SEGURANÇA NACIONAL SNB BRASIL

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Brasil tem espécie de BOPE da internet Para general do Exército e chefe de segurança da informação da Presidência, País está preparado para lidar com eventos cibernéticos


Com 2,1 mil tentativas de ataques por dia o governo federal precisa realmente se proteger contra crimes cibernéticos. Aos que pensam que nada tem acontecido, um aviso direto vem do diretor do Departamento de Segurança da Informação e Comunicações do Gabinete da Presidência da República Raphael Mandarino Junior: “O departamento existe há seis anos e temos uma espécie de BOPE da internet”, relata.

Ao participar do III Congresso de Crimes Eletrônicos, promovido pela Fecomércio, em São Paulo, Mandarino lembrou que essas tentativas de ataque geralmente buscam acesso as informações sensíveis. Em todo o País, são centenas de equipes que cuidam dos procedimentos mais simples e, quando o quadro é mais grave, o comando de Brasília assume o trabalho. “Temos laboratórios e organizamos 200 virus por mês ainda não filtrados por antivirus. Temos milhares de famílias de vírus e aprendemos como eles funcionam. Assim, se algum dia o Brasil precisar usar tecnologia ou como defesa ativa, saberemos nos posicionar.”

O diretor brinca dizendo que questionam se o Brasil tem um time de ciberguerreiros, mas ele responde, em tom mais sóbrio, mostrando que o País tem investido neste assunto. “Temos gente muito bem treinada, cursos específicos, gente estudando mundo afora para fazer frente a isso. Somos muito convidados para participar das grandes iniciativas de cibercrime. Temos acordo com Rússia para proteção mútua do espaço cibernético, estamos bem posicionados. Não sei se sabemos fazer, mas as pessoas nos respeitam”, frisa.
Defesa em dia
Se por um lado o Gabinete da Presidência tem área exclusivamente dedicada ao ciberespaço, no Exército isso vem em formação há pouco mais de um ano, mostrando que, realmente, o País tem se preocupado com o crescimento no volume e com a sofisticação dos ataques via internet. À frente do Centro de Defesa Cibernética do Exército Brasileiro (CDCIBER) está o general José Carlos dos Santos. Ele explica que esse departamento foi criado por orientação do Ministério da Defesa que entendeu que a instituição deveria centralizar a estratégia de defesa do ciberespaço de Exército, Marinha e Aeronáutica.

Para o general, essa iniciativa colocou o assunto segurança nacional em debate novamente na sociedade e, mais que isso, incluiu o setor cibernético no mesmo patamar de importância que as demais áreas de atuação das forças armadas. “Criamos o centro em agosto do ano passado e, desde então, 20 militares trabalham na formulação de projetos estruturantes do setor e os trabalhos estão caminhando de forma até melhor do que imaginávamos e com muita parceria”, comenta.

Embora saiba que tenha muito a aprender e evoluir, sobretudo na criação de uma doutrina, assim como Mandarino, o general acredita que o País esteja num patamar adequado quando comparado com outras nações. “Já não precisamos de um 11 de setembro para causar catástrofe. Um ataque bem coordenado, feito por uma potência, pode causar danos superiores aos de 11 de setembro, por isso, muitos países estão tomando ações similares as do Brasil. Estamos como os demais, mas buscando uma doutrina para este assunto.”

P3AM - Incorporação Fotos e Video


“Hoje o Brasil recebe um legado que garantirá a hegemonia brasileira nas águas do Atlântico Sul sob nossa jurisdição”. Com essas palavras o Comandante da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro do Ar Juniti Saito, saudou a incorporação do P-3 AM Orion à frota de aeronaves da Força Aérea Brasileira. A cerimônia de apresentação oficial da aeronave contou com a presença do Ministro da Defesa, embaixador Celso Amorim, nesta sexta-feira, 30 de setembro na Base Aérea de Salvador (BASV). “O P-3AM inicia suas operações como um dos vetores aéreos mais modernos da atualidade colocando o Brasil mais uma vez na primeira linha da Aviação de Patrulha” disse Saito.
Durante a cerimônia a aeronave foi batizada pelo Comandante da Aeronáutica e pelo Ministro da Defesa, que aproveitou a ocasião para conhecer todos os aspectos sobre a missão da aeronave e o simulador de operações.
Os P-3AM da FAB vão operar no 1º Esquadrão do 7º Grupo de Aviação (1º/7º GAv), Esquadrão Orungan na Base Aérea de Salvador. “A simples presença dessas aeronaves prontas para atuar já é um fator de dissuasão considerável, porque qualquer força naval sabe que seus submarinos têm uma ameaça que pode caçá-los e destruí-los”, explica o Brigadeiro do Ar José Alberto de Mattos, Comandante da II Força Aérea, que congrega a Aviação de Patrulha e de Helicópteros da FAB.

Argentina -Defensa avanza en la creación de un lanzador satelital



Fonte Casa Rosada 13 Outubro 2011 O ministro sublinhou que "a Argentina tem grandes esperanças para o desenvolvimento espacial", e salientou "a necessidade vital de construir suas próprias capacidades de acesso ao espaço." "O objectivo deste acordo é oferecer aos da Marinha CONEA a possibilidade de ter um local adequado para desenvolver o projeto de construção de um lançador de satélites ", disse Puricelli. Ele disse que é "um passo mais perto da Argentina tem seus próprios satélites e não ser no futuro que exigem dos seus serviços para outros países. " Puricelli presidiu à assinatura do contrato de concessão entre a Marinha ea CONAE, que dá parcialmente a Força o uso de Hangar No. 7 da Air Naval Punta Indio (BAPI), localizado no Veronica cidade, província de Buenos Aires. A assinatura teve lugar no Salão Libertador Belgrano Building, entre o chefe da Marinha, Jorge Godoy, eo diretor executivo da CONAE, Conrado Varotto. Godoy disse: "Este acordo significa uma esforço conjunto que serve as duas instituições, "e disse que" também contribuem para o aumento da atividade na base, e, assim, ajudar a comunidade como um todo Veronica. " No acordo, a Marinha dá a Conae o por cento Prêmio 75 de Hangar No. 7 da Base de Dados de Punta Indio para que você possa "fazer a integração, verificação e teste de veículos experimentais e várias estruturas que fazem parte do Projeto Programa de Veículos Iscul, estabelecidos no Plano Espaço nacional ", relatou Defesa em um comunicado. O acordo fixa um prazo de "validade de dois anos, renovável por igual período em caso de acordo entre as partes." Enquanto isso, o diretor da Conae agradeceu "o apoio de todo o sistema de defesa para o desenvolvimento do espaço que nos permite, neste caso, aproveitando-se de desenvolver uma infra-estrutura lançador de satélites existentes. " "Estamos trabalhando em um novo sistema de satélite que nos permitirá resolver os problemas que levam anos para apenas algumas semanas, levando a uma Argentina ter o melhor nível tecnológico ", concluiu Varotto. também participaram da cerimônia o ministro de Estratégia e Assuntos Militares, Alfredo Forti, eo Office-Geral do receptor, Rest Daniel.


 
Nota do Ministério da Defesa Argentina julho 17, 2011

Destaque o desenvolvimento Puricelli Gradicom II foguete foi lançado com sucesso nesta segunda-feira 11 de Julho às 15,28

O ministro da Defesa, Arturo Puricelli, salientou que o desenvolvimento de foguetes GRADICOM II faz parte da decisão do governo nacional para intensificar capacidades científicas e tecnológicas para a Defesa. Ela foi feita inteiramente por especialistas da Argentina, do Ministério da Defesa
 
O foguete GRADICOM II foi conduzido inteiramente por especialistas da Argentina, do Ministério da Defesa por meio do Instituto de Investigação Científica e Tecnológica de Defesa (CITEDEF), e lançou com sucesso nesta segunda-feira 11 de Julho às 15,28 do Centro de Testagem e Lançamento automotoras projéteis base aérea militar Chamical, na província de La Rioja. "O resultado foi realmente de acordo com o que foi planejado por pessoas CITEDEF e da Força Aérea", disse o ministro. "O II GRADICOM é o primeiro nossa história que este sistema é lançado com dois estágios de foguetes e passou a barreira dos 100 km de altitude e 120 km de distância ", disse Puricelli. O vetor de 933 kg de rampa e 7.686 milímetros de comprimento totalmente testado sua segunda versão do motor de combustível sólido, que se destinava a desenvolver um protótipo com 120 segundos de vôo no espaço exterior e sistemas de experiência de foguetes e subsistemas para uso militar e civil. O projeto envolveu cerca de 70 cientistas e engenheiros argentinos que projetou, entre outras coisas, chassi, combustível, telemetria eletrônica e foguetes. Em desenvolvimento, ao lado CITEDEF participou Centro de Pesquisas Aplicadas do Instituto de Aeronáutica e da Força Aérea. "O vetor tem dois campos iniciais de ação claro: Uma delas é a possibilidade de utilizar essa experiência para solicitar o acesso ao espaço, se assim for decidido pela Comissão Nacional de Atividades Espaciais (CONAE) e, por outro lado, pode ser usado para desenvolver mísseis de médio alcance ", disse o ministro. Os dois tipos de vetores são fundamentalmente diferentes por causa da possibilidade de ser levado para o pós-lançamento. Os Rockets são veículos utilizados para o caminho livre de artilharia ou como suportes de sondas científicas para os estudos da atmosfera superior. Nosso país adere ao Regime de Controle de Tecnologia de Mísseis (MTCR), um tratado pelo qual os sistemas de mísseis não devem desenvolver para além do alcance médio, ou seja, a barreira dos 300 km."Isso é algo que a Argentina está determinado a honrar e respeitar", disse o ministro da Defesa.Após 25 anos de inatividade no desenvolvimento de vetores, o CITEDEF retomada em 2009, impulsionado pelo Governo da presidente Cristina Fernandez de Kirchner, programa de foguetes com o lançamento do GRADICOM PCX, um único motor de foguete em Serrezuela campo de tiro, na província de Córdoba. Neste contexto a política de defesa nacional também quedas, entre outras realizações, a assinatura do contrato para a prestação de seis radares primários de controle do espaço aéreo, a recuperação em 2009 da Argentina Fábrica de Aeronaves (FADE), que tem conquistas importantes, como a fabricação de peças do novo avião de transporte desenvolvido pela Embraer e aeronaves novo motor que é Pampa argentino em fase de ensaios em vôo. Além disso, no Complexo Industrial Naval Argentina (CINAR), a turnê meia-vida do submarino San Juan (a primeira vez que você executa no nosso país) e construção de barcaças para a PDVSA, mas a recuperação completa do quebra-gelo Almirante Irizar.

Jogo da Nasa coloca internautas no comando


    A National Aeronautics and Space Administration (NASA) Space Communications e Navegação Program (SCAN) é responsável pelo fornecimento e serviços de comunicações de navegação para missões espaciais de vôo localizados em todo o sistema solar. Astronautas, controladores da missão, e os cientistas dependem da transmissão confiável de informações entre a Terra e naves espaciais em órbita terrestre baixa (LEO) ou espaço profundo.
    Como um novo gerenciador de rede, seu trabalho será o de construir e atualizar uma rede de comunicações complexas, a fim de apoiar as missões científicas.
    Objetivos
    • Construir a Rede próximas da Terra. Habilitar a comunicação periódica com os satélites em órbita baixa da Terra.
    • Construir o Network Space Implantar uma constelação de satélites de retransmissão geosynchronous para apoiar missões LEO que exigem uma cobertura contínua.
    • Construir a Deep Space Network. missões de apoio espaçonave interplanetária com antenas poderosas.
    • Gerenciar e melhorar as suas redes Gerencie seu uso da rede, lidar com desastres, e upgrades de pesquisa para melhorar as capacidades de suas redes ".
    • Missões de apoio da NASA. avanço suas redes para destravar missões especiais da NASA que mostram as redes em ação.
    Jogar o Jogo!
    Você pode jogar o jogo no navegador, ou fazer o download para as plataformas Windows e Mac.
    Para jogar o jogo em seu navegador, clique no link abaixo ou clique no botão na parte superior da página. Se você está tentando o jogo pela primeira vez, você verá um link para baixar e instalar o plug-in necessário para o seu navegador. Seja paciente, pode demorar um minuto ou dois. Uma vez que o plug-in é instalado, você está pronto para se tornar um gerente de rede!
    Para baixar uma versão stand-alone do software, clique no link apropriado baixar à direita. No Windows, basta descompactar o download e clique duas vezes no instalador resultante para instalar o jogo. No OS X, dê um duplo clique no arquivo zip baixado para desarquivá-lo, então dê um duplo clique no aplicativo resultante para jogar o jogo.
    Em alternativa, há uma descrição de texto do jogo.
    Gostaria de criar o seu próprio video game? Visitehttp://www.nasa.gov/multimedia/3d_resources/ para download gratuito a partir de modelos 3D NASA.

A Rússia está em dificuldades para completar o desenvolvimento do seu novo sistema anti-aéreo S-500


http://en.rian.ru/images/15979/49/159794990.jpg
A Rússia está em dificuldades para completar o desenvolvimento do seu novo sistema anti-aéreo S-500. Os prazos estão já com um atraso de dois anos e os primeiros protótipos só serão testados em 2015 sendo os primeiros S-500 entregues às forças armadas russas apenas em 2017, e isto se não ocorrerem mais atrasos…
O S-500 deverá ter um alcance de 600 km sendo capaz de atacar em simultâneo até dez alvos. Em relação ao S-400 será também mais eficiente contra mísseis balísticos e de cruzeiro, como aqueles usados pelo Irão e pelos EUA.

Marinha recebe amanhã o primeiro míssil modernizado


Negócio envolve a troca do sistema de propulsão, que, com quase 30 anos, teve a vida útil esgotada

A Avibras, uma das maiores fabricantes de material bélico do país, entregará à Marinha, amanhã, o primeiro dos mísseis Exocet remotorizados em parceria com a também brasileira Mectron, que fabrica mísseis. O negócio, cujos valores não são revelados devido a um termo de confidencialidade, envolve a troca do sistema de propulsão que, com quase 30 anos, teve a vida útil esgotada. Presidente da Avibras, Sami Youssef Hassuani revela que a reforma não só resulta na troca de dois terços dos mísseis, como também assegura praticamente uma década a mais de uso deles, que tiveram bastante destaque na Guerra das Malvinas, em 1982.

Em meio a um processo de reestruturação que poderá resultar na entrada de novos sócios privados na empresa, a Avibras se prepara para entrar no projeto FX — de renovação de frota dos caças —, a partir de 2012, independentemente do fornecedor escolhido pelo governo. Além da francesa Dassault, que oferece o caça Rafale, disputam a americana Boeing, com o F-18 Super Hornett, e a sueca Saab, com o modelo Gripen. Caberá à Avibras, segundo Hassuani, desenvolver o sistema de armas do futuro caça.

Com relação aos Exocet,Hassuani confirma que amanhã será entregue o cabeça de série da encomenda, cujo contrato envolve todos os mísseis deste modelo ainda hoje disponíveis no país. O executivo não confirma, no entanto, o número de unidades contempladas, por se tratar de informação confidencial da Marinha. Somente depois de um período de 12 meses, para os testes da própria Marinha, é que a empresa dará seguimento à remotorização das demais unidades.
“Nós investimos uma média de 10% a 15% de nosso faturamento em pesquisa e desenvolvimento (P&D), uma vez que nosso negócio depende diretamente de tecnologia”, revelou Hassuani ao Brasil Econômico, ao exaltar o bom momento vivido novamente pela indústria de defesa do país, com a retomada do reaparelhamento das Forças Armadas.“No ano passado, faturamos R$ 220 milhões, e o nosso investimento em P&D gira em torno de R$ 30 milhões.” Quanto ao FX, o presidente da Avibras ressalta a vantagem do tipo de acordo previsto com a empresa vencedora. Em vez de transferência de tecnologia, revela o executivo, haverá abertura de cooperação tecnológica para a Avibras.