SEGURANÇA NACIONAL SNB BRASIL

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Quinta Frota dos EUA diz que não permitirá bloqueio em Ormuz


REUTERS
A Quinta Frota dos Estados Unidos afirmou nesta quarta-feira que não permitirá nenhuma interrupção do tráfego no estreito de Ormuz, depois que o Irã ameaçou impedir os navios de passarem pela estratégica rota de escoamento de petróleo.
"O livre fluxo de mercadorias e serviços pelo estreito é vital para a prosperidade regional e global", disse um porta-voz da frota, baseada no Barein, em resposta por escrito perguntas da Reuters sobre a possibilidade de o Irã fechar a passagem.
"Quem quer que ameace prejudicar a liberdade de navegação em um estreito internacional está claramente fora da comunidade de nações. Nenhuma interrupção será tolerada", disse o porta-voz.
Indagado sobre se estava adotando alguma medida específica em resposta à ameaça de fechamento do estreito, o assessor respondeu que a frota "mantém uma presença robusta na região para deter ou conter atividades desestabilizadoras", e não deu mais detalhes.
A declaração do porta-voz da frota é uma resposta a declarações recentes de autoridades iranianas. Nesta quarta-feira, o mais alto comandante naval do Irã afirmou que bloquear o estreito de Ormuz, no Golfo, a petroleiros seria "mais fácil que beber um copo de água" para o Irã, se o país considerar a ação necessária, aumentando assim os temores sobre a mais importante rota de passagem do produto no mundo.
"Fechar o estreito de Ormuz é realmente muito fácil para as Forças Armadas do Irã... ou, como os iranianos dizem, será mais fácil que beber um copo de água", disse Habibollah Sayyari à emissora iraniana de língua inglesa Press TV.
"Mas, neste momento, não precisamos fechá-lo, já que temos o Mar de Omã sob controle, e podemos controlar o trânsito", disse Sayyari, que está no comando de dez dias de manobras militares iranianas em Ormuz.
(Reportagem de Humeyra Pamuk e Andrew Hammond) fonte Estadão

França pede que Irã respeite navegação em Ormuz


GABRIEL BUENO - Agência Estado
PARIS - O governo da França pediu nesta quarta-feira, 28, que o Irã respeite a liberdade de navegação em águas internacionais e estreitos, após Teerã ameaçar fechar uma vital via de transporte de petróleo em resposta a possíveis novas sanções contra o país da Europa e dos EUA.Questionado sobre a ameaça do Irã de fechar o Estreito de Ormuz, um porta-voz da chancelaria francesa reiterou que "o Estreito de Ormuz é internacional. Portanto, todos os navios têm o direito de transitar, em conformidade com a convenção das Nações Unidas sobre leis no mar".
Na terça-feira, o vice-presidente iraniano, Mohammad Reza Rahimi, advertiu que "nem uma gota de petróleo passará pelo Estreito de Ormuz", caso o Ocidente amplie as sanções contra o Irã por causa de seu programa nuclear. Potências lideradas pelos EUA afirmam que Teerã busca secretamente armas nucleares, mas o governo iraniano diz ter apenas fins pacíficos, como a produção de energia.
Pelo Estreito de Ormuz passa cerca de 40% do petróleo transportado no mundo, que sai da região do Golfo Pérsico - de países exportadores como Bahrein, Kuwait, Catar, Arábia Saudita e Emirados Árabes - para o Oceano Índico.
As informações são da Dow Jones.