedido voo foi considerado pelas autoridades e pelos especialistas como o início de uma nova era nos voos espaciais comerciais, na qual empresas privadas poderão substituir a Nasa no transporte de carga e tripulação ao laboratório orbital.
O fim, em 2011, do programa de ônibus espaciais da Nasa, após três décadas de serviço, deixou até agora a Rússia como única nação capaz de transportar astronautas e equipamentos à estação orbital.segurança nacional blog

Realizado Novo Ensaio do Subsistema de Recuperação do SARA


Por Campo Montenegro
Nesta segunda-feira, dia 28 de maio de 2012, foi realizado com sucesso mais um ensaio de abertura do conjunto de pára-quedas do Subsistema de Recuperação do Sara Suborbital. O ensaio foi realizado no Prédio de Integração de Lançadores (PIL) coordenado pelo Eng. Claudinei da Divisão Integração e Ensaios (AIE), auxiliado por uma equipe da Divisão de Sistemas Espaciais (ASE) e por equipes técnicas das firmas CENIC e Orbital.
A realização do ensaio envolveu o conjunto de aba piloto, pára-quedas de arrasto e dois pára-quedas principais empacotados dentro do container do Sara. Os pára-quedas estavam ligados por cabos ao bloco de separação que possuía dois atuadores para a realização dos dois eventos de separação. A situação de voo foi simulada na torre do PIL.
Segundo o coordenador do ensaio, Eng. Claudinei os resultados atingidos foram os esperados: “Os resultados foram excelentes, considerando os objetivos do ensaio.
A sistemática de repetição de ensaios, como realizada também pelo VLS-1, procura assegurar que todas as variáveis relativas a uma operação específica sejam controladas e seus desvios avaliados e corrigidos, aumentando a confiabilidade do sistema como um todo. Desta forma, ainda estão previstas duas repetições do ensaio de abertura, agora com filmagem em alta velocidade.Fonte: IAE segurança nacional blog

Embraer cria empresa para fabricar satélites em São José


Por Arthur Costa
Embraer e Telebras formalizaram ontem a criação da Visiona Tecnologia Espacial S.A., empresa que será responsável, inicialmente, pela produção do satélite geoestacionário que será lançado em órbita pelo governo brasileiro em 2014.
A Visiona será sediada no Parque Tecnológico de São José dos Campos e terá composição de 51% da Embraer e 49% da Telebras.
Estimado em R$ 750 milhões, o satélite geoestacionário terá finalidades civil e militar, transmitindo imagens para monitoramento de fronteiras, informações sobre condições climáticas e disponibilizando internet banda larga.
“Este projeto representa um passo histórico para o avanço da prontidão tecnológica e industrial do setor espacial no Brasil, e a Embraer tem satisfação e orgulho de ser a parceira estratégica da Telebras e do Estado brasileiro”, disse em nota o diretor-presidente da Embraer, Frederico Curado.
No mesmo comunicado, o presidente da Telebras, Caio Bonilha, disse que “o satélite brasileiro permitirá a ampliação do acesso à internet a milhões de lares”.
O Parque Tecnológico, também por meio de nota, informou que “a chegada da Visiona constitui passo estratégico para a implantação e consolidação do Parque Tecnológico, que ora ingressa em sua fase de expansão, sempre em linha com o objetivo permanente de propiciar às empresas nele instaladas um ambiente sinérgico e estimulante para a geração de conhecimento, tecnologia e inovação”.
Já o secretário de Desenvolvimento Econômico, José de Mello Corrêa, salientou que é um privilégio de poucas cidades no mundo a construção de um satélite.
Localização
No Parque, a Visiona será empresa âncora do Centro de Desenvolvimento de Tecnologias Espaciais, ainda a ser construído. Num primeiro momento, a empresa poderá se instalar provisoriamente na atual estrutura do parque.

POR DENTRO
Parceria
nova empresa
Embraer e Telebras formalizaram ontem a criação da Visiona, empresa responsável pelo desenvolvimento do satélite geoestacionário
Composição
divisão
Visiona terá 51% da Embraer e 49% da Telebras
Satélite
estratégico
O satélite geoestacionário é considerado estratégico pelo governo. Estimado em R$ 750 milhões, será responsável por enviar imagens para monitoramento de fronteiras, condições climáticas e fornecerá internet banda larga
Lançamento
previsão
Expectativa é que satélite entre em órbita em 2014. Nas próximas semanas, a Visiona, que se instalará no Parque Tecnológico de São José, deve anunciar o seu cronograma de atividades
Fabricante tem novo executivo financeiro
A Embraer anunciou ontem a nomeação de José Antonio Filippo como novo vice-presidente Executivo Financeiro e Relações com Investidores. Filippo, com passagens pelo Grupo Pão de Açúcar, CPFL, entre outros, assume o cargo a partir de 4 de junho. A vice-presidência da área de finanças era ocupada por Paulo Penido, que deixou o cargo por motivos pessoais em abril.
Jatos executivos são tema de conferência
Desde ontem a Embraer realizará sua conferência de operadores de jatos executivos para clientes da Europa, Oriente Médio e África em Paris, França. Essa é a oitava edição do evento, que cobrirá as mais recentes atualizações técnicas, de manutenção e de operações de voo das famílias Legacy e Phenom. O evento, com realização de workshops, termina amanhã.

Fonte:O Vale segurança nacional blog

China lança satélite para estudar recursos da Terra e evitar desastres


Efe
A China lançou nesta terça-feira, 29, seu satélite de detecção remota "Yaogan XV", desde seu Centro de Lançamento de Satélites de Taiyuan, na província de Shanxi, ao norte da China, para realizar experimentos científicos, informou a agência oficial de notícias "Xinhua".O satélite foi lançado às 15h31 locais (4h31 de Brasília) a bordo do transportador Gran Marcha 4B e alguns de seus objetivos são estudar os recursos da Terra, analisar o rendimento dos cultivos e reduzir os desastres naturais e prevení-los, segundo a agência.
Com o "Yaogan XV" também foi posto em órbita o satélite "Tiantuo I" para a recepção de dados do Sistema de Identificação Automática de navios, a captação de imagens ópticas e a coleta de informação sobre experimentos de exploração espacial.
segurança nacional blog