SEGURANÇA NACIONAL SNB BRASIL

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Instalação do Motor Scramjet no Túnel de Choque Hipersônico T3

No início de maio de 2011, um dos módulos do motor “scramjet” (primeiro a ser desenvolvido no Brasil, medindo cerca de 1,0 m de comprimento), Fig. 1, está em fase de instalação na seção de teste do Túnel de Choque Hipersônico T3, o qual possibilita simular as condições de pressão e temperatura, assim como, a velocidade correspondente ao vôo real do Veículo Hipersônico Aeroespacial 14-X.


Atualmente, estão sendo instalados a instrumentação e os equipamentos que irão compor o módulo do motor “scramjet” para ensaio em túnel de choque hipersônico, tais como: suporte de fixação, transdutores de pressão, janelas de visualização, tanque de combustível (gás hidrogênio), cabeamento e ignitor.




O ignitor (tocha de plasma em desenvolvimento pela empresa turbotronics) possibilitará a manutenção da combustão do combustível com o Oxigênio, no motor “scramjet”, seja nos ensaios como durante o vôo atmosférico.

A imagem abaixo, Fig. 2, mostra a injeção de gás (argônio) através da tubeira do ignitor, que está instalado dentro da seção de teste do Túnel de Choque Hipersônico T3, para ensaios preliminares.